Altium 6.0 x Protel 99SE

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Altium 6.0 x Protel 99SE

Mensagempor guest2003 » 07 Nov 2006 15:56

Alguem por aqui conhece estes dois softwares !?!?

Sou usuario ha um bom tempo do 99SE... será que vale a pena mudar para o Altium 6.0 ?!?!?

Pra quem conhece ambos gostaria de saber se o Altium apresenta muitas vantagens... e se o roteador é bom.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Re: Altium 6.0 x Protel 99SE

Mensagempor andre_luis » 07 Nov 2006 16:00

Também uso o 99, e também tenho curiosidade em saber qual a vantagem que faria valer a pena o sacrifício dessa mudança...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Ander_sil » 08 Nov 2006 09:34

Olá André e Guest,

Eu conheço os dois e posso afirmar que o Altium6 é bem superior, mas vai depender do que voçe deseja do software, pois o custo do Altium é
salgado e a máquina para roda-lo tem que ser boa.

Algumas diferenças do Altium:

O projeto não é mais no formato .ddb, agora ele usa o explore, o arquivo
do projeto serve como link dos arquivos.
Ele organiza melhor os arquivos gerados no projeto, cria pastas dentro da pasta raiz do projeto.
O roteador foi melhorado, novas funções foram incluidas, principalmente
em relação aos BGAs.
O Altium6 agora se transformou em uma ferramenta completa para quem
trabalha com FPGA, voçe cria o projeto PCB(esquemas), e cria o projeto da FPGA, podendo editar, compilar e gravar seus programas em VHDL, C, ASM, etc..
Possui muitos exemplos e bibliotecas prontas tanto para pcb quanto blocos para FPGA, por exemplo, tem alguns processadores como
PIC16C, 8051, 8052, Z80, ARM7 prontos para serem usados em FPGA.
As interfaces do software ficou mais amigavel e facil de trabalhar, por exemplo, quando voçe clica sobre uma trilha no pcb e a placa é multi-layer, ele abre as opções com as imagens dos componentes.
Uma coisa eu posso afirmar, os erros de projeto diminuiram muito, pois o software te ajuda bastante.

Enfim as vantagens são muitas, mas depende do que voçe vai tirar dele, como ja falei o custo é alto.

Podem dar uma olhada nesses videos, e conhecerem um pouco as vantagens.

http://www.altium.com/Evaluate/DEMOcent ... roverview/

tem muita coisa.

até+

Anderson
Ander_sil
Byte

Mensagempor andre_luis » 08 Nov 2006 09:50

Pessoal,

Aproveitando o 'gancho', já que o assunto foi abordado : Voces costumam utilizar o auto-route desses CAD's ?

Pergunto isso porque já tive contato com um software profissional, baseado em neuro-inteligencia, que tinha a função de somente routear e mesmo assim, ele fazia algumas coisas 'estranhas'.

Na minha opinião, somente em situações muito especiais, onde não hajam bobinas, inversores, clocks distribuidos, etc... é que poderiamos deixar o roteamento a cargo do automático.

Eu confio muito mais quando eu realizo o roteamento do que quando tenho que corrigir os 'erros' do roteador.

Qual a opinião de voces ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rocknroll » 08 Nov 2006 10:25

Eu uso o Protel desde sua versão DOS. Venho acompanhando sua evolução e para mim a versão 99SE é uma das melhores. Claro que a tendencia é evoluir, o Situs que é o roteador do Protel DXP ao Altium Designer é muito melhor que o do Protel 99SE.

Essas ferramentas de FPGA só são interessantes quando se trabalha com isso, caso contrário só ocupam espaço. Na instalação do Altium Desinger não existe opções para componentes a serem instalados.

Um detalhe que acho interessando na versão DXP e atuais é com relação a documentação gerada. A qualidade de arquivos de saída é indiscutivelmente melhor.

Mas como disse o Ander, a exigencia de hardware (computador) é grande. Não sei quanto custa a licensa do Altium Designer 6, mas quando cotei para o DXP estava em U$10,000!!!! Pois é...

Eu particulamente creio que não uso metade do que o Altium Designer 6 oferece, eu o uso por pura frescura, tendo em vista que o 99SE atenderia tranquilamente meus projetos. Oq mata no Altium Designer 6 é a quantidade de Updates que já lançaram. Hoje ele está na versão 6.5 e devido ao método de instalação dos updates, já ocupa cerca de 6Gb de HD contra 1.8Gb da versão inicial 6.0.

Quanto a pergunta do andre_teprom, eu evito usar o roteamento automatico pois nenhum é perfeito. Nada substitui as otimizações e conhecimento do ser humano. Somente uma vez, brincando, foi que eu configurei mais de 80 regras no Protel DXP e mandei ele rotear automaticamente. Conclui que se vc souber configurar as regras de forma bem detalhada a qualidade final do roteamento automatico é impressionante.

Para fazer uma conclusão.... Tirando o espaço em HD, o hardware (computador) e as ferramentas de FPGA que eu não uso, ele é um grande software, e considerando que infelizmente o PCAD foi descontinuado, terei que me acostumar com ele. A qualidade final dos projetos impressiona e com certeza a produtividade é maior. Ferramentas como Camtastic e Situs, são grandes auxiliares a elaboração do projeto. Já me empolguei a ponto de criar bibliotecas em 3D para ter uma visão geral da PCB e ficou bem legal.

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor guest2003 » 08 Nov 2006 12:02

Ander_sil escreveu:Olá André e Guest,

O projeto não é mais no formato .ddb, agora ele usa o explore, o arquivo
do projeto serve como link dos arquivos.
Ele organiza melhor os arquivos gerados no projeto, cria pastas dentro da pasta raiz do projeto.

até+

Anderson

Obrigado pelas informações Anderson, mas só pra constar e pra quem usa o 99SE saber, eu não uso o metodo de DDB não... uso o metodo Windows File System (vc escolhe no momento da criação do projeto) com isso ele funciona do mesmo modo que voce descreveu acima... ou seja, com pastas e arquivos todos separados.

[]'s

PS.: Todo mundo fala mal dos autorouter... mas eu não vivo sem... time is money :) !! (ajusto umas 5 ou 6 regras... mando rotear e depois dou uma revisada, fica joia)
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor andre_luis » 08 Nov 2006 13:30

rocknroll, como sempre, suas considerações são bastante instrutivas...

Muito obrigado.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Ander_sil » 08 Nov 2006 14:04

Em relação ao auto-router eu utilizo muito pouco, como as placas que faço normalmente são densas e com alguns pontos criticos, prefiro fazer manualmente, pois a perspectiva futura do ser humano é melhor do que esses roteadores, ou seja, o software não é "engenheiro" ele só tenta ligar os pontos, mas se voçe definir bem as regras o resultado é bom.
Sinceramente para quem só desenha esquema elétrico e faz pcb, o 99SE
está de bom tamanho pagar R$25.000,00 no Altium6 eu acho loucura.

até+

Anderson
Ander_sil
Byte

Mensagempor rocknroll » 08 Nov 2006 20:31

R$25.000,00, Ander???!!!!!

Meu esses caras não tem muita noção. Agora com o fim do PCAD, ou eles abaixam este preço ou sem chance de vender o Altium Designer 6 para layoutistas. No final irão limitar muito o mercado de venda e será um fiasco....

Tenho contato com varias empresas onde ajudo alguns layoutistas e o que mais vejo é gente saindo do Protel para softwares como o OrCad. Não pq o OrCad seja bom (particulamente eu não gosto, apesar de trabalhar com ele no dia a dia por obrigação), mas sim pelo preço. Não sei dizer quanto está hoje a licença para o OrCad, mas R$25000, haja viu!!!

