AT89S8253

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor veioloko » 29 Jan 2007 12:19

Olá!

Aqui também roda muito lento....pq?
veioloko
Byte

Mensagempor Silvio51 » 06 Fev 2007 03:13

realmente é um misterio...

pois eu tenho os programas citados e nao tenho nenhum problema para gravaçao dos uc's tanto o 8252/8253/s51/s52/s53 ja gravei ate avrs e nao tive problemas ...

uso o esquema abaixo a unica coisa que fiz foi usar o ci 74ls244,pois nao tinha o original do esquema...
Pomboeletronico me diz uma coisa: você usa esse circuito com o Atmel ISP software ? (desenterrando um assunto do antigo forum).
Silvio51
Byte

Mensagempor pomboeletronic » 06 Fev 2007 20:43

Atualmente uso o http://www.kmitl.ac.th/~kswichit%20/SPI ... Pgm37.html

e o cabo pode ser os que postei aqui...

Mais aproveitando o assunto, estou precisando de um programa que grave o 89S8252/8253 via porta serial...

meu problema é que estou sem desktop, so com um laptop, como todos sabem não tem portas serial nem paralela, comprei um conversor usbxparalela mais nao serve mais acho o usbxserial deva funcionar mais pra isso preciso de um programa para testar....

tenho onde testar o pragrama direto em uma porta serial de verdade.. se funcionar eu testo com o conversor..

se alguem puder me ajudar
agradeço
"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência.
A perfeição,portanto, não é um ato isolado. É um hábito".
Aristóteles
pomboeletronic
Nibble

Mensagempor rubenprom » 07 Fev 2007 00:05

para gravar nos micros 89S8252/8253 via porta serial, voce pode montar um simples circuito indicado na pagina do Lancos (www.lancos.com) , e baixar o software PonyProg.
Eu tou tentando fazer um programa que utiliza o mesmo circuito da pagina da Lancos, mas porem para poder gravar o AT89S52/51 que o PonyProg nao faz.
rubenprom
Byte

Mensagempor pomboeletronic » 07 Fev 2007 20:29

Eu escrevi para o asimkhan@sat.net.pk, kswichit@kmitl.ac.th
http://www.kmitl.ac.th/~kswichit/IspPgm ... gm30a.html
eu pedi a ele pra fazer alguma modificaçao no programa para utilizar a porta serial ou implementar algum tipo de conversor usb, falei sobre o FT232 ou FT245...
ate me ofereci para fazer a auteração no programa mais ate agora nada...
"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência.
A perfeição,portanto, não é um ato isolado. É um hábito".
Aristóteles
pomboeletronic
Nibble

Mensagempor sandei » 07 Fev 2007 21:21

Vamos lá 8253 , quem estiver utilizando este micro para gravação via Porta Paralela atenção !

Tem Algumas portas paralelas que não são compativeis portanto atenção , já ocorreu este problema com um amigo meu, espero que sirva de alerta .

Fabio..
sandei
Byte

Mensagempor rubenprom » 08 Fev 2007 00:31

Eu montei este circuito

Imagem

e funcionou muito bem para gravar o AVR, segundo no site, serve tb para o AT89S8252 e o AT89S8253, utilizando o PonyProg.
Tou "tentando" desenvolver um programa que possa gravar os demais microcontroladores da linha AT89SXX, pois a exemplo do gravador :

http://www.kmitl.ac.th/~kswichit/IspPgm ... gm30a.html

utiliza a porta paralela, porem em modo serial, acredito eu que ele utilizou deste jeito, pois a porta paralela garante 5V e nao haveria problema de queimar o processador. (Me corrijam se eu tou enganado). Nao significa que a porta serial vai queimar o processador, se tiver os devidos cuidados, colocando os diodos, resistores, etc.

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor Maurício » 08 Fev 2007 15:36

Ei, Ruben !

No lugar desses diodos 4148, não seriam zeners de 5V ??

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor rubenprom » 08 Fev 2007 15:56

Isso Mesmo, Mauricio, sao Zenners de 5V!
rubenprom
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 20 Mar 2007 22:11

Ola Senhores.
Alguém conseguiu gravar o AT89S8253, ou não? Pois aqui em Campinas só estão vendendo destes e não consigo de jeito nenhum gravar neste camarada. Comprei três peças e estão todas paradas.
Se alguém tiver algum sucesso poste a receitinha milagrosa aqui por favor.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor rubenprom » 22 Mar 2007 14:40

Olá Ricardo

Voce pode montar os circuitos que estão no topico fixo de este forum sobre o 8051. Um deles é o que cita nosso colega pomboeletronic. No começo quando eu montei, levei tb muito trabalho para poder gravar, mas descobri que era muitas vezes mau contato.

Agora, se voce tiver oportunidade de mudar para outro microcontrolador mas de core 51 tipo p89c51rd2, nao duvides, pois gravar pela porta serial é mais facil, e a montagem do circuito tb. Eu montei consegui uma dessas peças e montei um circuito bem simples e funcionou de nao de primeira, mas acho que nao passou da terceira tentativa.

Agora, seria uma boa ideia se o pessoal do forum, mas especificamente, alguem que vendesse esses processadores, ou se juntar e comprar um monte de esses e depois dividir justamente, ou poder fazer uma encomenda desses p89C51RD2, ou tambem,um moderno como DALLAS DS5000, ja nesse ultimo que citei nao haveria necessidade de um RAM Externa, ja que este vem com 32K de RAM!.Enfim, existem varios! sendo a programação via porta serial, ja se ganha um valioso tempo

Ruben

PD:

ERRATA:

Pena que esse DS5000 ta com um preço muito alto, ou seja ta fora da casinha pra começar!
rubenprom
Byte

Mensagempor mastk » 23 Mar 2007 14:28

Estou com msm problema do ricardo, é serio que existe um lote condenado de at89s8253? Não a nada que possamos fazer com esses caras?
mastk
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 25 Mar 2007 09:41

Ola Senhores.
Descobri um detalhe os CI’s da família HC são mais utilizados por serem High Speedy, mas para nossa aplicações (níveis TTL) é recomendado utilizar a família HCT, pois a mesma é compatível com TTL.
Achei um pouco estranho, pois eu sempre liguei CI CMOS em circuitos TTL e funcionaram perfeitamente.
Mas a essa altura do campeonato se alguém falar que o funcionamento é garantido colocando uma fitinha da nossa senhora do Bonfim no circuito, eu vou até Aparecida no Norte pegar a fitinha!!!
Depois eu posto os resultados.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Eudes » 26 Mar 2007 17:48

Olá pessoal

Eu estou gravando muito bem o AT89S8253 com este software e com o cabo AEC-ISP
Quanto ao problema de ficar lento, no meu caso era interferência, melhorei minha placa principalmente na região do cristal e está tudo normal fiz todos os testes inclusive gravação na EEPROM, que deve ser observado o datasheet, pois tem diferenças para o AT89S8252 (WMCOM mudou para EECOM) em C pode ser o mesmo programa porem em ASM tem que efetuar mudanças.

http://ikalogic.com/isp.php

Este link tem o software, que na minha opinião é o melhor!

Eudes Faria
“Não existe problema sem solução o que existe é falta de atenção”
Eudes
Bit

Anterior

Voltar para 8051