Angulo de 30graus no PCB (P-CAD).

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Angulo de 30graus no PCB (P-CAD).

Mensagempor osama_uel » 14 Fev 2008 13:50

Ola,

Estou desenvolvendo uma placa com formato hexagonal e encontro grande dificuldade em rotear a placa utilizando apenas 45 e 90graus. Acabo perdendo muito espaço util na placa por esse motivo e os angulos nunca ficam bons. Tenho conectores nas laterais acompanhando o hexagono.
Alguem saberia como posso utilizar angulos de 30graus no PCB (P-CAD)?

Obrigado!
osama_uel

Mensagempor EDSONCAN » 14 Fev 2008 14:38

Ajusta o angulo de rotação para 30
Seleciona o componente
SHIFT+R
EDSONCAN
Word

Mensagempor osama_uel » 14 Fev 2008 14:42

Oi,

Obrigado EDSONCAN pela resposta, mas os componentes estao fixados pois possuem lugares especificos. Desse modo estou rodando a placa inteira e os angulos nas trilhas nunca ficam muito bons.
A duvida seria como posso mudar o angulo da trilha para multiplos de 30graus.

Obrigado!
osama_uel

Mensagempor Fandango » 01 Mar 2008 15:14

Não sei se é possível fazer isso com o ângulo das trilhas. Eu tentei, mas não achei como fazê-lo. A opção tupiniquim é mesmo usar "Ortho=Any" com um grid favorável aos 30 graus. É um pé nos bagos, mas pelo menos vai conseguir.
Estou ligado nas próximas respostas... se alguém souber como fazer, eu também agradecerei a dica.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor joao.atibaia » 13 Jun 2008 13:43

Fandango, acho que a sugestão do EDSONCAN foi de você colocar um componente qualquer em 30º e usar apenas como referência de inclinação.
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor osama_uel » 13 Jun 2008 14:44

joao.atibaia escreveu:Fandango, acho que a sugestão do EDSONCAN foi de você colocar um componente qualquer em 30º e usar apenas como referência de inclinação.

Sim... isso ajudaria... mas continua sendo uma "gambiarra"... :wink:
osama_uel

Mensagempor leoabubauru » 16 Jun 2008 13:46

Osama:

É preciso ficar bem esperto com ângulos em layouts. O fato de a ferramenta não permitir isso tem motivo. Ângulos de 90º produzem/são susceptiveis a interferência eletromagnética. Em altas frequências, portanto, isso fica bem crítico. Por isso "quebra-se" uma curva num ângulo de 45º seguindo uma regrinha (que não me recordo agora) que relaciona a largura de triha com o comprimento mínimo do desvio em 45º.

Dê uma procurada na net em apostilas / e-books sobre EMC e você encontrará os motivos pelos quais a maioria (senão todas) das ferramentas permitem apenas ângulos de 45º e 90º.

Abraços

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )