é possivel montar um atari 2600 numa placa padrão?

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: é possivel montar um atari 2600 numa placa padrão?

Mensagempor renan-papaco » 09 Abr 2013 20:50

norad58 escreveu:Já montei circuitos em placa padrao de até 16mhz sem problemas, o segredo é utilizar fios finos e conexões curtas para os sinais. Não esquecer de usar fios mais grossos para alimentação e terra e desacoplar todos os circuitos integrados com capacitor de 100nf em conjunto com alguns de 100uF.
Dá pra usar o 6502 pois tem mais pinos de endereço que o 6507. Como os cartuchos de jogos possuiam eprom pequenas, eles optaram por usar o 6507 por economia.
Eu também tenho todas as peças originais, consegui numa loja na zona leste de SP comprei um "fim de estoque"...hhehehe
Estou pensando como posso fazer o conector do cartucho de modo pratico, penso em usar aquelas barrinhas DIP L ou barrinha de pinos dupla, que vendem no mercado por 2x40.
Outro modo mais complicado, no lugar da eprom de jogos, instalar uma SRAM 6264 e está deve ser carregada por um microcontrolador Atmega16 por exemplo. Poderia via serial do PC enviar ao Atmega16 o jogo e este carregar na SRAM. O problema que neste caso, teria que bolar um 3state ou isolar a SRAM do 6507 e a SRAM do Atmega16 com varios latchs.
:wink:

isso pode ser uma ideia excelente! caramba! mas eu não sei se funcionaria comigo...tenho pouca experiencia em programação e nem sei onde aprender...fora q acessara porta serial no windows XP/7 deve ser quase impossivel devido ao excesso de segurança.
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Mensagempor norad58 » 09 Abr 2013 22:08

isso pode ser uma ideia excelente! caramba! mas eu não sei se funcionaria comigo...tenho pouca experiencia em programação e nem sei onde aprender...fora q acessara porta serial no windows XP/7 deve ser quase impossivel devido ao excesso de segurança.

Este exemplo com uma SRAM no lugar das ROMS fica mais facil porque não tem que ficar gravando ROMs para jogar. Mas esta implementação vai depender da capacidade e recursos de cada um. Acessar a porta serial do windows xp ou 7 nao tem muito segredo desde que você use os programas do Visual Studio M$, como o Visual Basic. Com poucas linhas de programação tu transfere um arquivo do PC pela porta serial sem muitos problemas.
norad58
Word

Mensagempor renan-papaco » 09 Abr 2013 23:26

norad58 escreveu:

Este exemplo com uma SRAM no lugar das ROMS fica mais facil porque não tem que ficar gravando ROMs para jogar. Mas esta implementação vai depender da capacidade e recursos de cada um. Acessar a porta serial do windows xp ou 7 nao tem muito segredo desde que você use os programas do Visual Studio M$, como o Visual Basic. Com poucas linhas de programação tu transfere um arquivo do PC pela porta serial sem muitos problemas.

boa ideia... futuramente irei investir nisso.

agora não dá pois estou pensando em começar a investir num sistema de 8032 com IO mapeado
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Anterior

Voltar para 8051