por brasilma » 02 Set 2007 19:01
Olá Amigos,
Dei uma pesquisada aqui e na NET e não achei muita coisa, então pensei ser interessante iniciar um tópico sobre o assunto para ver o que se sabe do problema e soluções.
Bom o que se sabe, por causa das muitas recomendações de todos os fabricantes destes módulos, é que são extremamente sensiveis a eletricidade estática.
Porem as recomendações se resumem a parte de manipulação durante a sua montagem.
Semana passada, acabei esbarrando com um problema que me perseguia a pelo menos 6 meses, um equipamento nosso de vez em quando ficava com o display "maluco", segundo os clientes.
O problema era muito dificil de se detectar, pois em alguns lugares acontecia e em outros não, em alguns lugares acontecia uma vez por dia, e assim vai. Tentando simular em laboratório não conseguiamos reproduzir, acabamos até melhorando a imunidade do aparelho em relação a outros problemas mas este persistia.
A grande sacada veio de uma cliente que falou que o problema se deu quando uma funcionária passou a mão por cima do aparelho, sem nem ao menos ter tocado.
Fui na empresa e fiquei a tarde toda acompanhando e nada.
Como já suspeitava da estática, liguei o aparelho na empresa próximo de uma máquina de embalagem que gera mais de 1000V de estática, e não é que o display fica louquinho.
Encontrado uma forma de simular o problema, comecei a trabalhar em uma solução, usei um fio curto de 0,5mm aterrando o mesmo diretamente ao terra da fonte, abaixei os resistores de pull-up dos sinais de controle, aterrei todos os pinos que não eram utlizados, e o problema praticamente desapareceu, podemos dizer uns 1000% melhor, creio que agora a ocorrencia em campo será muito dificil ou desaparecerá de vez.
E você já passaram ou viram isso, o que fizeram ou foi feito.
Abraços,
MArco(s).
" A Teoria orienta e a Prática decide"