como mapear enderços de I/O em C?

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: como mapear enderços de I/O em C?

Mensagempor renan-papaco » 15 Mai 2013 00:32

andre_teprom escreveu:
renan-papaco escreveu:...dá pra programar um 8032 com ele mas so pósso usar as portas P1 e P3.
mas quero usar I/O mapeada pra n ficar preso apenas a porta P1 e P3, e se eu precisar de usar interrupções, timers e a interface serial? P3 é o barramento de controle.

Se for usar RAM/ROM externa, não há outra opção, pois as operações de busca pelas memórias de dados e instrução ( fetch ) são realizada intrinsicamente pela CPU, e realmente as portas do barramento DATA/ADDRESS ficam dedicadas é essa finalidade.

+++

como assim? significa q não é possivel mapear I/O em C?
tá....vamos supor q não dê pra mapear...quais sujestões vcs me dão? usar P1 como barramento bidirecional e controlar latchs usando partes de P3?
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Mensagempor andre_luis » 15 Mai 2013 07:54

Significa que não dá pra mapear em C como I/O as portas usadas pelas barramentos de dados e endereços.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renan-papaco » 17 Mai 2013 13:14

andre_teprom escreveu:Significa que não dá pra mapear em C como I/O as portas usadas pelas barramentos de dados e endereços.

+++

então pra que serve a diretiva Xbyte? oq ela faz realmente? e quais headers usa?
renan-papaco
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 17 Mai 2013 13:16

A Xbyte converte os acessos à memória ram interna para a externa.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor renan-papaco » 18 Mai 2013 17:14

Aquino escreveu:A Xbyte converte os acessos à memória ram interna para a externa.

bem...mas é ai q tá...esse comando poderia mapear endereços de saida ou entrada simulando uma ram.... não seria possível fazer isso?
ou o Xbyte não permite vc usar todo o mapa de endereços de 0000 a FFFF?
um exemplo pratico q fiz: usei uma eprom 27256 e a ultima via de endereços botei pra habilitar um 74LS138 no G1(q habilita em nivel logico alto) e as entradas eu conectei nos pinos A0 A1 e A2 permitindo q o endereço 8000h até 8007 fossem destinados a periféricos q só leem ou gravam algo.
renan-papaco
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 18 Mai 2013 17:23

A memória de programa é lida com o sinal PSEN e a memória RAM externa com os sinais RD e WR, os dados e o endereçamento são comparilhados. Então, basicamente tu utiliza as linhas de endereço para habilita o decodificador e os sinais write e read para habilitar os latchs, buffers ou seja lá o que for que será mapeado lá.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 18 Mai 2013 17:39

renan-papaco, sem querer desrespeitar tuas escolhas, mas não faz sentido estudar isso atualmente. :wink:

Não me refiro o barramento em sí, que é algo onipresente, mas sim desenvolver um hardware tão antigo.

Sinceramente uma cara desses é muito mais negócio: http://www.nxp.com/demoboard/OM11049.html

PS: Também não me refiro à manutenção, pode haver a necessidade de acrescentar algo a uma sistema já consolidado, mas não parece ser esse o seu caso.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor mastk » 18 Mai 2013 21:16

Porem um 8051 se tem total controle de forma mais rapida, eu acho ótimo o que o Renan vem fazendo.
E digo mais, assim que dominar o 8051, vai ter ótimas bases para todos os outros.
mastk
Dword

Mensagempor KrafT » 18 Mai 2013 21:19

Hum... Nesse caso ele deveria estudar o 4004.

http://www.intel.com/content/www/us/en/ ... -4004.html

Mas não te tiro a razão. Quase todos os fabricantes tem algum core51 na sua linha de produtos. Deve ser por que eles não ligam para a minha opinião.

Imagem
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor renan-papaco » 18 Mai 2013 23:28

KrafT escreveu:renan-papaco, sem querer desrespeitar tuas escolhas, mas não faz sentido estudar isso atualmente. :wink:

Não me refiro o barramento em sí, que é algo onipresente, mas sim desenvolver um hardware tão antigo.

