KrafT escreveu:renan-papaco, sem querer desrespeitar tuas escolhas, mas não faz sentido estudar isso atualmente.
Não me refiro o barramento em sí, que é algo onipresente, mas sim desenvolver um hardware tão antigo.
Sinceramente uma cara desses é muito mais negócio:
http://www.nxp.com/demoboard/OM11049.html PS: Também não me refiro à manutenção, pode haver a necessidade de acrescentar algo a uma sistema já consolidado, mas não parece ser esse o seu caso.
atualmente ate faz sentido sim... pois existem hardwares diferentes para finalidades diferentes. o 8051 é barato e fácil de programar... ai tá... eu tenho um projeto q exige uma memoria em grande quantidade mas q a função seja relativamente basica... o 8051 seria perfeito...ainda mais usando mem externa.
e outra razão é simples: quero usar o que ja possuo, alem do topico atiçar vocês a seguirem o mesmo caminho de investir um pouco nas antigas.
eu particularmente não gosto de usar tudo do mais top de linha ate pq não pretendo fazer nenhum uso comercial das minhas criações.(fora o preço dessas placas de desenvolvimento)
alem do mais... apesar de eu não ser tão das antigas(tenho 26 anos) eu tenho interesse em aprender ainda mais o uso de circuitos logicos. é algo q me orgulha, algo q faz de vc um cara q realmente conhece um sistema embarcado alem de aprimorar o conhecimento em microprocessadores e microcontroladores. hj em dia quem faz esses cursos ai não aprende nada... eu fiz um curso tecnico em eletronica no colegio mercurio no rio de janeiro e acabei mostrando q sei ate mais do q o professor(*ele nem sabe como funciona uma SRAM 6116)... prefiro ser das antigas mesmo... n pretendo abandonar o uso do 8051...eu pretendo ate investir nos AVR's... e ate em FPGA's. mas n pretendo abandonar os ckts logicos. ate pq...convehnamos, entendo bem mais deles do q de programação devido as informações q encontrei na net e por seus datasheets dos ci's ttl serem faceis de analizar