Custo layout multicamada

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Custo layout multicamada

Mensagempor joao.atibaia » 19 Nov 2008 09:03

Olá pessoal.

Estou com uma dúvida e peço ajuda de vocês.

Pra desenvolver layout de face simples e face dupla eu tenho uma tabela de preços, mas agora surgiu a possibilidade de desenvolver uma multicamada e aí mora minha dúvida. :oops: :roll:

Como cobrar um layout multicamada?

Por exemplo, um layout face simples eu cobro de 30% a 40% mais caro que um face dupla.

Não sei ao certo quantas camadas serão, suponho que 4, existe alguma linha de raciocínio pra chegar num preço?

Obrigado.
joao.atibaia
Nibble

Re: Custo layout multicamada

Mensagempor rocknroll » 19 Nov 2008 10:18

Bom dia João,

Quando eu prestava serviços de layout, nunca tomei como base tabelas ou algo parecido.

Sempre analisei qual a complexidade do layout. Veja que de um modo geral quantos mais layers mais rapido e facil é para fazer o layout, porém isso não significa que a coisa não irá se complicar. Alguns layout exigem certos cuidados com relação a sinais, ainda mais em multicamadas.

Verifique a complexidade do circuito. Layout multicamadas são naturalmente mais caros que dupla-face e mais mais baratos que simples face (isso usando sua teoria de tabela), no meu raciocio não há como prever custo sem conhecer a fundo o projeto.

Como dica deixo:

- Veja quais sinais estarão envolvidos. Caso exista possibilidade de efetos de campos magnéticos (EMI) sua dedicação terá que ser maior e por isso mais caro.

- Veja qual a densidade do layout. As vezes o layout pode ser simples, nada de problemas com sinais, mas a densidade sendo grande acaba causando mais trabalho e por isso aumenta o custo.

- Verifique o contorno da placa... se o casa sair do padrão quadrado ou retangular, lá vai aumento de custo (claro que de forrma responsável).

Qualquer coisa é só perguntar.

Flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Re: Custo layout multicamada

Mensagempor andre_luis » 19 Nov 2008 12:27

Pra mim nunca influenciou no preço. Eu cobraria até menos, pois em multicamadas facilita muito o roteamento.

A menos realmente, que a complexidade seja muito alta, e nesse caso o número de camadas não deveria - em princípio - ser levado em consideração.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor joao.atibaia » 19 Nov 2008 15:12

rocknroll e andre, valeu pelas dicas. :lol:

Eu vejo a quantidade de pinos, o tamanho da placa, face simples ou dupla e a complexidade, em função disso criei uma tabela com uma certa variação de preço.

O roteamento não será automático.

Nunca fiz um layout multicamada, por isso estou perdido.

Mas sempre tem a primeira experiência. :shock:

Valeu.
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor andre_luis » 19 Nov 2008 15:45

Outra coisa...qual a porcentagem de componentes SMD ? Thru-hole atrapalham o roteamento.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor joao.atibaia » 21 Nov 2008 07:43

andre, será 100% SMD.
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor rocknroll » 28 Nov 2008 08:53

joao.atibaia escreveu:rocknroll, tudo bem?

Este será meu primeiro layout multicamada, isso se o orçamento for aprovado, e gostaria de algumas dicas.

1- Supondo que seja de 4 camadas, como posso dividir os sinais? Digo, quem fica no top, bottom e nas duas intermediárias?

2- Caso tenha problemas com EMI, onde devo deixar essas trilhas?

3- Você tem algum material que posso enviar pra me servir de caminho das pedras?

Qualquer ajuda é bem vinda.

Valeu!

Boa noite João,

Não existe um truque ou algum caminho das pedras. Quando se tem problemas com EMI não tem jeito, tem que parar, analisar o circuito e ir torcendo para que as modificações façam efeito. Obviamente as modificações devem seguir a conclusões razoáveis.

Você pode dividir sinais entre layers, porém evite ao máximo criar trilhas de sinais diferentes em paralelo, mesmo que em outros layers. Lembre-se que a circulação de corrente em uma trilha gera campo magnético e com isso pode afetar os sinais em trilhas paralelas. Quando tiver que passar sinais próximos, tente deixar trilhas de guarda ligadas ao GND entre as trilhas paralelas. Quando tiver que passar um sobre a outra, sempre faça cruzamentos em 90º pois assim você reduz as áreas de interação entre sinais.

Tome cuidado com a quantidade de curvas que você faz no layout. Sempre faça curvas em 45º e tente deixar o caminho dos sinais o mais reto possível (de forma direta, sem muitas voltas na placa).

Quando usamos 4 layers, uma ponto importante é deixar um deles somente para uma grande malha de GND, assim você reduz e muito os efeitos magnéticos. Se eventualmente tiver que passar trilhas neste layer adotado como GND, faça de maneira menor possível, poucas trilhas.

Alguns layoutistas gostam de deixar um dos layers também para alimentação (VCC), porém eu não gosto pois considero o roteamento de alimentação de forma tão importante quanto os sinais. O caminho que as trilhas fazem na placa, por passam antes de determinados componentes, são pontos extremamente importantes e podem eliminar muitos problemas.

Como o Andre comentou, componentes PTH ferram um layout de multicamadas. Isso porque ocupam espaços em todos os layers e na maioria dos casos dificultam a passagem de determinadas trilhas, ainda mais trilhas sensíveis onde o pino do PTH pode se tornar um verdadeira antena. Tome muito cuidado com o tamanho os pads dos componentes PTH nos layers internos. Pads muito pequenos (normalmente feitos para ocupar pouco espaço) podem trazer dor de cabeça em grandes produções.

flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor joao.atibaia » 28 Nov 2008 09:32

rocknroll, agradeço novamente.
joao.atibaia
Nibble

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )