Dúvida sobre OrCAD

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Dúvida sobre OrCAD

Mensagempor Nitron » 03 Set 2008 11:00

Caros colegas,

Estou trabalhando com o OrCAD no desenvolvimento de um projeto na universidade e tenho que desenhar o esquemático e fazer a PCI. No entanto, tenho as seguintes dúvidas:

1- Primeiramente eu tenho criar o esquemático, mas na parte de alimentação eu devo utilizar conectores ao invés de fontes. Seria um conector específico para fonte ou um genérico mesmo?

2- O circuito é alimentado por 4 níveis de tensão. Se eu escolher um conector, renomeá-lo de +5V e colocar vários deles em diferentes pontos do esquemático, quando for gerado o netlist, será interpretado como o mesmo ponto?

3- Como configurar o OrCAD para mostrar os pinos de Vcc e GND das portas lógicas?

Desde já agradeço pela ajuda.

Abraços,

Wesley
Nitron
Bit

Mensagempor Doth » 03 Set 2008 11:32

1- Use um conector generico, depois no layout voce escolhe qual modelo colocar

2- Em todo lugar que voce colocar um com o nome +5v, vai juntar so o mais +5v, as outras tensões não.

3- Clica com o botão esquerdo do mouse no edit prop, depois so seleciona power pins visible
"...o salto nômade de antigas imagens
As correntes do costume desafia;
Nas brumas do sono, uma voz, como guia,
Desperta na fera seus instintos selvagens.."
Doth
Byte

Mensagempor Nitron » 03 Set 2008 13:00

Doth escreveu:1- Use um conector generico, depois no layout voce escolhe qual modelo colocar

2- Em todo lugar que voce colocar um com o nome +5v, vai juntar so o mais +5v, as outras tensões não.

Caro Doth,

Obrigado pelo esclarecimento. Não sei se fiz correto, mas no esquemático eu coloquei um conector (J2) que será usado para a alimentação (5 pinos, 4 para os níveis de tensão e mais um para o GND). Na barra de ferramentas na lateral direita existe uma opção chamada "Place Port", eu escolhi um modelo, renumerei e conectei ao longo do esquemático (de acordo com os níveis de tensão). Feito isso, eu conectei uma de cada no conector de alimentação, como segue abaixo:

Imagem

Gostaria de saber se estou fazendo corretamente e se estou usando os recursos certos.

Doth escreveu:3- Clica com o botão esquerdo do mouse no edit prop, depois so seleciona power pins visible

Os pinos de alimentação irão aparecer no mesmo simbolo ou separados?

Atenciosamente,

Wesley
Nitron
Bit

Mensagempor Doth » 03 Set 2008 15:54

Sim vao aparecer no desenho do ampop em questao.
Doth
Byte

Mensagempor Nitron » 03 Set 2008 20:39

Doth escreveu:Sim vao aparecer no desenho do ampop em questao.

Caro Doth,

Acho que não expliquei bem anteriormente, mas vamos lá novamente ao questionamento:

1- Eu posso usar o recurso do “Place Port” para referenciar os diferentes níveis de tensão? Assim como está no esquemático acima?

2- Sobre os pinos de alimentação, eu segui a sua orientação. Para uma porta lógica do tipo OR, eu cliquei com o botão esquerdo do mouse sobre a mesma e fui em Edit Properties e marquei o campo Power Pins Visible. No entanto, os pinos de alimentação não ficaram visíveis. Existe mais algum detalhe?

Desde já agradeço,

Wesley
Nitron
Bit

Mensagempor Doth » 04 Set 2008 00:47

1- funciona sim, pelo menos para criar a netlist funciona.

2- Bom eu não estou acostumado a usar portas logicas dai não posso lhe dizer.

Um bom site sobre orcad é o do professor terroso

www.aterroso.com
Doth
Byte

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )