como fazer duas contagens em velocidades diferentes?

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: como fazer duas contagens em velocidades diferentes?

Mensagempor renan-papaco » 25 Out 2013 07:49

vocês tem razão... acho q eu tenho ficado muito nervoso com isso...sério msm desculpem ai pessoal...

mas se é pra dar tanta riqueza de detalhes assim...aqui vai: é um projeto experimental... eu preciso q o port P0 conte de 0 a 255 rapidamente com o comando for que ali no código foi colocado...na qual as frequências já dão pro que eu quero. o port P1 seria pra controlar, sequencialmente ao meu gosto um CI 4051 que é um demux analógicoque selecionaria cada pino do P0 e mandar o sinal dele pra saída que vai excitar um alto falante... nada mais que isso...entenderam? por isso que preciso controlar o port P0 de um jeito e o port P1 de outro jeito...
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Mensagempor xultz » 25 Out 2013 10:20

Que frequência você quer prá uma coisa e outra?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor renan-papaco » 25 Out 2013 12:18

o valor eu nem sei ao certo...essas frequencias altas até tenho... nesse programa o port P0 funciona como um CD4040 cujo a 9º saida vai ao reset, fazendo dele um contador binário de 8 bits.. eu não sei ao certo a frequência... deve ser algo em torno de 3KHz na saída mais rapida...em fim eu não sei explicar com boa riqueza de detalhes. e nem sei as frequencias pq não tenho como medi-las. meu osciloscópio tbm não tá lá essas coisas...

a frequência do P1 pra sequenciar as saídas é bem mais lenta, algo em torno de 0/5 Hz...ou mais q isso.
renan-papaco
Byte

Mensagempor xultz » 25 Out 2013 13:09

Cara, você precisa escolher um valor, não tem como fazer um código que gera uma frequência mais ou menos alta. Você precisa decidir o que quer, senão não tem com ajudar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ze2 » 25 Out 2013 13:32

como ajudar até que tem sim. pelo que entendi o amigo quer fazer algo como:
P00=8192Hz
P01=4096Hz
P02=2048
P03=1024
...
P07=64Hz
e usar o P1 como controle de endereços de um multiplex analógico 4051 e ouvir os 8 tons um a cada segundo num buzzer
Isso é relativamente fácil. Didaticamente até que seria bacana. Mas a maneira mais minimalista (e recomendada por mim) seria usar o pwm mesmo com zero de hw externo.

Me lembrei que certa feita fiz um mc tocar alguns tons proporcionais aos bytes de um checksum e era por sw num mc sem pwm. Outra fiz o mc tocar o hino de um time. A qualquer momento procuro os fontes e lhe passo. De novo, mostre o que já fez e o que já sabe e cogite usar o simulador e procure não economizar palavras mágicas.
ze2
Byte

Mensagempor renan-papaco » 25 Out 2013 18:36

xultz escreveu:Cara, você precisa escolher um valor, não tem como fazer um código que gera uma frequência mais ou menos alta. Você precisa decidir o que quer, senão não tem com ajudar.

a frequência máxima nem é o tão importante da história... só preciso mesmo é como o zé disse acima: fazer um endereçamento externo pra controlar um 4051...só isso...

ah e esse endereçamento seria cogitado da seguinte forma...sequenciar pra formar sequencias musicais, colocando um dip SW no port P2... ,mas isso aí é mais tranquilo de fazer pois eu sei lidar com o comando switch case.
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 25 Out 2013 18:48

ze escreveu:como ajudar até que tem sim. pelo que entendi o amigo quer fazer algo como:
P00=8192Hz
P01=4096Hz
P02=2048
P03=1024
...
P07=64Hz
e usar o P1 como controle de endereços de um multiplex analógico 4051 e ouvir os 8 tons um a cada segundo num buzzer
Isso é relativamente fácil. Didaticamente até que seria bacana. Mas a maneira mais minimalista (e recomendada por mim) seria usar o pwm mesmo com zero de hw externo.

Me lembrei que certa feita fiz um mc tocar alguns tons proporcionais aos bytes de um checksum e era por sw num mc sem pwm. Outra fiz o mc tocar o hino de um time. A qualquer momento procuro os fontes e lhe passo. De novo, mostre o que já fez e o que já sabe e cogite usar o simulador e procure não economizar palavras mágicas.

ok...procure aí e obrigado viu?
renan-papaco
Byte

Mensagempor ze2 » 28 Out 2013 07:37

Código: Selecionar todos
#define bz0 Pxx
#define bz1 Pxy
void beep(unsigned char d, unsigned char f) //duração, frequência
{
bz0=0;bz1=1;//buzzer piezo - sinal alternado entre pinos
while(d--)
   {
   while(f--);
   bz0^=1;
   bz1^=1;
   }
}

o cod é tão idiota que qualquer comentário adicional seria tão idiota quanto este.
ze2
Byte

Mensagempor renan-papaco » 28 Out 2013 22:16

ze escreveu:
Código: Selecionar todos
#define bz0 Pxx
#define bz1 Pxy
void beep(unsigned char d, unsigned char f) //duração, frequência
{
bz0=0;bz1=1;//buzzer piezo - sinal alternado entre pinos
while(d--)
   {
   while(f--);
   bz0^=1;
   bz1^=1;
   }
}

o cod é tão idiota que qualquer comentário adicional seria tão idiota quanto este.

não entendi bem... com esse código ai daria pra controlar dois ports do MC em modos e velocidades diferentes?
renan-papaco
Byte

Mensagempor ze2 » 30 Out 2013 06:55

em outro post seu me pareceu que voce quer fazer programas maiores que 8k. isso pode demorar um pouco mais do que pensamos. e talvez eu não esteja mais aqui. não se preocupe. posso deixar uma mensagem gravada pro meu neto te ajudar. (sorry. é mais forte que eu). amigo, aquela rotininha é pra gerar tons de frequencia e duração diferentes nos pinos do mc. nada mais é do que um beep (bip) multitonal idiota o qual mencionei no post anterior. fi-lo no inicio de carreira no século passado quando não havia internet (sim esta época existiu). Como disse, é simples d+ pra acrescentar comentários, mas se precisar...
Ah sim... óbvio ululante ... o buzzer ficava entre dois pinos e não entre pino e gnd.
abç
ze2
Byte

Mensagempor renan-papaco » 30 Out 2013 21:50

beleza... eu vou ver se consigo tirar algum proveito implementando seu código aqui... qualquer coisa já vejo noq deu. obrigado aí viu?
renan-papaco
Byte

Anterior

Voltar para 8051