Protel99 -> Falha no DRC ( Layout )

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Protel99 -> Falha no DRC ( Layout )

Mensagempor andre_luis » 20 Jan 2010 08:37

Srs,

Terminei recentemente uma placa, na qual fiz todas as verificaçoes positivamente de SCH e PCB, mas ocorreu um problema no Layout que não foi detectado :

Uma Via estava conectada á um PAD ( ambos do mesmo Net ) apenas por uma pequena seção, Na verdade, ficaram superpstos por uma pequena área em comum ( praticamente, um tangenciando o outro ) .

Essa superfície de interseção, tinha uma largura de ~0,3mils, muito menor que a regra definida no projeto para espessura mínima de trilha, que foi para 12mils.

O problema só foi detectado pela empresa de confecçao de PCI, que para minha sorte usa o ECAM-350 ( até então, desconhecido por mim ), que detectou o problema direto no Gerber.

Conclusão : O Protel99 não possui recurso para esse tipo de problema.
Pergunta : Alguem que utilize versões mais novas ( ex. Altium 2009 ) sabe se isso já está previsto ? Ou já passou por problema semelhante ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 20 Jan 2010 09:26

Fiquei intrigado com tua pergunta, e fiz um teste aqui no Altium 2008. Peguei uma trilha, abri ela, coloquei duas vias (fazendo-a ir do top ao bottom e de novo ao top) e liguei a via no biquinho do corvo numa trilha. Na melhor das hipóteses o ponto de contato tem 4 mils. O Altium não reclamou e disse que estava conectada. Rodei o DRC e ele não encontrou nenhum erro.
Fucei as regras e não encontrei nada a respeito. Fiquei de cara, não tinha me tocado disso até agora, principalmente porque o programa que usava anteriormente (gEDA), no Linux, tinha essa regra no DRC.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 20 Jan 2010 14:05

Poisé...

O pior agora é ter que catar esse ( ou outro ) programa para finalizar cada projeto que fizermos.
Apesar de ser um entusiasta dessa ferramenta, é meio decepcionante constatar que um recurso de análise relativamente simples não está disponível.

Será que a Altium possui tooboxes para aplicações mais "profissionais" ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 20 Jan 2010 15:16

Se mais "profissionais" quer dizer "mais caras", melhor partir para um CAD melhor, como Mentor por exemplo...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 20 Jan 2010 21:05

Bem observado.

Apesar do PADS ter uma usabilidade que deixa a desejar, não sendo nada intuitivo, talvez seja o melhor a fazer mesmo, a longo prazo.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )