Novo no pedaco - Nao funcionou! Ajudem por favor

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Novo no pedaco - Nao funcionou! Ajudem por favor

Mensagempor Renato_Rod » 09 Mai 2007 22:21

Pessoal, vou estrear nesse forum pedindo uma ajuda. Sou bem novato no assunto por isso vou tentar detalhar bem o que eu fiz.

Pessoal, montei esse esquema no protoboard, liguei na porta paralela conforme esquema da AEC e usei o programa AEC_ISP.exe pra gravar. Aparentemente tudo normal.

http://renatorod.com.sapo.pt/meu_kit.jpeg

Esse programa deveria "acender" um pino sim outro não de todos os ports mas quando coloco o led para testar, nao acende. No multimetro eu medi 0V no port0 e 4,8V nos demais.

O reset parece estar certo, pois esta a 0V e quando aperto a chave vai a 4,8V.

O cristal é de 10MHz, capacitores no cristal de 22pF, resistor de auto-reset de 10K, cap de auto-reset de 22uF.

A conexao entre a porta paralela e o uC eu fiz direto,
sem usar resistores !?!

Já tentei outro programa pra piscar um led no P0.0 e nada tambem, será que o uC esta queimado?

o codigo asm do programa:
mov P0,#55
mov P1,#55
mov P2,#55
mov P3,#55
end

Valeu!
Renato_Rod

Mensagempor lucflores » 09 Mai 2007 23:10

Bem vindo.

Para ligar leds diereto no uc vc tem que ligar o katodo no pino do uc, pois o uc tem maior capacidade de "puxar" corrente do que fornecer, e tu pode fazer um teste simples de pisca pisca para testar, como mostra abaixo:

Este exemplo faz piscar todos os pinos, dai é so colocar um led com o katodo e um resistor para o vcc em qualquer pino para ver ele piscar.

ini:
mov r1,#0ffh
mov r2,#0ffh
mov r3,#010h
cpl a
mov p0,a
mov p1,a
mov p2,a
mov p3,a

;rotina de tempo

pula: djnz r1,$
mov r1,#0ffh
djnz r2,pula
mov r2,#0ffh
djnz r3,pula
jmp ini

end
lucflores
Nibble

Mensagempor gabriel_paz » 09 Mai 2007 23:19

Oi Renato.

Calma que no começo é um pouco chato mesmo. Algumas dicas:

- O PORT P0 é dreno aberto e se você não colocar resistor de pull-up vai ficar sem flutuação mesmo.

- Você escreveu nos PORTs 55 (decimal) que em binário significa 00110111B, acho que o que você queria era escrever 55H (hexadecimal) que em binário significa 01010101B; não se esqueça se não colocar a letra indicativa da base numérica usada o compilador interpreta como decimal.

- Evite fazer montagens microcontroladas no protoboard, são grandes as chances de mau contato e do cristal não oscilar.

- Termine sempre um programa para microcontrolador em um loop infinito ou travando-o em uma linha, lembre-se que END é uma diretiva de compilação, que indica ao compildor o local onde parar a "tradução" (compilação), ele não é uma instrução do Assembly que determina o fim do programa, se você não colocar seu programa em loop, qualquer sujeira que estiver na memória de programa será executada como instrução; no seu caso você poderia travar seu programa com a linha:

sjmp $ ;Pule para esta mesma linha

Um abraço e boa sorte.

Gabriel
gabriel_paz
Bit

Mensagempor andre_luis » 10 Mai 2007 11:02

lucflores escreveu:...Para ligar leds diereto no uc vc tem que ligar o katodo no pino do uc, pois o uc tem maior capacidade de "puxar" corrente do que fornecer...

De acordo com a dica do lucflores, voce pode simplesmente substituir no seu esquema o GND pelo 5v, mantendo a mesma polaridade do LED desenhado no esquema.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Renato_Rod » 12 Mai 2007 09:45

Obrigado pessoal, todas as dicas foram muitos uteis.

Mas acho que o meu uC deve ter sito queimado os portos porque ainda com as dicas não funcionou. Eu vou comprar um novo e também vou corroer uma placa pra ele, um tipo de kit.

Um abraço, mais uma vez obrigado.
Renato_Rod

Voltar para 8051