Labview

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Labview

Mensagempor microbel » 19 Fev 2009 18:12

Olá Amigos,

Por acaso os Senhores sabem me informar como acessar a porta paralela e serial através do labview?

Abs
microbel
Nibble

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Fev 2009 18:24

Tem que instalar um arquivo que não lembro qual é o formato, fato é que nunca foi muito simples, no caso da paralela, na serial acho que tinha um componente. Em todo caso, lembre que para acessar a paralela no Win NT(2000,XP) precisa de permissão.
Jorge_Francisco
Dword

Microbel

Mensagempor Fernando Guimarães Aguiar » 20 Fev 2009 11:16

Microbel, o acesso tanto da porta serial quanto da porta paralela é relativamente simples.
O acesso a porta serial (de forma simplificada) é realizado por 4 VIs básicas
. VISA Configure Serial Porte.VI -> Ajusta as configurações da comunicação (Baud Rate, Paridade, Data Bits, Timeouts, Endereço da porta, etc.). Essa VI é executada APENAS ao Iniciar a execução da VI principal.

. VISA Write.VI -> Escreve os dados na porta serial pré-configurada.

. VISA Read.VI -> Le os dados (caso haja) no buffer da porta serial pré-configurada.

. VISA Close.VI -> Fecha a porta serial para liberar para outros softwares ou uma nova execução da VI principal. Essa VI é importantíssima, pois se o LabView não liberar a porta, as vezes é necessário resetar o PC para o Windows liberar a porta COM para outros softwares.

Em sintese é isso. Inicializa a comunicação serial, no loop principal tem-se as rotinas de Leitura e Escrita e quando vai finalizar o programa Fecha a porta serial, liberando-a para outros aplicativos.

O acesso a porta paralela é realizado (de modo simplificado) por 2 VIs básicas:

. In Port.VI -> Le o status dos pinos da porta paralela. Necessita-se informar o enderço da porta paralela.

.Out Port.VI -> Escreve os dados (força os pinos) na porta paralela, sendo também necessário informar o endereço da porta paralela.

O Labview faz a interface entre as rotinas de acesso a porta paralela, e o Windows.

Um exemplo de acesso a porta serial é a VI "Basic Serial Write and Read.VI", e um exemplo de acesso a porta paralela é a VI "Parallel Port Read and Write Loop.VI". Ambas as VI estão nos exemplos do Labview.

Espero ter ajudado.
T+
Fernando Guimarães Aguiar
Nibble

Mensagempor _blackmore_ » 21 Abr 2009 13:37

Este software é pago? é gratuito?
Tenho ele em um CD que veio junto com a Elektor (ja tem um tempo) mas é uma versão demo, com certeza ela terá vários limites ...
Como é o ambiente de trabalho dele? a alguns meses foi entregue aqui na empresa onde trabalho um dispositivo para teste de produtos onde me disseram que foi programado com LabView e eu achei muito bom ... porém ninguém diz muito sobre.
Se alguém que tem contato com o LabView puder esclarecer estas dúvidas eu ficarei agradecido.

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor guest2003 » 03 Mai 2009 10:20

Blackmore,

Seria intertessante voce instalar a versao demo mesmo que seja, para poder ter contato com o software e entender do que se trata, mas basicamente é uma linguagem de programação grafica orientada a fluxo de dados...

Da pra fazer programas inteiros sem escrever codigo nenhum (digo linguagem) apenas colocando bloquinhos (VIs) e interligando as mesmas... :)

Acho que vai soar estranho, mas instale e de uma olhada... é muito poderosa e interessante a linguagem...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor _blackmore_ » 10 Mai 2009 14:13

seria então igual a programação dos relês Logo! da Siemens ... entendi ...
Assim que terminar o semestre na faculdade vou ver isso ... hoje falta tempo

abrax!
_blackmore_
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )