problemas com 89S52 e display de 7 seguimentos

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor renan-papaco » 16 Ago 2012 19:04

mastk escreveu:Renan, em uma lida rapida em seu codigo eu tambem não estou vendo aonde vc seta a direção das portas, aparentemente é só isso que precissa para seu codigo funcionar.

Eu não sei qual o nome dos registro em C, que irão fazer o que quer, dá uma olhada na documentação do seu Compilador ou no livro que estiver baseando seus estudos.

O codigo do Kit tambem não inicia as portas, isso é bem estranho porque é algo fundamental, a não ser que seu 8051 esteja rodando sem portas, apenas com o barramento externo, em outro topico vc queria gravar uma memoria 27xx, é esse o seu caso?

bem, o q ocorre é q no kit original e o q eu montei(em criar hardware eu sou bom... um pouco, hehe) eu consegui rodar o programa pra 4 displays, a nivel de hardware não há nenhum problema, pois como disse no prg q aciona 4 displays tudo funciona numa boa, tanto no meu kit como no q foi desenvolvido pelo cara q me vendeu...a unica alteração seria na parte do codigo responsavel por multiplexar os displays pra poder funcionar no 74138... no de 6, não... e se há necessidade de setar as portas como saída ou entrada...como faço isso? no livro em PDF q tenho não explica nada disso...
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 16 Ago 2012 19:07

renan-papaco escreveu:
mastk escreveu:Renan, em uma lida rapida em seu codigo eu tambem não estou vendo aonde vc seta a direção das portas, aparentemente é só isso que precissa para seu codigo funcionar.

Eu não sei qual o nome dos registro em C, que irão fazer o que quer, dá uma olhada na documentação do seu Compilador ou no livro que estiver baseando seus estudos.

O codigo do Kit tambem não inicia as portas, isso é bem estranho porque é algo fundamental, a não ser que seu 8051 esteja rodando sem portas, apenas com o barramento externo, em outro topico vc queria gravar uma memoria 27xx, é esse o seu caso?

bem, o q ocorre é q no kit original e o q eu montei(em criar hardware eu sou bom... um pouco, hehe) eu consegui rodar o programa pra 4 displays, a nivel de hardware não há nenhum problema, pois como disse no prg q aciona 4 displays tudo funciona numa boa, tanto no meu kit como no q foi desenvolvido pelo cara q me vendeu...a unica alteração seria na parte do codigo responsavel por multiplexar os displays pra poder funcionar no 74138... no de 6, não... e se há necessidade de setar as portas como saída ou entrada...como faço isso? no livro em PDF q tenho não explica nada disso...

quanto a memória externa 27XXX num MCU destes... eu só precisaria de um gravador decente de eprom, minha duvida seria se o programa escrito pra um 89S51 rodaria num 8051 classico, ou um 8031 mesmo... até pq, de acordo a doc do meu compilador tem a header para 8051 classico.
renan-papaco
Byte

Mensagempor Silvio51 » 16 Ago 2012 19:43

Pessoas... "NÃO EXISTE ISSO DE CONFIGURAR DIREÇÃO DE PINOS DE I/O NO 8051 !!!!!! "

O que ocorre é como o Lellis escreveu acima: antes de ler um pino, seta ele em 1.... isso é conhecido há bastante tempo... não sei pq o Prof. Miguel "empombou" com isso agora...

Quanto ao código, realmente está uma confusão danada... vou procurar algo que funciona aqui nas minhas libs e posto pra ti.
Silvio51
Byte

Mensagempor mastk » 17 Ago 2012 14:49

Entendi, Renan, já que é esse o uso que faz do 8051, isso de direção de portas realmente não existe, tal como o Silvio disse, então vamos ao seu problema:

- Confira a sua logica de decodifição de endereços, se mudou o endereço ou um seletor de IO, que deveria selecionar o seu 74138.

Outra coisa é se falta alimentação em algum CI ou para os Displays, é basico, mas não custa conferir.

E contra-argumentando o Silvio:
Quando alguem fala que está usando o 8051, eu raramente penso que esta em modo CPU e sim em modo MPU e assim, que eu me lembre tem portas e configurações para elas, correto?
mastk
Dword

Anterior

Voltar para 8051