Opniao dos mais experientes

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Opniao dos mais experientes

Mensagempor icaro51 » 13 Jul 2007 07:39

Oi outra vez pessoal,
Acabei de rotear (a mao como sugerido) a minha primeira placa no eagle (e uma das primeiras que eu faco tambem) estou postando uma imagem do board e gostaria de contar com as criticas e sujestoes de voces, porque nao sei se estou exagerando no tamanho das trilhas ou mesmo se estou fazendo legal as ligacoes.
Desde ja agradeco,
Icaro

PS. nao tenha do de descer a lenha :-)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
icaro51
Byte

Re: Opniao dos mais experientes

Mensagempor andre_luis » 13 Jul 2007 08:25

Só vi uma placa, mas :

1) tem algo de estranho no pino 11 do pic.

2) Voce não pode passar trilha embaixo do cristal. E ainda assim, seria prudente criar uma área abaixo do cristal - abrindo máscara - para aterrá-lo.

3) Também achei a furação das vias muito pequena ( se é que realmente haja algum furo lá ).

4) A espessura das trilhas estão bastante folgadas. Nao precisava de tanto para os sinais; Talvez só precisasse para a alimentação e cristal.

+++
Editado pela última vez por andre_luis em 13 Jul 2007 08:28, em um total de 1 vez.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor RAWeigel » 13 Jul 2007 08:26

Olá Icaro,

Não sou profissional no assunto, mas achei a placa muito boa para ser o seu primeiro projeto.
Porém...
Evite fazer angulos de 90 nas curvas. O EAGLE tem um comando que faz isso para você.
Realmente algumas trilhas estão mais largas que o necessário. O único problema que vejo nisso é se sua placa não tiver mascara de solda, neste caso a solda irá se espalhar "trilha a dentro" se você não tomar cuidado. Vi também que algumas trilhas avançam sobre a ilha, como nos pinos 9 e 10 do MAX. Apesar de neste caso não ter proplema, é um item que deve ser evitado.
Acredito que com um pouco mais de empenho e paciência, esta placa poderia ser de face simples, com talvez uns poucos jumpers.

Parabéns pelo trabalho.

Para servir de incentivo no roteamento manual, veja uma antiga placa minha, de Face simples e Jumperless, de um destes ICD2 que encontramos na Internet.

Imagem
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor rocknroll » 16 Jul 2007 07:33

Concordo com as observações feitas até agora. Só atento para mais um detalhe, que é a falta dos capacitores de desacoplamento.

As trilhas de entrada do trafo, vc tem que tomar cuidado. O ideal é que trilhas onde circulem 110 ou 220V tem que ter uma isolação uma para outra e delas para o circuito de pelo menos 5mm.

Outra dica é com relação a serigrafia dos componentes, evite rotacionalas, sempre que possível deixe-as na mesma posição. Só em casos resalmente necessários é que eu aconselho o rotacionamento. Vamos adotar que o lado maior seja a referencia, então colocaria todas as serigrafias na horizontal, só se fosse realmente necessário as colocaria na vertical.

Eu achei os pads muito pequenos para os capacitores e outros componentes. Costuma-se fazer uma relação onde o pad deve ter de 1,7 a 2 vezes maior que o furo. Isso garante uma boa fixação mecanica dos componentes e menor risco de levantamento de trilha. Considerando que existem tolerâncias na centralização do furo nos pads no momento da fabricação, pode ser que vc tenha problemas.

PS: Quando voce for colocar os capacitores de desacoplamento, não se esqueça que a trilha de alimentação (positivo) deve passar primeiro pelo pino do capacitor e depois ir para o pino do circuito integrado. E deve morrer no pino do circuito integrado, nunca deve-se alimentar outras partes do circuito de trilhas provenientes de alimentações de CI. Se vc precisar de alimentação próxima ao pino do CI com a mesma trilha, puxe a nova trilha antes do capacitor, e não se preocupe pois a trilha é ativa e isso não causará mais ruido. Desta forma vc tem um desacoplamento mais eficiente.

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )