por sisae » 03 Mar 2010 11:05
Eu acredito que ele não vai sair disso tao cedo, estava eu na semana passada conversando com o Queiroz, estes MP3 Paraguai-China, que tem um mini display estreitim, nós estavamos analisando eles e algo me supreendeu. todos são cores Z80. melhorados claro, mas com todas as instrucoes ali iguais.
a questao do 8051, é que sua plataforma é simples, decomplicada, basta analisar seus opcodes, colocar um ARM pra controlar um portão, é como matar Pardal com cartucheira.
Claro, tenho em meu laboratoio 8051, AVRs, PICs, ARMs, Cypress, NXP, ATMEL... aff, nem sei quantos tenho aqui.
mas na verdade ainda ganho muito com 8051.
São projetos mais populares, tenho em desenvolvimento placas para controle predial, tudo por AT89C2051, nao custa 2,00. funciona que sobra.
E na verdade das verdades. Discutir qual usar, isso não vai levar a lugar algum, devemos ter o bom senso na qualidade, custo, performance, tempo de desenvolvimento e outros parametros.
Gosto muito do 8051, é muito prático, as vezes faz até milagres.
Não descarto em hipotese alguma de usar AVR ou ARM em algum projeto. Vai depender destes parametros, eles estao aqui pra hora que eu precisar.
Os MCUs retornou para nós o que havia acontecido nos anos 70/80. Pra quem lembra, a Torre de Babel.