Medir corrente ou força do motor com 8051

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Medir corrente ou força do motor com 8051

Mensagempor RaioLaser » 02 Fev 2015 14:40

Boa tarde Galera,

Eu tenho uma PCI aqui com circuito microcontrolado pelo 8051. Ele basicamente controla dois motores dc, e o meu problema está no ponto que quando os motores por algum motivo externo "travam", a programação faz desligá-los como um dispositivo de segurança.
Eu precisei criar uma programação para uma PCI parecida.
Consegui criar normalmente mas não consigo e não faço ideia de como criar esse "dispositivo de segurança" para controlar essas situações.
Acredito que seja medindo a corrente mas na PCI que tenho aqui não existe nenhum módulo ou circuito para essa função e eu desconheço qualquer função deste tipo no 8051.

Eu utilizo o 89s52 com linguagem C.

Se puderem me dar uma luz, serei muito grato!

Muito obrigado.
RaioLaser
Bit

Re: Medir corrente ou força do motor com 8051

Mensagempor EvandrPic » 02 Fev 2015 14:48

Verifique se esse microcontrolador ( 89s52) tem conversor AD (Analógico/Digital). Se tiver, faça a proteção monitorando a corrente.

RaioLaser escreveu:Boa tarde Galera,

Eu tenho uma PCI aqui com circuito microcontrolado pelo 8051. Ele basicamente controla dois motores dc, e o meu problema está no ponto que quando os motores por algum motivo externo "travam", a programação faz desligá-los como um dispositivo de segurança.
Eu precisei criar uma programação para uma PCI parecida.
Consegui criar normalmente mas não consigo e não faço ideia de como criar esse "dispositivo de segurança" para controlar essas situações.
Acredito que seja medindo a corrente mas na PCI que tenho aqui não existe nenhum módulo ou circuito para essa função e eu desconheço qualquer função deste tipo no 8051.

Eu utilizo o 89s52 com linguagem C.

Se puderem me dar uma luz, serei muito grato!

Muito obrigado.
EvandrPic
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 02 Fev 2015 16:02

Manda uma foto da placa que fica mais fácil......
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 02 Fev 2015 19:23

RaioLaser escreveu:o meu problema está no ponto que quando os motores por algum motivo externo "travam", a programação faz desligá-los como um dispositivo de segurança.

O que voce descreveu aí lembra um pouco o funcionamento do circuito de controle de vidro elétrico de automóveis.

O funcionamento dele é bem primitivo, com 2 transistores montados numa topologia de um flip-flop, com 2 transistores um de costas pro outro ( digamos, Q1 e Q2 ), memorizando o estado da saída. Primeiramente, ao voce acionar o botão de levantar o vidro, um dos transistores Q1 irá conduzir, e o motor será alimentado normalmente pelo rele, mas quando o vidro atinge o teto da porta, há uma sobrecorrente devido ao "travamento" do motor, e esse pulso passa por um circuito C-R ( capacitor-resistor ) que nessa ordem, atua como um diferenciador, deixando passar apenas um pulso, que irá acionar o outro transistor Q2, invertendo o estado do flip-flop, e assim desligando o rele na saída.

Não sei se isso ajuda a simplificar as coisas, mas de qualquer modo infelismente não achei nenhum vestigio desse circuito nos meus arquivos.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor jalves » 03 Fev 2015 12:29

jalves
Bit

Mensagempor ze » 12 Fev 2015 10:31

antes tarde do que nunca...

De fato a dica do transistor foi show de bola...
Permita-me outra...
Tente medir a corrente com o motor travado. Segure-o momentaneamente e faça a medição.Seja rápido. Com o valor da corrente em mente basta colocar um resistor bem baixo típico 0,1R e série com o motor, um filtrinho rc básico, aplique na entrada de um comparador qualquer tipico LM393, na outra um divisor resistivo a partir do +5, cujo valor seja próximo do da corrente medida. Passou do valor, gera um interrupt e ... bom... acho que paro por aqui pois vc já deve ter entendido... ou não
Se o mc possuir comparador, vc está com a faca e o queijo na mão
ze
Dword

Mensagempor RaioLaser » 11 Jun 2015 10:49

Desculpa a demora,
Muito obrigado pela ajuda galera, foi de grande utilização para mim!
RaioLaser
Bit

Voltar para 8051