Sinceramente uma cara desses é muito mais negócio: http://www.nxp.com/demoboard/OM11049.html

PS: Também não me refiro à manutenção, pode haver a necessidade de acrescentar algo a uma sistema já consolidado, mas não parece ser esse o seu caso.

atualmente ate faz sentido sim... pois existem hardwares diferentes para finalidades diferentes. o 8051 é barato e fácil de programar... ai tá... eu tenho um projeto q exige uma memoria em grande quantidade mas q a função seja relativamente basica... o 8051 seria perfeito...ainda mais usando mem externa.

e outra razão é simples: quero usar o que ja possuo, alem do topico atiçar vocês a seguirem o mesmo caminho de investir um pouco nas antigas.
eu particularmente não gosto de usar tudo do mais top de linha ate pq não pretendo fazer nenhum uso comercial das minhas criações.(fora o preço dessas placas de desenvolvimento)

alem do mais... apesar de eu não ser tão das antigas(tenho 26 anos) eu tenho interesse em aprender ainda mais o uso de circuitos logicos. é algo q me orgulha, algo q faz de vc um cara q realmente conhece um sistema embarcado alem de aprimorar o conhecimento em microprocessadores e microcontroladores. hj em dia quem faz esses cursos ai não aprende nada... eu fiz um curso tecnico em eletronica no colegio mercurio no rio de janeiro e acabei mostrando q sei ate mais do q o professor(*ele nem sabe como funciona uma SRAM 6116)... prefiro ser das antigas mesmo... n pretendo abandonar o uso do 8051...eu pretendo ate investir nos AVR's... e ate em FPGA's. mas n pretendo abandonar os ckts logicos. ate pq...convehnamos, entendo bem mais deles do q de programação devido as informações q encontrei na net e por seus datasheets dos ci's ttl serem faceis de analizar
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 18 Mai 2013 23:29

KrafT escreveu:Hum... Nesse caso ele deveria estudar o 4004.

http://www.intel.com/content/www/us/en/ ... -4004.html

Mas não te tiro a razão. Quase todos os fabricantes tem algum core51 na sua linha de produtos. Deve ser por que eles não ligam para a minha opinião.

Imagem

acho inviavel estudar um chip de 4 bits
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 18 Mai 2013 23:32

Aquino escreveu:A memória de programa é lida com o sinal PSEN e a memória RAM externa com os sinais RD e WR, os dados e o endereçamento são comparilhados. Então, basicamente tu utiliza as linhas de endereço para habilita o decodificador e os sinais write e read para habilitar os latchs, buffers ou seja lá o que for que será mapeado lá.

isso eu entendi... vamos dizer q ja tenho tudo nas mangas... o compilador q tenho é o SDCC n qual estava sem a header absacc.h q tem as definições q ativam o comando X-byte...e x-data.
será q falta alguma outra header pra essas funções?
renan-papaco
Byte

Mensagempor KrafT » 19 Mai 2013 11:18

renan-papaco escreveu:

Eu estava sendo irônico.

===================================================================

Voltando ao assunto, ter no currículo "Sei tudo sobre 8051", pode ser útil, só não sei aonde... :D

Eu sou velho, vc é jovem. É natural que você só vá me entender e me dar razão daqui a alguns anos. É assim que funciona.

Boa sorte!
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Mai 2013 11:24

KrafT escreveu:
renan-papaco escreveu:

Eu estava sendo irônico.

Voltando ao assunto, ter no currículo "Sei tudo sobre 8051", pode ser útil, só não sei aonde... :D

Eu sou velho, vc é jovem. É natural que você só vá me entender e me dar razão daqui a alguns anos. É assim que funciona.

Boa sorte!

Eu sei tudo sobre 8051 e vc me contratou lembra? E nunca fizemos nada com ele...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor renan-papaco » 19 Mai 2013 19:36

KrafT escreveu:
renan-papaco escreveu:

Eu estava sendo irônico.

Boa sorte!

a questão nem é profissional também.já q minha area e mais instalações eletricas prediais e residenciais. pq é impossível conseguir emprego na area de eletrônica sem a famosa experiência profissional. isso sem falar q vc é mandado direto pro RH sem preparo e nunca te empregam...tu pode fazer um 8085 rodar o windows 8 a 4MHz q eles não te contratam.
gosto da eletronica como hobby...pratica livre e descompromissada onde vc não é obrigado a evoluir e usar componentes caros ultra-delicados e touchs screens da vida...a menos q vc goste disso.. se bem q com 8051 tbm dá pra controlar um display touch screen...
renan-papaco
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para 8051