Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
unsigned char dig[8];
void _2display7seg_apenas(unsigned char d) //os d+ vc se vira
{
dig[1]=d/10;
dig[0]=d%10;
}
#define PORTSEGMENTOS PA
#define PORTCATODOS PB
unsigned char const tabela[]= //veja a sintaxe do seu compilador pode ser const,flash,rom...
{
~0b11000000,//0 ... acende em 1
~0b11111001,//1
~0b10100100,//2
.
.
.
~0b10010000,//9
}
unsigned char i, k=1; //globais
void interrupt //veja a sintaxe do seu compilador
timer_int(void)
{
//...reajusta hw
PORTCATODOS=0xff;//melhor apagar primeiro
PORTSEGMENTOS=tabela[dig[i]];//localiza desenho do número
PORTCATODOS=~k; //cada display - catodo comum. obviamente deves colocar um NPN portanto não precisa inverter o k
i++;//na proxima passada, proximo dígito e
k<<=1;//próximo display. o pulo do gato da varredura "Com certeza você deve estar pensando em multiplexação."
if (i>7) {
i=0;//só 8 digitos
k=1;//volta ao 1º display
}
//...faz + coisas
}
void main (void)
{
unsigned char x;
//...ajuste o hw para interrupção de um timer qualquer. 8 displays? uns 400Hz
dig[7]=1;dig[6]=2;dig[5]=3;dig[4]=4;//...
for (;;)
{
...//
_2display7seg_apenas(x++)
//...
}
}
lellis escreveu:apesar do amiguinho não ter intimidade com palavras mágicas, tento superar isso. por ele agradeço aos 2 bons amigos, mas se eu fosse ele, teria dificuldades em agrad... ops entender o mencionado. nada pessoal claro. mas como estou aqui não pra ajudar mas pra confundir ainda mais, vejamos este complemento que é a lesma lerda que os amigos disseram mas... do meu jeito amalucado (que as vezes nem eu me entendo)
permita-me amigo marcelo usar algumas letras tuas...
"Uma área de memória para guardar estas imagens (dos bytes correspondentes aos dígitos da hora)."
- Código: Selecionar todos
unsigned char dig[8];
"Uma rotina que a partir de cada digito da hora pega na tabela a imagem correspondente e escreve na área de memória, "
void _2display7seg_apenas(unsigned char d) //os d+ vc se vira
{
dig[1]=d/10;
dig[0]=d%10;
}
"que é varrida por uma rotina que coloca os caracteres na saída para os displays,"
#define PORTSEGMENTOS PA
" juntamente com os bits correspondentes a posição do display (em outro port)."
#define PORTCATODOS PB
"Uma tabela com os bytes (bits) correspondentes as "imagens" dos dígitos 0-9."
unsigned char const tabela[]= //veja a sintaxe do seu compilador pode ser const,flash,rom...
{
~0b11000000,//0 ... acende em 1
~0b11111001,//1
~0b10100100,//2
.
.
.
~0b10010000,//9
}
unsigned char i, k=1; //globais
void interrupt //veja a sintaxe do seu compilador
timer_int(void)
{
//...reajusta hw
PORTCATODOS=0xff;//melhor apagar primeiro
PORTSEGMENTOS=tabela[dig[i]];//localiza desenho do número
PORTCATODOS=~k; //cada display - catodo comum. obviamente deves colocar um NPN portanto não precisa inverter o k
i++;//na proxima passada, proximo dígito e
k<<=1;//próximo display. o pulo do gato da varredura "Com certeza você deve estar pensando em multiplexação."
if (i>7) {
i=0;//só 8 digitos
k=1;//volta ao 1º display
}
//...faz + coisas
}
void main (void)
{
unsigned char x;
//...ajuste o hw para interrupção de um timer qualquer. 8 displays? uns 400Hz
dig[7]=1;dig[6]=2;dig[5]=3;dig[4]=4;//...
for (;;)
{
...//
_2display7seg_apenas(x++)
//...
}
}
espero não ter atrapalhado. mas como sempre, pode não ser totalmente inútil pra algum incauto navegante errante do futuro
lellis escreveu:vai chover. aquilo é inerente à linguagem c não tem relação [direta] com sua inquietação. tentemos então ir além das suas expectativas...
pegue um fôlego antes de ler...
dig[7],...dig[0] são vetores (ou matriz) predefinidos em unsigned char dig[8] ou seja defini oito variáveis 8 bits na ram. Preferi matriz por ser facilmente acessivel por um index unsigned char i o qual é incrementado sincronizadamente com o deslocamento a esquerda (k<<=1) da unsigned char k (cujo valo inicial é 1) em cada passada pela interrupção do timer.
No exemplo usei apenas 2 elementos da matriz dig[0] e dig[1]. Se montar o hw direito, note que dig[1] e dig[0] SEMPRE serão "apontados" para os displays 1 e 0. ufa...
mais um fôlego...
Mas falemos agora do dig[7]. vamos colocar "1" no display 7. É só fazer dig[7]=1. o que ocorre? note que ao passar pela 8ª vez na interrupção o i++ (que começa com zero) incrementou 7 vezes e vale ...7! e o k<<=1 (que começa com 1) deslocou pra esquerda 7x e vale 0b10000000 (essa é + difícil). Se i=7, ao fazer PORTSEGMENTOS=tabela[dig[i]] portanto dig[i]=dig[7]=1 é o mesmo que PORTSEGMENTOS=tabela[1]. Note que [1] é o segundo item da tabela (começa com zero) é o mesmo que PORTSEGMENTOS=0b00110000 é o mesmo que PB=0b0110000 (note os segmentos A e B acesos em nivel alto). Neste momento único, o k vale 0b10000000 e este é aplicado em outro port PORTCATODOS=k potanto apontando para o display 7. Perceba que é 1 e não 0 pois o PORTCATODOS geralmente aciona um NPN ou uln2003 que p.ex. estão conectados aos catodos comuns dos displays. ufaa..
agora sim cheguemos onde voce quer... coloquemos o valor d=34 nos primeiros displays
dig[1]=d/10 = 34 dividido por 10 = 3,4 por sorte [ou azar] seu, este valor não pode ser contido dentro de um unsigned char. só cabe a parte inteira 3 portanto dig[1]=3 = dezena
dig[0]=d%10 = resto inteiro (a parte que é incabivel no unsigned char lembra?) da divisão de 34/10 o mesmo que d-dig[1]*10 = 34-3*10 = .....4! portanto dig[0]=4 unidade
Aqui um detalhe importante: d nunca deverá ser maior que 99... bom tente descobrir porquê.
Se dig[1]=4 e dig[0]=3 basta aplicar a complexa teoria acima do dig[7] e sua mente se abrirá... espero.
Complicado pra sua cabecinha? faça = ao amigo andré falou e contente-se por hora a "desenhar" algo no display ligando-o em um port qualquer. Breve estarás dominando o micromundo
Não se preocupe em se sentir pouco dotado intelectualmente de vez em quando (eu me sinto o tempo todo). A dúvida é a sala de estar da sabedoria. E eu nem na varanda estou ainda. Ainda tenho medo de vetores, arrays, matriz, ponteiro... sério...até hoje num entendo esta poha direito
aviso que tomei umas cachaças e eventualmente algo que eu disse pode parecer COM sentido.
ah e obrigado por dizer obrigado
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante