Imagem no Altium

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Imagem no Altium

Mensagempor styg » 13 Abr 2010 22:18

Ja fuçei bastante e ainda nao achei como.
Como faço para inserir uma figura no Altium, tipo um logotipo, pra ficar em alguma layer qualquer??
Lucas
styg
Word

Mensagempor xultz » 14 Abr 2010 08:53

No PCB? Não coloca. Um pouco é limitação do formato gerber, porque ele espera linhas e polígonos, e não pixels, como uma imagem normalmente tem (e só um tom de cor, não tem o menor jeito de fazer vários tons de cinza ou coisa parecida). Outro tanto é falta de vontade de alguém lá da Austrália fazer um filtro que importe a imagem e converta para elementos de gerber. A logomarca da empresa que trabalho, fiz na munheca...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor styg » 15 Abr 2010 10:48

o xultz, mas tu ja viu naqueles videos falando do 3d e tal.
aparece o logo da altium bunitinhu na placa, mais codigo de barra e um monte de coisa, como que eles fizeram entao??

Tu desenhou na mao como? usando linha e circulo no proprio pcb?
Lucas
styg
Word

Mensagempor xultz » 15 Abr 2010 10:52

No causo do código de barras, no PCB você aperta P S (Place String) e aperta TAB, vai ver que tem três opções: stroke (prá caracteres feito de linhas toscas), truetype e barcode. Esta última faz um código de barras. Nunca usei.

A logo da empresa que trabalho fiz com uma porrada de polígonos...
xultz
Dword

Mensagempor xultz » 15 Abr 2010 15:56

Eu acabei de ter uma idéia de girino, e acabou dando certo.
Um treco que me incomodava era o fato de não poder dimensionar o tamanho da logo que desenhei. Só que um caracter truetype pode ser redimensionado pro tamanho que quiser, então... por que não fazer um caracter truetype com desenho da logomarca?
Baixei um programinha chamado FontCreator (a versão trial não permite salvar, então tive que procurar uma versão alternativa), nele criei uma nova fonte .ttf, e num dos caracteres desenhei minha logo. Ele tem um recuros para importar uma imagem, peguei um .jpg da logomarca da empresa, ele converte a imagem para dois tons (bem tranquilo de fazer), e do desenho já fez um caracter, só tive que redimensionar para ficar dentro do tamanho de um caracter (ele tem linhas-guia que indicam isso). Salvei e instalei na pasta de fontes do Windows.
No Altium (nem precisei fechar ele prá pegar a fonte), inseri um texto com o caracter onde desenhei a logo, selecionei a fonte que fiz, e pimba, tá lá minha logomarca, podendo redimensionar pro tamanho que eu quiser.
xultz
Dword

Mensagempor styg » 15 Abr 2010 22:44

putaquipariu neh xultz, ehuaehua, matasse a pau, genial a ideia.
funfo bunito.. valeu quirido

aproveitando... lembra que um tempo atras a gente falo sobre o 3d do altium e talz.. agora consegui avançar um pouco e tals.. ja to conseguindo botar uns 3d body de componente p aparecer na visao 3.

tu mexe com a parte 3d tb? qria ve umas coisa ctg.. passa teu msn ai
Lucas
styg
Word

Mensagempor xultz » 16 Abr 2010 10:21

Cara, eu mexi bem pouco, eu importei uma vez uns bodys de conector prontos da Molex, e enfiei numa caixa que tinha o step no site do fabricante, achei bem complicado de fazer, mas foi só.
xultz
Dword

Mensagempor Ander_sil » 16 Abr 2010 10:24

Muito boa a idéia Xultz, funfou beleza.

Tambem importei alguns step de conectores da molex, tive dificuldade pra alinhar com o 2D.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor styg » 16 Abr 2010 11:12

É eu apanhei bastante pra alinhar com o 2d, mas durante uma madrugada aí aconteceu... heheh

o que acho mais F*** é que nao tem nenhum tipo de tutorial mais aprofundado sobre o assunto, deve ser porque o suporte full a 3d só tem na versao mais cara do altium, e eles nao tao querendo dar colher de cha pros 'ronaldo'.
Lucas
styg
Word

Mensagempor xultz » 16 Abr 2010 11:20

Eu assisti a um webminar sobre esse assunto, e acho que tem esse vídeo disponível no site deles.
xultz
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )