Obrigado RobL,
Creio que compreendi. Contudo me parece que se também adicionar um transistor, controlado por um outro pino de saída qualquer, daria para implementar um ADC usando o comparador e um timer interno. Desta forma eu poderia não só identificar um limiar, como que também alguns níveis de iluminação, não é isto?
Pelo que entendi até agora, poderia usar um PNP e teria que ligar o coletor desse transistor à porta P1.0 (AIN0) do 89C2051 e ao capacitor (cujo outro lado vai no GND). O emissor seria ligado no LDR e este no +5V e a base teria dois resistores ligados: um para o +5V e o outro para esse pino qualquer do 89C2051. Assim, quando o transistor permitisse, o capacitor seria carregado via LDR. Evidentemente o tempo de carga seria proporcional ao nível de iluminação incidente no LDR (resistência). Com muita luz (resistência do LDR baixa) o capacitor carregaria rapidamente. Analogamente, com pouca luz (resistência do LDR alta) o capacitor carregaria lentamente. Meu raciocínio está correto?
Bem, imagino que o transistor ficaria normalmente desabilitado, o capacitor descarregado e P3.6 seria inicializado com 0, então, ao habilitá-lo através desse pino de saída qualquer, eu dispararia um timer decrescente e o capacitor começaria a se carregar. Quando a tensão no capacitor atingisse um valor igual ou superior àquele presente em P1.1 (AIN1), P3.6 seria setado (pelo próprio 89C2051) e nesse momento o timer seria interrompido. O valor residual do timer seria proporcional à intensidade de luz incidente no LDR.
Para uma nova leitura teria que aguardar a descarga do capacitor e reestabelecer as condições iniciais (transistor desabilitado, P3.6 = 0, timer = valor máximo).
Bem, imagino que seja um processo de conversão lento, mas para o propósito a que se destina serviria (se funcionasse). Será que por aí dá para implementar? Alguém já tentou algo assim?

... e assim falou Zaratustra !