tem como acessar memoria ram externa em C?

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: tem como acessar memoria ram externa em C?

Mensagempor renan-papaco » 06 Ago 2013 07:20

lopesjm escreveu:Olá Renan,

Se o LED que você ligou no pino de /WR ficou com menor intensidade, então o sinal de /WR está em atividade.

Jorge

o pino /WR fica em atividade muito rapidamente mesmo se programar a escrita em um tempo maior, tipo 2 segundos?
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Mensagempor lopesjm » 07 Ago 2013 22:39

Olá Renan,

Como eu lhe disse no post anterior, os sinais de /WR e /RD são pulsos. Não dá pra ver com LED, multimetro. Somente com osciloscópio. Mesmo fazendo escrita em 2 segundos, o que vai acontecer é que o sinal vai pulsar a cada escrita durante 2 segundos.

Algo semelhante a isto:
Código: Selecionar todos
/WR -------------------- ------------------- -------------------- (HI)
                        _                   _                     (LOW)

(É o que foi possível desenhar em caractere.)

A cada vez que o sinal desce, é uma operação de escrita em memória externa (RAM ou I/O).

Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor renan-papaco » 08 Ago 2013 00:28

hm... pode ser... mas oq vc acha.. meu código realmente funcionou? as vezes a compilação acontece mas o programa não roda...
devo analisar melhor esse circuito q fiz e monitorar o /WR com o osciloscopio msm
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 10 Ago 2013 20:41

pois é... não funcionou.

usei o osciloscópio aqui e ele não detectou nenhuma atividade no pino WR... meu codigo não deu nada certo.

só tenho medo de programar em ASM pq sei q os erros serão praticamente impossíveis de serem encontrados. imagina depurar um programa de 64KB??? ia morrer tentando!

oq eu faço? preciso aprender a dominar os recursos externos do 8051... preciso fazer projetos com ele...anos e anos querendo isso...
renan-papaco
Byte

Mensagempor lopesjm » 11 Ago 2013 18:56

Olá Renan,

Quero saber qual a base de tempo que usou e quantos volts/div está ajustado para ver a amplitude no osciloscópio.

O seu circuito funciona alguma coisa ? Qual cristal está usando ? Consegue piscar um LED num pino ?

Está usando microcontrolador com flash eu está gravando eprom ?

Se for mcu DIP, veja se tem algum sinal nos pinos 18, 19 (cristal oscilador). Use ponta de 10M Ohm. Tem que aparecer uma senoide de pequena amplitude. Cerca de 1 volt ou menos. Depois veja o pino 29 e 30. Veja se pino 31 está aterrado para usar EPROM ou em +5V para usar memoria interna FLASH.

Se tudo estiver funcionando, grave este código e veja se o pino /WR está pulsando:

Código: Selecionar todos
/* Teste do pino /WR */

#include <8051.h>

xdata at 0x8000 unsigned char temp;
void main(void)
{
  while(1)
  {
    temp=0x55;      // escreve 0x55 na posição 0x8000 de uma memória externa ou I/O.
  }
}

Se está com pressa em aprender a usar o 8051, sugiro um curso. Há vários no mercado. Escolha um que tenha algum kit com os recursos que hardware que você quer aprender: RAM, I/O, etc. Aprender sozinho é possível, porém demanda mais tempo. Parece que você precisa de uma base maior em eletrônica digital ou até mesmo lógica.

Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor renan-papaco » 13 Ago 2013 23:33

olha... o circuito funciona... ja medi a atividade do cristal no osciloscopio, ja medi a atividade em outros pinos e opera de boa... tenho outra eprom pra testa-lo. consigo piscar um led em qualquer pino q programo em P1 e P3, ja que estou usando um 8052 original da intel.

noções de eletrônica digital e em logica eu já tenho... tanto que já projetei circuitos lógicos e inclusive já cheguei a usar alguns com os microcontroladores q possuo.

o negócio é que eu só preciso de um código que funcione, e a partir dele eu vou desenvolver um codigo mais avantajado... eu não posso pagar um curso...alias, aqui se quer existe o curso pra 8051... tudo que sei até hj deste chip eu aprendi sozinho.
renan-papaco
Byte

Mensagempor lopesjm » 14 Ago 2013 12:09

Olá Renan,

Teste o código que te passei. Se precisar em assembly, eu posto.

Quando for apagar uma eprom, NUNCA olhe para a luz ultravioleta do apagador. Ela tem grande quantidade de energia e pode queimar a retina (parte onde se forma a imagem no nosso olho) deixando cego de forma pernamente. Tenha esse cuidado e tudo correrá bem. Também não deixe leigos usarem esse tipo de luz sem esses cuidados. É nossa responsabilidade zelar pela saúde de todos. No laboratório, tudo pode acontecer se não tomar cuidado.

Também quando for soldar algum componente, NÃO respire aquela fumaça. Use algum exaustor e tenha um ambiente que circule o ar. A fumaça proveniente da solda contém substâncias cancerígenas.
Procure informações nos fabricantes de solda (COBIX, por exemplo)
http://www.cobix.com.br/pagina.php?p=fispq preencha para receber a Ficha de Informação de Produtos Quimicos da solda que você usa.

Sei que desviei do assunto, mas achei importante citar estas informações.

Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor renan-papaco » 15 Ago 2013 17:09

lopesjm escreveu:Olá Renan,

Teste o código que te passei. Se precisar em assembly, eu posto.

Quando for apagar uma eprom, NUNCA olhe para a luz ultravioleta do apagador. Ela tem grande quantidade de energia e pode queimar a retina (parte onde se forma a imagem no nosso olho) deixando cego de forma pernamente. Tenha esse cuidado e tudo correrá bem. Também não deixe leigos usarem esse tipo de luz sem esses cuidados. É nossa responsabilidade zelar pela saúde de todos. No laboratório, tudo pode acontecer se não tomar cuidado.

Também quando for soldar algum componente, NÃO respire aquela fumaça. Use algum exaustor e tenha um ambiente que circule o ar. A fumaça proveniente da solda contém substâncias cancerígenas.
Procure informações nos fabricantes de solda (COBIX, por exemplo)
http://www.cobix.com.br/pagina.php?p=fispq preencha para receber a Ficha de Informação de Produtos Quimicos da solda que você usa.

Sei que desviei do assunto, mas achei importante citar estas informações.

Jorge

disso aí eu já sei... a lâmpada UV que tenho é de 15 watts, cabe certinho numa mala preta aqui na qual só ligo quando a mala está fechada... ja cheguei a ve-la acesa e nem senti nada nos olhos... mas sei que é prejudicial olhar pra ela diretamente por muito tempo.

quanto a fumaça da solda... só soldo alguma coisa com um ventilador ligado e a janela aberta... a fumaça tem bastante benzeno que sei q é cancerigeno em pessoas mais pré dispostas a isso. o benzeno em quantidades grandes pode até matar n a hora!

quanto ao circuito aqui eu testei o código que vc postou... mas ainda sim não funcionou. se ao menos for possível usar algum port do 8051 como barramento bi direcional já é uma grande ajuda. eu só quero isso pra expandir as portas do 8051, adcionando mais portas de entrada.
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 07 Jan 2014 19:10

bem...a questão aqui foi ressucitada! e ai alguem tem ideias de como podemos recontinuar o assunto la no outro tópico q criei?