Eu reclamo muito do fim do PCAD pois foi primeiro software e sabe como é a primeira vez a gente nunca esquece... ahahah

Deixando a brincadeira de lado, acho o PCAD um dos melhores software do ramo. É poderoso, leve e não exige muita maquina. Quer dizer ele é ótimo.

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor pbernardi » 09 Nov 2006 07:51

A verdade Rocknroll é que em outros países, onde se investe pesado em desenvolvimento, eles podem comprar software com esse preço. Aqui no Brasil esse é um preço irreal, mas eles estão pouco se F** para o brasil e outros países em desenvolvimento, já que o grosso da receita não vem daqui.

Ou seja, o brasileiro opta por usar ferramentas free ou ilegais.

Depois perguntam porquê somos criativos. Brasileiro so leva... :evil:
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor rocknroll » 09 Nov 2006 08:50

Infelizmente, oq se ve no Brasil é o número cada vez menor de engenharias de desenvolvimento. Eu vejo muito empresas que querem fabricar determinado produto, enconmenda-lo para empresas de fora e somente vende-los aqui.

Isso se dá por vários fatores....

Quanto ao que vc falou sobre o Brasil, eu discordo. Hoje em dia se uma empresa quer ser competitiva globalmente, eles tem que lidar com o preço praticado pelo mercado internacional. Quer dizer, eles tem que investir tanto quanto os caras das outras empresas. Eu especifiquei o publico layoutsta pois o Protel conforme foi evoluindo, foi mudando tambem seu publico alvo. Antigamente ele era um software que assim como o PCAD, Tango, ACCEL, era para elaboração de esquemas elétricos e layouts. Hoje se tornou uma ferramenta mais voltada a desenvolvimento de sistemas como FPGA. Tanto que é isso que eles baseiam suas publicidades.

Se vc parar para analisar o produto de uma forma geral, teria que considerar suas ferramentas e pesquisa-las em separado no mercado. Provavelmente este preço que cobram não está muito alem do que o mercado cobra por ferramentas que façam a mesma tarefa. É que para o pobre layoutsta cuja a sua atividade se limita a esquemas elétricos e layout, este preço fica realmente impraticável, inviabilizando uma possivel ferramenta de trabalho, que apesar de ser muito boa, fica monetareamente inviável. Tem que analisar tambem este publico alvo da empresa (Altium) afinal se eles querem somente os peixes grandes, os pequenos tem que se contentar somente o cheiro.... rs

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor andre_luis » 09 Nov 2006 10:04

Realmente, como voce disse, pelo menos o Protel - que é o que eu coneço, praticamente se tornou uma ferramenta de Engenharia, e não apenas de Design. Talvez por isso o custo tenha se elevado tanto...

Hoje em dia se ve muito mais engenheiros desenhando do que na época do Tango.

+++
Editado pela última vez por andre_luis em 09 Nov 2006 12:02, em um total de 1 vez.
andre_luis
Dword

Mensagempor Ander_sil » 09 Nov 2006 10:36

Concordo com rocknroll, a Altium investiu pesado no software o transformando numa ferramenta de desenvolvimento, ou seja, seu publico agora são os engenheiros que projetam simulam etc..
Os layoutista que só desenham placas tem que se contentar com softwares mais modestos, ou se aperfeiçoar com as novas tecnologias e exigencias do mercado, ou seja, multi-funcional.
Um dos problemas do custo é que os distribuidores aqui não tem esses softwares em estoque, quando voçe compra tem que pagar importação,
como os impostos brasileiros são bem camaradas!!!!!
O preço FOB para quem compra lá fora é uma coisa, já o CIF para quem compra aqui é outra.

at.
Anderson
Ander_sil
Byte

Mensagempor jeff » 09 Nov 2006 12:40

Eu sei onde tem baratim, baratim,hehe
jeff
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 31 Mar 2007 23:21

Sem querer dar uma de coveiro, mas vou desenterrar o tópico....

O Altium tem simulador tb?? O roteador é junto ou é uma ferramenta separada? Alguém us ao dito cujo??
Diego
Nightcrawler
Byte

Próximo

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )