Paralela nao grava kit 89s

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Paralela nao grava kit 89s

Mensagempor edusoppa » 24 Jan 2008 12:56

Ola pessoal,

Estou com um problema a porta paralela do meu micro nao grava o 89s52, imprime tudo certinho o micro é novo, alguem tem algma dica, a no micro velhinho grava.
edusoppa
Nibble

Re: Paralela nao grava kit 89s

Mensagempor andre_luis » 24 Jan 2008 13:39

Edu,

Nao sei se tem a ver ou nao, mas já aconteceu de num PC antigo eu conseguir gravar um Kit pela paralela, e não funcionar com outro gravador. Só pude concluir que alguns pinos daquela porta pudessem estar queimados.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 24 Jan 2008 14:20

Não pode ser um bloqueio do windows a algum acesso direto a porta?

Caso seja isso, há aqueles programinhas como o Freeport.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 24 Jan 2008 14:52

Realmente, se o programa for baseado em DOS, ou Windows nao-32 bits, vai ser bloqueado. Há também o Userport, disponibilizado no website Rogercom. Isso vale do Windows XP pra cá.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 24 Jan 2008 16:15

se for bits com defeito, pode usar o winpic. Com ele você faz um programador personalizando os pinos "bons" de sua paralela.
ze
Dword

Mensagempor lopesjm » 24 Jan 2008 17:13

Olá edusoppa,

Configure na BIOS do seu pc para o modo EPP.(Recomendação Atmel)

No windows xp ou 2000, em propriedades da porta LPT, na aba configurações, selecione "Usar qualquer interrupção". (Usando conta de administrador) :D

saudações
Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor Maurício » 24 Jan 2008 18:09

Ei, Jorge!

Dessa maneira não precisa mais dos drivers de acesso direto à paralela?
Se for isso é uma boa, apesar da minha máquina ter tanto driver direto que eu não precisaria fazer isso, mas, pra quem tem problemas de acesso, é uma ótima solução!

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Renato Nogueira » 25 Jan 2008 10:06

Configure a porta da impressora para EPP, mas tem que ser na BIOS.

Eu passei mais de um ano tentando gravar no Aec isp, Hb isp, Grava Atmel... e não consegui. Há duas semanas eu estava em uma comunidade do orkut e encontrei o tópico: Problema na gravação com Aec Isp, nesse tópico o autor descrevia o mesmo problema, então um rapaz disse pra configurar a porta para EPP, feito isso resolveu o nosso problema e espero resolver o seu.
Renato Nogueira
Bit

Mensagempor lopesjm » 25 Jan 2008 10:41

Olá Mauricio,

Tive problemas para gravar por ISP quando usava conta normal no win2000. Ele não deixa acessar diretamente o hardware. Quando usei conta de administrador e com as configurações que citei, funcionou beleza.

Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor edusoppa » 25 Jan 2008 12:15

Olá pessoal,

ja fiz todas as dicas mas nao resolveu, passei a porta na bios para epp mais nada? o incrivel é que testei umas 4 placas e somente uma funcionou, as outras nao. A o software que eu uso é o Grava Atmel. Aparentemente me parece que o ci de buffer está sendo saturado talvez pela alta corrente que sai da paralela, mas fiz divisor de corrente e nada... Alguem tem mais alguma ideia?

Obrigado.
edusoppa
Nibble

Mensagempor edusoppa » 25 Jan 2008 12:38

Olá pessoal,

ja fiz todas as dicas mas nao resolveu, passei a porta na bios para epp mais nada? o incrivel é que testei umas 4 placas e somente uma funcionou, as outras nao. A o software que eu uso é o Grava Atmel. Aparentemente me parece que o ci de buffer está sendo saturado talvez pela alta corrente que sai da paralela, mas fiz divisor de corrente e nada... Alguem tem mais alguma ideia?

Obrigado.
edusoppa
Nibble

Mensagempor Kremer » 25 Jan 2008 13:54

Me lembro que uma vez eu tive este problema com o Superpro LX+ operando via paralela. Os detalhes eram idênticos ao seu problema, ou seja, não gravava em um micro novo que eu tinha e num velho funcionava que era uma maravilha.
Bem, não precisei pensar muito pra deduzir que isto era problema de temporização de sinais da porta paralela.
O que resolveu foi baixar a velocidade do clock da CPU do micro novo, pra fazer ele rodar mais lento e assim a coisa fluiu normalmente na paralela.
Tomara que seja esta a sua saída também.

SDS
Kremer
Nibble

Mensagempor Renato Nogueira » 25 Jan 2008 15:21

Edusopa, eu utilizo o Grava Atmel sem CI, uso apenas 4 resistores de 47ohms e Funciona normalmente. Alias, tem muita gente utilizando esse gravador sem o ci, pois o mesmo e muito dificil de achar.
Renato Nogueira
Bit

Mensagempor Maurício » 26 Jan 2008 06:27

edusoppa!

Qual gravador (hardware) vc usa?
Eu recomendo este daqui:

http://chaokhun.kmitl.ac.th/~kswichit/I ... gm30a.html

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor lopesjm » 26 Jan 2008 16:14

Edusopa,

Que versão do programa Grava você tem ? O Rafael atualizou a versão para 2.8, para poder gravar o AT89S52.

Veja se é essa versão, caso contrário, baixe a versão mais atual.

Espero que seu computador não seja de marca ou Compaq ou Notebook, pois nesses casos, é impossível usar o a porta paralela para gravar mcus.

Baixe a última versão neste link:
http://rafaelbf.tripod.com/arquivos/Grava28.zip

E só pra lembrar, o endereço de I/O da porta paralela é 0378H e a IRQ é 7. Com estes dados, o programa Grava funciona beleza.

sds
Jorge :D
lopesjm
Byte

Voltar para 8051