Proex, por tudo que há de mais sagrado, leia meu post até o fim antes de me esculachar.
É bóvio que não precisa do Solidwirks prá usar os recursos 3D do Altium, mas de dentro do Altium só dá pra desenhar componentes extrudados, componentes mais complexos, como por exemplo um display 16x2, fica ruim, e importanto um step bem desenhadinho fica perfeito, principalmente para colocar componentes embaixo respeito regra de distância.
Me fiz entender agora, ou precisa que eu desenhe?
Blackmore, a idéia são duas: primeiro, num software de mecânica você pode desenhar os componentes em 3D, com todas as dimensões bem certinhas conforme o componente, inclusive coloca até corzinha neles. Na placa, além do footprint, você anexa também um arquivo .step contendo o corpo do componente. Enquanto está fazendo placement do componente, você aperta a tecla 3 do Altium, e vê a placa em 3D, com o componentinho lá.
A segunda idéia, é desenhar a caixa do componente no CAD mecânico. Desenha ele exatamente como vai ser, ou até usa o mesmo desenho que foi feito para fazer o molde de injeção da caixa. Imagine uma caixa com forma complexo, cheio de design e frescura, espaço não-retangular para a placa (afinal de contas, falar em quadrado ou retângulo para um designer provoca nele uma crise histérica na hora), você terá várias dificuldades. Primeiro, desenhar o contorno certinho da placa, depois colocar as furações de montagem no lugar certo, e a pior de todas, que é fazer o placement levando em conta a altura do componente de forma a caber na caixa. Ano passado passei exatamente por isto, e por não ter um CAD mecânico (e não ter o conhecimento do proex para desenhar caixas no Altium e usar todos os recursos sem ter um CAD mecânico, conhecimento que nem o pessoal da Altium tem), tive que fazer tudo na mão, deu um trabalho da P****, levei quase uma semana só fazendo isso, mas deu certo de primeira
Quando você importa a caixa no Altium, pode orientar certinho na vertical a altura da placa em relação à caixa, seta a espessura da placa que o fabricante vai usar, e seta nas regras qual é a distância mínima em 3D do componente para qualquer outro objeto. Inclusive o corpo do componente pode ter parte acima e abaixo da placa, como alguns conectores USB SMD que precisa fazer um rasgo na placa, é possível colocar e ver exatamente quanto ele ocupa acima e abaixo da placa (mas isso só o proex consegue fazer no Altium, todo o resto do mundo desenha o corpo do conector em um CAD mecânico), inclusive alguns fabricantes como a Samtec disponibilizam estes modelos prontos.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.