Bina serial.

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor LeandroPIC » 28 Ago 2007 12:37

VC não vai usar MAX232!

No lugar vc vai usar um acoplador optico, vou ver o esquema aqui e depois eu posto.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor ernande_filho » 28 Ago 2007 14:52

LeandroPIC escreveu:VC não vai usar MAX232!

No lugar vc vai usar um acoplador optico, vou ver o esquema aqui e depois eu posto.

LeandroPIC, os níveis de tensão do protolo RS232 é diferente dos níveis de tensão TTL.

Se vc usar um acoplador diretamente, vc irá queimar o componente.

o uC trabalha com nível TTL (0V e 5V) e o PC com RS232 (-12V/+12V)
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor faba1 » 28 Ago 2007 18:05

Ok, LeandroPIC,

Se não conseguir postar aqui envia pro meu e-mail
farose[arroba]bol[ponto]com[ponto]br.

Vou retornar o teu e-mail com o meu esqueminha, e vou mandar também pro Ernande. Talvez consiga desenhar até hoje à noite...

Valeu!
faba1
Bit

Mensagempor zielpunkt » 28 Ago 2007 18:37

faba1,

O que vc chama de "acoplamento adequado entre o MT8870 e a linha"? Ele está isolado por trafo ou via capacitores? E o que vc chama de MT8870 "deixa de funcionar"? O oscilador dele para de funcionar? Já verificou com um osciloscópio como o sinal chega, antes e depois de conectar o RS do PC? Eu acho que o teu problema é isolar a linha telef (isolação galvânica) do resto do circuito. Os referenciais de terra podem estar matando o sinal DTMF por interferirem na linha e ai para tudo mesmo. Pra isso, usa um trafo 1:1 com o lado da linha acoplado por um capacitor de 1uF (pol metal) e o secundário com capacitor 100nF pro MT e faz uns testes.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor LUCK » 28 Ago 2007 19:28

O que o Lendro está falando é de algo assim, provavelmente:

Imagem

O lado do computador irá ficar com 12 volts e o lado do microcontrolador com os 5 Volts...sem precisar do max232... e não vai "QUEIMAR". :wink:

No teu caso você não vai precisar de tudo isso... talvez possa eliminar os LEDs e compontentes anexos.

Obs.: Veja que os terras são diferentes.

http://www.kmitl.ac.th/~kswichit%20/Rs2 ... Rs232.html
LUCK
Byte

Mensagempor faba1 » 28 Ago 2007 23:03

zielpunkt escreveu:faba1,

O que vc chama de "acoplamento adequado entre o MT8870 e a linha"? Ele está isolado por trafo ou via capacitores? E o que vc chama de MT8870 "deixa de funcionar"? O oscilador dele para de funcionar?...

Zielpunkt, o MT8870 é isolado da corrente contínua da linha telefônica por 2 capacitores de 100nF em série com resistores de 100K (uma série capacitor-resistor para cada linha, é claro...)
Quando digo que o MT8870 deixa de funcionar, quero simplesmente dizer que suas saídas Q1 a Q4 (pinos 11 ao 14) deixam de apresentar novas mudanças de estado lógico quando o cabo serial está conectado. É como se ele deixasse de reconhecer os tons... Quanto ao osciloscópio, naum tenho não... :( Um amigo tá tentando agendar um encontro com um cara que tem, já fazem uns 10 dias, mas até agora nada...
Quanto à isolação galvânica, a sugestão é válida...

Luck, era isto mesmo o que eu estava querendo!
O link que você colou explica porque foi desenvolvido o circuito: "This can be necessary when the target system works at a completely different voltage level, or when earth loops must be avoided." Acho que pode dar certo. Vou testar, depois retorno!

Obrigado a todos!
faba1
Bit

Mensagempor zielpunkt » 29 Ago 2007 21:01

A idéia do Luck é boa e deve funcionar. Mas, ainda assim, se está pensando em produto comercial, deveria considerar uma isolação galvânica entre qualquer referencial (AC/sinais/DC) do seu circuito e a linha telefonica. Capacitor não oferece isso da forma necessária, infelizmente. Se quer um exemplo disso, pesquise e faça uma comparação entre os antigos (?) modems para PC, tipo da USRobotics, que utilizavam trafos de acoplamento na linha, e os de baixíssimo custo, que utilizam capacitores para essa tarefa: estes últimos quase sempre apresentam ruídos, roncos, quando funcionavam. Compensa pensar no caso.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 30 Ago 2007 12:18

LUCK escreveu:O que o Lendro está falando é de algo assim, provavelmente:

Imagem

O lado do computador irá ficar com 12 volts e o lado do microcontrolador com os 5 Volts...sem precisar do max232... e não vai "QUEIMAR". :wink:

No teu caso você não vai precisar de tudo isso... talvez possa eliminar os LEDs e compontentes anexos.

Obs.: Veja que os terras são diferentes.

http://www.kmitl.ac.th/~kswichit%20/Rs2 ... Rs232.html

é isso ai.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor faba1 » 31 Ago 2007 10:29

zielpunkt escreveu:A idéia do Luck é boa e deve funcionar. Mas, ainda assim, se está pensando em produto comercial, deveria considerar uma isolação galvânica entre qualquer referencial (AC/sinais/DC) do seu circuito e a linha telefonica. Capacitor não oferece isso da forma necessária, infelizmente. Se quer um exemplo disso, pesquise e faça uma comparação entre os antigos (?) modems para PC, tipo da USRobotics, que utilizavam trafos de acoplamento na linha, e os de baixíssimo custo, que utilizam capacitores para essa tarefa: estes últimos quase sempre apresentam ruídos, roncos, quando funcionavam. Compensa pensar no caso.

Ok, zielpunkt, muito obrigado pela dica! Vou ver ser encontro algum e examinar este estágio do circuito, para ter idéia de como fizeram... Existe esquema dessas placas?
faba1
Bit

Mensagempor faba1 » 31 Ago 2007 11:18

Zielpunkt, acho que o que você disse é parecido com o que existe no link abaixo:
http://www.tkk.fi/Misc/Electronics/circ ... rface.html
faba1
Bit

Mensagempor zielpunkt » 31 Ago 2007 12:08

O link é uma boa fonte de referência, principalmente o tópico que trata dos circuitos que usam "dry transformers". A vantagem é que, dessa forma, pelo trafo não flui DC (apenas o sinal desejado), sendo então menos crítica a sua escolha ou desenvolvimento. No seu caso, seria a escolha natural, mesmo porque você só fica "monitorando" os sinais da linha (não precisa "tomar a linha" - pode esquecer o "DC patch") e obtém assim a total isolação entre circuitos. Normalmente pequenos trafos resolvem. Vai pesquisando por aí...

Abço.
zielpunkt
Byte

Anterior

Voltar para 8051