duvida

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

duvida

Mensagempor aguivone » 14 Dez 2009 11:50

alguem sabe me dizer se para visualizar uma placa de pcb em 3D feita no altium design é preciso uma placa de video externa ou consigo visualizar na placa que vem no pc(on board)?
aguivone
Bit

Mensagempor xultz » 14 Dez 2009 11:54

O negócio é ter suporte a DirectX na placa (ou chipset) de vídeo. O que isso quer dizer, eu não tenho muita certeza, porque sou semi-analfabeto em se tratando de Windows.
A questã é que se a placa não tiver aceleração 3D, o suporte a 3D do Altium vai ser sofrível (já experimentei isso), então se você quiser usar o 3D de verdade no Altium, além de uma placa boa, é bom ter também um Solidworks e domínio dele.

Aliás, alguém sabe quanto custa o Solidworks? Mandei um email pro representante no Brasil, mas os cretinos sequer me responderam, depois reclamam que não conseguem vender...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor aguivone » 16 Dez 2009 07:11

obrigado xultz!
aguivone
Bit

Mensagempor proex » 16 Dez 2009 07:59

nao precisa ter o Solidworks pra rodar o Autium com 3D, onde já se viu isso ehehheheh.

O segredo do 3D do Autium esta na placa de video. O processador dessa placa tem que rodar Directx.

.
proex
Dword

Mensagempor xultz » 16 Dez 2009 08:32

Você também não precisa de ruas para ter um carro, mas se quiser usar todo o poder do carro precisa de uma estrada asfaltada.
Para o usar o 3D do Altium não precisa do Solidworks, mas o recurso vai se resumir a ver a placa em 3D (é interessante para ver o resultado final sob um ponto de vista mais fiel, mas é só) ou ver componentes extrudados, o que é uma tosqueira.
Se quiser usar todo o poder do 3D do Altium, vai precisar do Solidworks (ou outro CAD mecânico decente) para desenhar os componentes de forma mais realista, além do case, e importar estes elementos no Altium para ver se tudo se encaixa.
xultz
Dword

Mensagempor styg » 16 Dez 2009 09:53

xultz, eu ja to mexendo no solidworks tem um tempinho, e ja consigo fazer varios componentes de boa.

Eu tambem uso o altium designer, só nunca usei essse lance de importar os
componentes 3d, e isso seria muito animal, pq os componentes 3d nativos do altium sao muito porcos mesmo.

Tens algum tutorial ou coisa do tipo sobre como importar esses modelos??
Lucas
styg
Word

Mensagempor xultz » 16 Dez 2009 10:17

Cara, semana passada teve um webseminar justamente sobre este assunto, só que não consigo baixar, só dá prá ver online e para quem se inscrever.
Dá uma fuçada no site da Altium nos videos online, se você não encontrar nada que ajude, eu te passo minha senha.

Você sabe o preço do Solidworks?
xultz
Dword

Mensagempor Ander_sil » 16 Dez 2009 13:13

Já tentei importar o arquivo step para um componente na minha lib e não deu certo, talvez pode ser a versão do meu altium ou a falta de uma placa de video no PC (uso a on-board).

Tambem não uso o recurso de 3D-View, mas oque venho fazendo é criando o body 3D quando crio o componente.

Uso a mecanica1 para isso, basta abrir sua lib seleciona o componente e o layer mecanica1, vai no menu "Place -> Place 3D Body" e faz o desenho da camada manualmente depois clica nela e coloca a altura onde:

Overall Height é a altura da face da placa até o fim do componente e Standoff Height é a altura da face da placa até o inicio do componente.

Ai pode criar varias camadas para modelar o componente, dá um **** trampo mas até que fica legal e não preciso de outro software de modelagem 3D.

falow!!!
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 16 Dez 2009 13:15

xultz

essa do altium precisar de um software 3D, não imaginei ...
Sei que o conjunto Catia V5 tem recursos que podem ser utilizados tanto para mecânica qto apra elétrica e eletrônica, é uma ferramenta muito poderosa.
Conheço sobre o uso do 3D em mecânica, simulação de movimentos, esforços solicitantes, fadiga ... mas em eletrônica eu não conheço.
Eu gostaria de saber mais sobre este "link" entre o altium e o solidworks para visualização 3D de circuitos, ou não seria apenas visualização?
Outra ciosa que tenho dúvida ... deve ser utilizada uma biblioteca parametrizada de componentes ... que a faz? sabe me dizer?
Se puder me indicar os links para eu dar fuma fuçada eu agradeço

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor proex » 16 Dez 2009 13:38

Já usei o Autium com todos os recursos de 3D e não precisei instalar nada de Solidworks.

O xultz tá doido, anda comendo muito repolho :lol:

.
proex
Dword

Mensagempor Ander_sil » 16 Dez 2009 13:59

Estou fazendo um teste aqui, baixei uns arquivos step do site da molex importo pro meu footprint mas não consigo alinhar o mesmo, alguem já fez isso?
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor xultz » 16 Dez 2009 14:18

Proex, por tudo que há de mais sagrado, leia meu post até o fim antes de me esculachar.
É bóvio que não precisa do Solidwirks prá usar os recursos 3D do Altium, mas de dentro do Altium só dá pra desenhar componentes extrudados, componentes mais complexos, como por exemplo um display 16x2, fica ruim, e importanto um step bem desenhadinho fica perfeito, principalmente para colocar componentes embaixo respeito regra de distância.

