Ajuda com o DS1286

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Ajuda com o DS1286

Mensagempor banzai » 15 Abr 2010 19:31

olá pessoal,
sou novo aqui no fórum e com a eletrônica digital, então não se impressionem com as perguntas que virão :-)

Bom, estou tentando usar um DS1286, mas não estou conseguindo. O que tentei fazer foi colocá-lo na protoboard para acessar um endereço de memória qualquer (endereço dos segundos por exemplo) e ver a saída no barramento de dados, porém não funciona. :-(

O DataSheet dele que encontrei não tem muitas informações, pelo menos informações que um iniciante precisa :-)

O que eu fiz foi ligar os "pinos" da seguinte forma:
14 - Terra
28 - 5v
5, 6, 7, 8, 9, 10 - Terra (endereço zero)
27 - 5v
20 - Terra
22 - Terra
19, 18, 17, 16, 15, 13, 12, 11 - Ligados ao anodo de LEDs (LEDs no terra com resistores de 100 Ohm)

O que eu esperava: que quando eu ligasse o esquema ele me desse um número (em BCD) no barramento de saída com o valor do endereço que eu coloquei no barramento de endereço (testados: 000001, 000010), porém nunca muda o valor de saída.

O que estou fazendo de errado ?

Obrigado
Banzai (Felipe)

PS: Coloquei aqui nesse fórum pois vou ligar esse chip a um 8051, assim que tiver a prova de conceito finalizada :-)
banzai

Mensagempor lopesjm » 15 Abr 2010 19:54

Caro Banzai,

Verifique a página 11 do datasheet e verá que existem dois diagramas temporais. Esses diagramas mostram o funcionamento do chip para escrever e ler dados.

O chip não é uma simples lógica discreta onde você coloca um estado fixo de 1 ou zero e obtem a informação.

Obedecendo a temporização você vai fazê-lo funcionar.

Veja que a última linha de cada diagrama mostra a saída de dados e a entrada de dados, respectivamente. Somente naquele intervalo de tempo é que o dado está estável para ser usado.

Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor banzai » 15 Abr 2010 20:17

Jorge, obrigado pela resposta!

Eu observei os gráficos porém não sei se fiz a análise certa...

Eu tenho que deixar o endereço setado no barramento e acionar (low) o o CE por no máximo 150ns e o OE por no máximo 60ns para logo após isso ter uma uma saída no barramento de saída até que eu mude o endereço?

Desculpe-me por essas perguntas simples, mas não estou muito habituado com esses gráficos.

Abraços
Banzai
banzai

Mensagempor msamsoniuk » 15 Abr 2010 21:40

esse chip funciona sozinho sem precisar programar nada? de qq forma, vc interpretou ao contrario os tempos! o tempo de 150 e 60ns que vc viu eh o access time maximo, ou seja, o pior caso. portanto indicam o tempo minimo que CE e OE devem estar ativados! hehehe

se vc quiser ler os registros, o procedimento seria:

colocar o endereco no bus, jogar CE para ground, jogar OE para ground e aguardar mais de 150ns. se vc quiser mudar de enderecos, nao sei se apenas mudar o endereco no bus ira funcionar. depende do projeto interno do componente, se for uma arvore assincrona de multiplexes, provavelmente sim. se nao funcionar, eh pq existe um registro na saida que requer um pulso de OE e/ou CE, o que significa que vc tem que jogar OE e/ou CE para vcc, mudar o endereco e somente entao jogar CE e OE para ground. em circuitos sincronos eh comum usar a borda de descida de OE como clock de endereco (em oposicao ao uso da borda de subida de WR como clock de escrita).

eu chutaria que se for necessario pulsar OE e/ou CE, seria recomendavel deixar eles em vcc por pelo menos 150ns antes de baixar eles para ground novamente, para dar tempo para o chip pensar e para os sinais se propagarem! hehehe :)

tem muitos componentes que permite manter CE estatico, pq no fundo, em um sistema orientado a barramento, CE varia conforme os enderecos variam. assim, com CE sempre ativo, vc precisaria apenas pulsar OE e WR para ter operacoes de leitura ou escrita.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor lopesjm » 15 Abr 2010 21:52

Olá Banzai,

Esse chip tem uma semelhança com uma memória RAM externa para o 8051. Você pode ligar os sinais conforme diagrama da página 7 deste link:

http://iris.sel.eesc.usp.br/sel614/MCS8051_parte1.pdf

Precisa acrescentar um latch no P0 do 8051 para ter os sinais de endereço (barramento de endereços) que serão usados em A0 a A5. O próprio P0 deve ser ligado de DQ0 a DQ7 (seu barramento de dados). Pode desconsiderar o P2, mas conecte o P2.7 em CE\ do chip. Esse será o sinal que habilitará o chip. Conecte o P3.6(WR\) no pino 27 do chip , para poder escrever em seus registradores. Conecte o P3.7 (RD\) no pino 22 que é o OE\ do chip para poder ler seus registradores.

Nos pinos 2 e 3 do chip, precisa de um cristal de 32,768 kHz.

Creio que só com estas conexões já pode começar a brincar.

O acesso ao chip é através das posições de memória. Quando você coloca tudo em zero, está tentando acessar a posição zero, que é o registrador que contem décimos de segundo e centésimos de segundo. (Figura 2 da pag.5 do datasheet)

Tem que fazer um programinha pra acessar esses registros do chip.

Jorge
lopesjm
Byte

Voltar para 8051