Imagem

eis aqui o esquema e como expliquei anteriormente...o ls374 não está ai por falta de espaço e por preguiça... mas ainda sim da pra entender.. o 74LS138 selecionará um de seus pinos via endereçamento...e de acordo com o mapeamento seu endereço de ativação é apartir de 2000h(depois da EPROM que no caso seria 0000h até 1FFFh)tem também um inversor no pino WR pois o pulso pra habilitar o latch é positivo... em fim tudo isso fica inutil por conta do fato do pino WR estar sempre inativo...suspeito que seja meu compilador q tenha sido modificado pra não considerar as rotinas de leitura de RAM E I/O externa pois analisei os headers com outro SDCC e vi q tem tamanhos diferentes...será q é isso q está impedindo meu progresso?

e tbm tenho uma coisa a dizer... substitui minhas EPROMS por flashs 29F020 e 040...são ótimas e os pinos sobressalentes mando logo pro GND... na placa q fiz ela endereça 32KB...decidi parar de usar eproms nos meus testes...dá pena de queima-las em tantos testes...se bobear até vendo pra comprar memórias flash...
renan-papaco
Byte

Mensagempor andre_luis » 07 Jan 2014 19:26

Renan,

Eu não participei desse tópico aqui, então vamos lá...
Você postou uma imagem no outro post, e a 1a observação que faço é o fato de não estar observando conexão dos pinos RD e WR:

Compare seu circuito com o outro mais abaixo:

Imagem

Referencia:
Imagem

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renan-papaco » 07 Jan 2014 19:38

andre_teprom escreveu:Renan,

Eu não participei desse tópico aqui, então vamos lá...
Você postou uma imagem no outro post, e a 1a observação que faço é o fato de não estar observando conexão dos pinos RD e WR:

Compare seu circuito com o outro mais abaixo:

Imagem

Referencia:
Imagem

+++

pra começar meu circuito nem tem RAM externa... além disso numa RAM a escrita é habilitada em level0...um 74LS373 ou 374 tem o latch habilitado em uma rampa de subida se não me engano...
renan-papaco
Byte

Mensagempor andre_luis » 07 Jan 2014 20:42

Renan,

Vamos á questão:

renan-papaco escreveu:
andre_teprom escreveu:Eu não participei desse tópico aqui, então vamos lá...
Você postou uma imagem no outro post, e a 1a observação que faço é o fato de não estar observando conexão dos pinos RD e WR...

pra começar meu circuito nem tem RAM externa... além disso numa RAM a escrita é habilitada em level0...um 74LS373 ou 374 tem o latch habilitado em uma rampa de subida se não me engano...

Só que agora quem não está entendendo mais nada sou eu...
O fato é que ao observar uma de suas últimas mensagens, você estava mencionando problema de inatividade no pino WR:

Mensagem por renan-papaco » Sáb Ago 10, 2013 8:41 pm
pois é... não funcionou.
usei o osciloscópio aqui e ele não detectou nenhuma atividade no pino WR... meu codigo não deu nada certo.

Porém, esse pino WR ( e também o RD ) são usados na leitura de memória RAM.
O problema é que você acabou de mencionar logo acima que não está utilizando RAM externa.

Estou tentando pegar a linha de raciocínio, mas não estou conseguindo...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 07 Jan 2014 21:03

Andre, acho que o Renan quer usar uma RAM externar e disso que começar piscando um LED para confirmar se está tudo OK.

Assim, o problema que ele deve ter é o mapeamento de memória no compilador ou a configuração do 8051, o hardware deve estar certo.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Jan 2014 21:14

Entendi, era um circuito apenas com o propósito de debugar o problema...

+++
andre_luis
Dword

errei de topico...foi mal!

Mensagempor renan-papaco » 07 Jan 2014 21:39

caras...vc não se ligam q o pino WR também é pra escrita em periféricos de saida? WR é o unico sinal q se usa pra escrever num registrador...claro tem interrupções, timers e etc... mas isso depende do periferico em questão... e oq é uma memoria SRAM? nada mais que um montão de registradores agrupados dentro de um CI... entenderam agora? usar RAM externa é outra parada...eu q ressucitei o topico errado me desculpem!!! e para todos os efeitos os comandos Xbyte também serviriam pra escrever e ler um dado num endereço especifico...oq pode ser feito numa ram externa!
renan-papaco
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para 8051