Me fiz entender agora, ou precisa que eu desenhe?

Blackmore, a idéia são duas: primeiro, num software de mecânica você pode desenhar os componentes em 3D, com todas as dimensões bem certinhas conforme o componente, inclusive coloca até corzinha neles. Na placa, além do footprint, você anexa também um arquivo .step contendo o corpo do componente. Enquanto está fazendo placement do componente, você aperta a tecla 3 do Altium, e vê a placa em 3D, com o componentinho lá.
A segunda idéia, é desenhar a caixa do componente no CAD mecânico. Desenha ele exatamente como vai ser, ou até usa o mesmo desenho que foi feito para fazer o molde de injeção da caixa. Imagine uma caixa com forma complexo, cheio de design e frescura, espaço não-retangular para a placa (afinal de contas, falar em quadrado ou retângulo para um designer provoca nele uma crise histérica na hora), você terá várias dificuldades. Primeiro, desenhar o contorno certinho da placa, depois colocar as furações de montagem no lugar certo, e a pior de todas, que é fazer o placement levando em conta a altura do componente de forma a caber na caixa. Ano passado passei exatamente por isto, e por não ter um CAD mecânico (e não ter o conhecimento do proex para desenhar caixas no Altium e usar todos os recursos sem ter um CAD mecânico, conhecimento que nem o pessoal da Altium tem), tive que fazer tudo na mão, deu um trabalho da P****, levei quase uma semana só fazendo isso, mas deu certo de primeira :)
Quando você importa a caixa no Altium, pode orientar certinho na vertical a altura da placa em relação à caixa, seta a espessura da placa que o fabricante vai usar, e seta nas regras qual é a distância mínima em 3D do componente para qualquer outro objeto. Inclusive o corpo do componente pode ter parte acima e abaixo da placa, como alguns conectores USB SMD que precisa fazer um rasgo na placa, é possível colocar e ver exatamente quanto ele ocupa acima e abaixo da placa (mas isso só o proex consegue fazer no Altium, todo o resto do mundo desenha o corpo do conector em um CAD mecânico), inclusive alguns fabricantes como a Samtec disponibilizam estes modelos prontos.
xultz
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 17 Dez 2009 10:48

xultz

obrigado pela boa explicação, me fez relembrar o que eu já passei neste processo, sou projetista mecânico (ferramentas, dispositivos de produção e pequenas máquinas e atualmente estudando eletrônica para ser um pouco mais completo), sei bem o que é fazer um desenho de produto e o designer de produto ter xilique por ver algo "cádadínho", ou no final o furo de fixação da placa na caixa práxica não estar na posição lá do primeiro protótipo e tudo o que você possa imaginar ou já passou neste âmbito.
A alguns anos (ano 2001 maios ou menos) em uma palestra sobre Catia, foi apresentado um recurso de projeto bem interessante naquela época. Digamos que tu fez um **** projeto de uma centralina de um carro de luxo, onde necessita de ligá-la em vários pontos chaves como lanternas, piscas, controle de ar condicionado, levantadores de vidro, e o total controle da emissão de poluentes, sonda lâmbda, temperatura do bloco do motor, interface no painel, botoeiras e etc ...
Na apresentação, o cabra mostrava que UM dos recursos era o cálculo de melhor caminho percorrido pelo cabo/chicote entre o ponto desejado (farol por exemplo) e a centralina, e isso dava parâmetros mais além, pois sabia-se qual o tamanho exato do cabo, quantos cabos poderiam passar em determinado ponto, o correto desponte, as fixações pré determinadas, proteção contra ruído e ainda migrando para a parte elétrica era feito ainda os cálculos de bitola do fio de acordo com o consumo da lâmpada ou circuito acionado, doido não?
Essa eh apenas a integração entre projeto mecânico (o carro) com o eletro/eletronico (faróis, ar condicionado, centralina e etc).
Fora o Catia, o Ideas e um camarada diz que o NX (antigo UG), eu nunca vi isso ser citado em nenhum outro software, por isso eu perguntei pois fiquei interessado no assunto, o solidworks eh um software que em alguns casos é bem aproveitável, apresenta bom custo benefício.
Se puder futuramente me passar algum tipo de informação (PPoint de palestra, folders ou qqer outra pertinente) eu ficarei muito grato, pois como eu desenho mudar minha área de atuação de mecânica pura para automação completa acho que conhecer um pouco mais será bem interessante para o currículo.
Agradeço a atenção !!

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor styg » 22 Dez 2009 14:41

ow xutz, nao consegui achar um video mostrando a parte de importar um modelo step para o componente.
onde eu faria isso, na lib do componente, ou no proprio pcbdoc eu posso fazer??

da uma força!!
Lucas
styg
Word

Mensagempor xultz » 22 Dez 2009 15:25

Seguinte, aqui vai o login prá assistir ao webminar sobre integração 3D no Altium:

https://vts.inxpo.com/scripts/Server.nx ... LocaleID=0

User ID : CHRISTIAN.S@LACTEC.ORG.BR

Password : xwcxcc-TLK

Veja aí se funciona, mas deve dar certo.

P.S: desistam de tentar usar esta senha para qualquer outra coisa, porque ela foi gerada pelo próprio site do webminar, esta não é minha senha pessoal para nada.
xultz
Dword

Próximo

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )