Brinca com o '51!!!

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor tcpipchip » 25 Mar 2010 10:05

Com certeza nao está morta...mas nao é mais o MCS51 que era antes....
tcpipchip
Dword

Mensagempor Francesco » 25 Mar 2010 10:23

Hahaha... não tem mais aquele jeito moleque...
não é mais aquele 51 de raiz...
Francesco
Word

Mensagempor brasilma » 25 Mar 2010 10:26

Com certeza TCP, inclusive esta semana andei me atualisando sobre as novas melhorias nos processadores da familia i da Intel*, um dos aperfeiçoamentos foi no que diz respeito ao instruction set ser hibrido (há um termo correto), ou seja, seu interpretador aceita e continua executando as instruções X86, para mater a compatibilidade com programas antigos, porem tbem executa instruções novas.

Algo similar está acontecendo com a familia 51, e não se dá todo esse trabalho e investimento em uma familia "morta".
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor tcpipchip » 25 Mar 2010 11:46

È claro que o CORE 51 está cada vez menos fazendo o processamento principal...
tcpipchip
Dword

Mensagempor barboza » 25 Mar 2010 12:01

tcpipchip escreveu:È claro que o CORE 51 está cada vez menos fazendo o processamento principal...

Bem, acho que o CORE continua fazendo o que sempre fez, o básico que é o principal.

O avanço é agregar novas features mais complexas em torno do CORE.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor msamsoniuk » 25 Mar 2010 12:08

isso sempre foi fonte de divergencia e controversia! :)

eh fato que a compatibilidade maldita com x86 gerou um atraso de uma decada no que diz respeito a interfaces graficas (plataformas baseadas em 68k como sun, apple, cbm, etc), uma decada e meia no uso de redes (sun, sgi, etc) e aceleracao grafica 3d (sgi) e quase duas decadas no uso de sistemas multiprocessados e sistemas avancados em um chip (683xx).

nao que a intel nao quisesse: ela jah totalizou aproximadamente 10 bilhoes de dolares em prejuizos projetando e marketando pelo menos 3 familias de processadores principais que foram mal sucedidos em substituir a familia x86 (iapx 432, i860 e itanium).

em termos de prejuizos em geral na industria, alem dos atrasos tecnologicos, eu estimaria em uns 4 bilhoes de dolares ao ano arcando apenas com a area de silicio desperdicada com a compatibilidade x86, chutando que metade do faturamento deles eh x86 e 1/3 da area eh usado para compatibilidade.

mas eh o futuro que me parece mais sombrio ainda: sem as plataformas alternativas criando inovacoes que serao adotadas pela plataforma x86 nas proximas decadas, de onde virao as inovacoes?!? sem compatidores a altura, a intel nao tem pq melhorar em nada! :P

eles provavelmente vao lancar alguns pacotes de inovacoes para tentar matar os ultimos competidores no segmento de supercomputadores e depois tentar matar os concorrentes no segmento de processadores graficos... depois disso nao tem pq lancar nada novo.

brasilma escreveu:Com certeza TCP, inclusive esta semana andei me atualisando sobre as novas melhorias nos processadores da familia i da Intel*, um dos aperfeiçoamentos foi no que diz respeito ao instruction set ser hibrido (há um termo correto), ou seja, seu interpretador aceita e continua executando as instruções X86, para mater a compatibilidade com programas antigos, porem tbem executa instruções novas.

Algo similar está acontecendo com a familia 51, e não se dá todo esse trabalho e investimento em uma familia "morta".
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 25 Mar 2010 13:20

Olá Marcelo,

Foi veiculado durante esta semana na página do Terra uma propaganda bem feita pela Intel que direcionava para uma página sobre a familia i (i3, i5, i7).

Ingressei nela e resolvi procurar informações complementares de outras fontes, como o Clube do Hardware e outros para entender do que se tratava, já que estava meio defasado (por falta de tempo) desse assunto.

Percebi que os processadores Intel melhoraram bastante o desempenho, em relação as suas gerações anteriores, apesar de somente agora* estarem fazendo o que os AMD estão faz tempo, ou seja: instruction set novo e emulação de X86.

*Não sei pois estou desatualisado se isso começou com os i ou tbem nos Core 2 x já estava assim.

Obs: Sei que outras mudanças principalmente com a incorporação do controlador de memória, PCI Xpress, e vídeo ao processador também foram muito importantes para o aumento de desempenho, porem comentei apenas a questão do instruction set que tem a ver com o tema.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Mar 2010 14:09

eh que a intel apostava no IA-64, que eh o set de instrucoes RISC criado em conjunto com a HP... mas o negocio nao emplacou e a AMD meio que deu um chute certo: adicionou um byte de prefixo que comutava os registros de 32 para 64 bits, extendendo assim o processador que jah era uma extensao de 16 para 32 bits. o negocio pegou de jeito os desenvolvedores de software e a intel nao teve opcao: licenciou o x86-64 da AMD e de quebra assinou diversos contratos de licenciamento.

no mais, os x86 ainda tem muito que evoluir em termos de integracao... o i7 jah possui controlador de memoria integrado, mas ainda requer chipset externo de apoio, ou seja, em termos de barramento de IO vc praticamente continua com a mesma arquitetura do 8080! :)

brasilma escreveu:Olá Marcelo,

Foi veiculado durante esta semana na página do Terra uma propaganda bem feita pela Intel que direcionava para uma página sobre a familia i (i3, i5, i7).

Ingressei nela e resolvi procurar informações complementares de outras fontes, como o Clube do Hardware e outros para entender do que se tratava, já que estava meio defasado (por falta de tempo) desse assunto.

Percebi que os processadores Intel melhoraram bastante o desempenho, em relação as suas gerações anteriores, apesar de somente agora* estarem fazendo o que os AMD estão faz tempo, ou seja: instruction set novo e emulação de X86.

*Não sei pois estou desatualisado se isso começou com os i ou tbem nos Core 2 x já estava assim.

Obs: Sei que outras mudanças principalmente com a incorporação do controlador de memória, PCI Xpress, e vídeo ao processador também foram muito importantes para o aumento de desempenho, porem comentei apenas a questão do instruction set que tem a ver com o tema.
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para 8051