Problemas para gravar o AT89C51RD2

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Problemas para gravar o AT89C51RD2

Mensagempor EduardoLM » 02 Jan 2014 21:32

Boa tarde, pessoal.

Por favor, alguém do grupo sabe o que fazer, quando a gente tem um chip AT89C51RD2 que se recusa a entrar no bootloader, mesmo com todas as condições de hardware atendidas? O chip deveria entrar no bootloader se sofrer reset (RST = 1) e /PSEN estiver zerado na borda de baixa de RST.

Porém, os meus chips não entram em bootloader! Eles foram retirados de algum equipamento, já estão gravados, mas não funciona. Os chips estão perfeitos, eu pude comprovar isso porque o atual programa gravado neles transmite constantemente texto pela saída serial, e eu consigo ver o texto no meu terminal.

Alguém que tenha um gravador de EPROM compatível com ele, aceitaria receber um dos meus chips pelo correio para tentar recuperá-lo? Ele é PLCC-44.

Agradeço desde já a ajuda!

Eduardo
EduardoLM
Bit

Re: Problemas para gravar o AT89C51RD2

Mensagempor tcpipchip » 02 Jan 2014 22:05

Ponyprog + isp programmer
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 02 Jan 2014 22:10

Isp pela paralela...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor EduardoLM » 03 Jan 2014 10:02

Obrigado pela resposta!

Fui procurar informações sobre o PonyProg, e encontrei esta página:

http://www.lancos.com/prog.html

Porém, aí fala que ele só programa AT89S, e com a interface ISP. O meu é AT89C, e eu preciso programá-lo via programador paralelo de alta voltagem (HVPP), ou programador de EPROM.

A diferença é que o S tem programação via SPI por hardware, e o C, ou programa via programador paralelo de alta voltagem (HVPP), ou, no caso do meu, programa via UART, com um bootloader que já vem gravado nele. Só que eu não consigo entrar no bootloader, porque o sujeito que gravou o chip antes, provavelmente setou bits de segurança, ou mexeu no boot vector, "zoando" o chip. Programação ISP não funciona mais nele!

Portanto, preciso apagar o chip todo, usando o método que o HVPP usa. Ou então, colocar ele num HVPP para fazer o procedimento.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Eduardo
EduardoLM
Bit

Mensagempor cfreund » 03 Jan 2014 11:12

Como você não tem gravador paralelo, deverá usar ISP. Mas, como você mesmo disse, se setaram os LockBits na gravação anterior, esquece!

Só te restam duas alternativas:

- Comprar um uC novo;
- Comprar um gravador paralelo.

Utilizando ISP:

Segundo o datasheet:
There are three methods of programming the Flash memory:
1. The on-chip ISP bootloader may be invoked which will use low level routines to program
the pages. The interface used for serial downloading of Flash is the UART.
2. The Flash may be programmed or erased in the end-user application by calling lowlevel
routines through a common entry point in the Boot ROM.
3. The Flash may be programmed using the parallel method by using a conventional
EPROM programmer. The parallel programming method used by these devices is similar
to that used by EPROM 87C51 but it is not identical and the commercially available
programmers need to have support for the AT89C51RD2/ED2. The bootloader and the
Application Programming Interface (API) routines are located in the BOOT ROM.

Bootloader Functionality
The bootloader can be activated by two means: Hardware conditions or regular boot process.
The Hardware conditions (EA = 1, PSEN = 0) during the Reset# falling edge force the on-chip
bootloader execution.
This allows an application to be built that will normally execute the end
user’s code but can be manually forced into default ISP operation.
As PSEN is a an output port in normal operating mode after reset, user application should take
care to release PSEN after falling edge of reset signal. The hardware conditions are sampled at
reset signal falling edge, thus they can be released at any time when reset input is low.
To ensure correct microcontroller startup, the PSEN pin should not be tied to ground during
power-on (See Figure 24-4).
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor EduardoLM » 03 Jan 2014 11:51

Obrigado pela resposta, cfreund!

Eu achei um programador chamado Top2008 no eBay, e até compro ele se tiver certeza que vai funcionar para recuperar meus chips. O problema é comprar sem ter certeza, sabe? É por isso que eu queria ver se alguém poderia me dar certeza disso, talvez até testando um dos meus chips, ou até saber o modelo de um programador que, com certeza, fosse capaz de apagar meus chips RD2.

Eu tenho um Willem 3.1 antigo, que grava até o AT89C51RC, mas não tem suporte para o AT89C51RD2. Como os códigos são próximos, achei que poderia selecionar o RC para usar o RD2, mas já me disseram que não adianta.

Obrigado de novo!

Eduardo
EduardoLM
Bit

Mensagempor j.silvestre » 03 Jan 2014 12:10

já usei um gravador deste em uma empresa que trabalhei, funciona, mas quando foi comprado veio sem o adaptador para PLCC44.

sds

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Mensagempor cfreund » 03 Jan 2014 12:15

Segundo o site http://www.keymam.com/product_view.asp?pid=88, é compatível sim.

E eu tenho esse Top2008 aqui em algum lugar...
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor EduardoLM » 03 Jan 2014 12:22

j.silvestre, mas você chegou a usar ele com o RD2?

O vendedor do ebay me deixou inseguro: quando eu perguntei se servia para o RD2, ele disse que se o chip estivesse travado, eu precisaria destravar antes, usando algum outro método! Ele falou que o gravador só "grava", e não "destrava" chips travados. Não faz nenhum sentido, pois todo gravador também apaga, e consequentemente, destrava! Mas como ele não garante, fica difícil correr o risco, né?

Sobre o adaptador PLCC44, o kit desse vendedor aí vinha com este e outros adaptadores. É um bom kit, mas tenho receio de comprar sem ter certeza..

cfreund, se você tiver o Top2008, e estivesse disposto a me vender (se o preço não for muito alto), ou a fazer um teste para mim, fico muito agradecido!

Valeu!

Eduardo
EduardoLM
Bit

Mensagempor j.silvestre » 03 Jan 2014 13:20

Usei ele com AT89C51ED2, os basicão da ATMEL AT89C51/52/53 e alguns 8051 da nxp. sempre funcionou sem problemas.

sds

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Mensagempor EduardoLM » 03 Jan 2014 14:48

j.silvestre, valeu!

Se funciona no ED2, vai funcionar no RD2! A única diferença deles é a EEPROM que o ED2 tem, e o RD2 não tem.

Só espero que o papo do vendedor do ebay seja bobagem, e tem todo o jeito de ser...

Eduardo
EduardoLM
Bit

Mensagempor j.silvestre » 06 Jan 2014 07:23

Eduardo,

Este gravador vem com um software, que permite apagar e zerar o chip, tenta achar o site do fabricante lá tinha como fazer download do software
de gravação e também o manual.

sds

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Mensagempor zachary » 06 Jan 2014 13:55

Eduardo,

Comprei este gravador a uns 2 meses:

http://www.aliexpress.com/item/Mcu-seri ... 79667.html

Funciona muito bem, não utilizo o AT89C51RD2, mas achei um na minha sucata e fiz o teste, funcionou bem.

É bem baratinho (menos de R$30,00) e entregam em casa pelo correio.

Espero ter ajudado.

Zac
"Nada tema, com SMITH não há problema"

(Dr. Zachary Smith)
zachary
Nibble

Mensagempor EduardoLM » 06 Jan 2014 14:08

Valeu pela dica, Zachary!

Mas você tem certeza que funcionou com um RD2 mesmo?? Pelo que eu percebi, quase todo gravador funciona bem com os AT89C51 comuns, mas os RD2 são bem enjoados! Inclusive eu fiz uma pesquisa rápida para ver a lista de dispositivos suportados por esse gravador, e o RD2 não está lá..

Mas se você confirmar para mim que funcionou com um RD2, que você consegue fazer erase nele e tudo o mais, é perfeito para mim, te agradeço muito!

A propósito: o seu veio com o adaptador PLCC44? Nas fotos eu só vi o soquete ZIF DIP. E outra dúvida: a placa separada das fotos serve para que? Veio ela quando você comprou?

Um abraço!

Eduardo
EduardoLM
Bit

Mensagempor EduardoLM » 06 Jan 2014 14:13

j.silvestre escreveu:Eduardo,

Este gravador vem com um software, que permite apagar e zerar o chip, tenta achar o site do fabricante lá tinha como fazer download do software
de gravação e também o manual.

sds

j.silvestre

Obrigado pela dica, j.silvestre. Eu baixei o programa TopWin7, e vi que os comandos estão lá. Realmente parece ser compatível. O problema é que o vendedor do eBay não me deu certeza, e sendo assim, eu nem poderia reclamar com ele depois, caso alguma coisa desse errado, né? Por isso fiquei na dúvida.

Um abraço!

Eduardo
EduardoLM
Bit

Voltar para 8051