por RobL » 28 Dez 2008 17:56
A Atmel deveria considerar minha propaganda:
Obviamente respeitando sempre a velha questão, a melhor ferramenta é a que melhor nos serve, mas posso afirmar que os AVRs em relação a PIC, 51, holtek, HCs cobre todos com vantagens, ou seja, usando um AVR os demais são subconjuto deste, sim, em quase tudo.
Não há o que pensar, AVR. Por que:
1- Tem preço menor que PIC, compatível com 51. Um ATMEGA8, basicão, se encontra a R$3,50 e bate fácil praticamente toda linha 18F e 16F da MC, sem USB e outros mais específicos. O ATmega 8 tem 4kword 1K SRAM e 512 EEPROM, ADC 10 bits, 3 timers, multiplicação por Hw, osc interno, comparador, usart, SPI, 3canais PWM, diversos modos PWM, bootloader protegido, wdt e bod programável, etc, etc. Com 16Mhz = 16MIPS!!! Muito mais estabilidade que um oscilador PIC a 48Mhz e maior F para um 51.
2- Compilador poderoso free AVRGCC (sim o GCC do linux modificado) e outros não free.
3- Stack real (como no 51P)
4- Periféricos a dar com pau, com propriedades incríveis, como os simples timers, adc com cancelamento de ruído, entradas alimentação separadas,etc. Ótima estabilidade em ambiente rudidoso.
5- Registradores de 16 bits , 3 apontadores 16bits (x,y,z)
6- Registro com 16 bits artimética com 16b.
7- E agora pasmem, 32 registros work ( no pic apenas 1 o Wreg familia 18F 16F ou 12F) ou o mesmo que 32 ACUMULADORES (ACC) alem de RAM interna e externa !!!!
8- RISC 20Mhz <=> 20MIPS
9- Portanto, melhor eficiência em C de todos os micros do mercado de 8 bits.
10- Portas com registro exclusivo para leitura (entrada).
11- ETC, etc e bota etc nisso.
Em resumo, faz tudo que um 51 faz, muito mais que um PIC, simples ou não, com a mesma facilidade de ambos.
Quer mais, em 8 bits, com eficiência de alguns ARMs? XMEGA com DMA, Cripto e outros.
Aí se fica na mesma de sempre, quem vai mudar sua plataforma, suas ferramentas, se o cara consegue fazer o que quer com o que tem?
Quem estiver disposto a migrar, em 8 bits, não perca tempo, AVR, pois creio que nenhum fabricante lançará algo novo em 8 bits mais eficiente.
Editando esse final aqui, os PICs se quer tem instrução de comparação . Não sei se engatilharam isso nos 18F.
Editado pela última vez por
RobL em 02 Jan 2009 10:42, em um total de 1 vez.