Renan Papaco:

Agora se acalme, você não é burro não. Se eu consigo fazer um programa, qualquer pessoa consegue, acredite.
No começo é F*** prá caramba mesmo. De verdade. Quase todo mundo passou exatamente por isso. A diferença está em quem desistiu e quem insistiu.
Vamos começar então pelo começo: especifique em riqueza de detalhes o que você quer fazer no teu projeto. Quanto menos abstrato e mais claro, melhor, por exemplo:
"eu quero fazer um projeto, que terá 10 botões. Eu terei uma saída, e para cada botão pressionado, quero que num pino saia uma nota musical: o primeiro botão será 'dó' (342Hz), o segundo será 'ré' (354Hz) e assim por diante. Ao mesmo tempo quero que em outro pino fique oscilando em 150Hz por causa deste motivo ou aquele. Um terceiro pino terá um led quero que fique piscando com 3Hz enquanto o programa estiver rodando, e um quarto pino terá um led que ficará aceso por no máximo meio segundo quando um botão for pressionado".
(aquelas frequências ali eu inventei, eu não sei quais são as frequências das notas musicais). (ah, e aquela especificação ali é só um exemplo que inventei também).
Então, a primeira coisa que deve fazer e escrever aqui: especifique o que você fazer, que resultado espera do teu projeto, com a maior riqueza de detalhes possível, para então passar prá famigerada segunda etapa: fazer um fluxograma.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.