Eletricidade estática em Módulos LCD

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Eletricidade estática em Módulos LCD

Mensagempor brasilma » 02 Set 2007 19:01

Olá Amigos,

Dei uma pesquisada aqui e na NET e não achei muita coisa, então pensei ser interessante iniciar um tópico sobre o assunto para ver o que se sabe do problema e soluções.

Bom o que se sabe, por causa das muitas recomendações de todos os fabricantes destes módulos, é que são extremamente sensiveis a eletricidade estática.

Porem as recomendações se resumem a parte de manipulação durante a sua montagem.

Semana passada, acabei esbarrando com um problema que me perseguia a pelo menos 6 meses, um equipamento nosso de vez em quando ficava com o display "maluco", segundo os clientes.

O problema era muito dificil de se detectar, pois em alguns lugares acontecia e em outros não, em alguns lugares acontecia uma vez por dia, e assim vai. Tentando simular em laboratório não conseguiamos reproduzir, acabamos até melhorando a imunidade do aparelho em relação a outros problemas mas este persistia.

A grande sacada veio de uma cliente que falou que o problema se deu quando uma funcionária passou a mão por cima do aparelho, sem nem ao menos ter tocado.

Fui na empresa e fiquei a tarde toda acompanhando e nada.

Como já suspeitava da estática, liguei o aparelho na empresa próximo de uma máquina de embalagem que gera mais de 1000V de estática, e não é que o display fica louquinho.

Encontrado uma forma de simular o problema, comecei a trabalhar em uma solução, usei um fio curto de 0,5mm aterrando o mesmo diretamente ao terra da fonte, abaixei os resistores de pull-up dos sinais de controle, aterrei todos os pinos que não eram utlizados, e o problema praticamente desapareceu, podemos dizer uns 1000% melhor, creio que agora a ocorrencia em campo será muito dificil ou desaparecerá de vez.

E você já passaram ou viram isso, o que fizeram ou foi feito.

Abraços,
MArco(s).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor KrafT » 02 Set 2007 22:21

Eu tive problemas de LCD queimar por conflito de barramento na hora de ler busy flag, sempre em caso de descargas atmosféricas...

Inicialmente, no cliente, eu coloquei resitores de 1k em série com os 4 pinos de dados. Depois removi a checagem do busy flag. Assim não queimou mais , mesmo sem resistores... Lá se vão 3 anos já...

Creio que o processador de perdia com o spike e fazia a m... Detalhe, equipamento todo aterrado, blindado, aterramento aferido e tal. Coisas de PIC.

Foi um probleminha chato que me fez ir para São Paulo 4 vezes... Pelo menos deu para perder um pouco de medo de avião...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor ze » 03 Set 2007 09:41

há alguns anos tivemos algo assim também. o display + cpu davam pau. só que o dsiplay era longe da cpu 8051. tivemos que colocar cabo blindado com malha. solucionou 99,99999%. mas de vez em quando aparece os 0,000001%! (não vou falar qual equipamento é pois pode ter um próximo de você!) talvez eu use a sua solução no futuro.

grato

:wink:
ze
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Set 2007 10:27

E você já passaram ou viram isso, o que fizeram ou foi feito.

Algumas vezes, quem ja homologou produtos sabe que o lugar preferido para dar descargar eletricas nos testes são os display's LCD.
Se quiser brincar compre uma cerca eletrica de uns 10Kv.
Coloque uma plalca de circuito impresso virgem e um plastico contact colado nela.
Coloque seu equipamento em cima do contact.
Coloque uma das pontas da cerca presa na placa de circuito impresso virgem
Passei com a outra ponta da cerca sobre seu equipamento.
Compre cerca eletrica porcaria, sem circuito de detecao de fio aberto.
SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 03 Set 2007 12:35

Olá Todos,

Mas uma coisa que não comentei a CPU continuava funcionando normalmente, se fossem dados comandos o sistema obedecia, quem saia do ar era apenas o display.

Minha idéia sobre esses módulos, é que como sabemos, os LCDs consomem uma "miséria" de corrente para funcionar, consequentemente os circuitos que os acionam devem possuir impedâncias grandes, o que explicaria a susceptibilidade.

Ô Edson este é aquele ultimo teste elétrico que se faz na homologação, né, para ver qual é a maior descarga elétrica que o aparelho suporta, depois do qual só sobra fumaça, rs, rs.

Brincadeira, descobri um outro jeito menos destrutivo de testar: um radio VHF ou UHF, posiciona a antena próximo do aparelho sob teste 50cm - 1m e aciona o PTT.

Lá no laboratório da NMI eles tem uma câmara CCD para visualizar o equipamento ensaiado, e para que ela não fique inoperante com o RF, foi colocada dentro de uma caixa metálica, com uma telinha metálica na frente da lente, tudo aterrado (gaiola de Faraday).

Talvez a solução para completar a blindagem de algum LCD critico, seja usar a mesma solução: uma telinha metálica (com fios bem finos) na frente do display, aterrada.

Abraços,
MArcos.
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Set 2007 12:46

Voce esta confundindo os testes:
Radio e para interferencia eletromagnetica
Descarga eletrica e para testes ESD
Isso que vc descreveu é ESD, nao tem nada a ver com radio.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 03 Set 2007 13:05

Olá Edson,

Sei disso, no caso do problema que verificamos, não sabíamos qual a fonte, e na verdade nem importava, desde que conseguísemos simulá-lo, para poder resolver.

Neste caso o uso do rádio mostrou-se eficiente, creio que o display seja igualmente frágil a estática ou RF.

Abraços,
MArco(s).
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Set 2007 13:10

Cada caso é diferente
No nosso 3V/m nao fez nada no display, mas uma descarga de 8K deixou ele doidinho.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 03 Set 2007 13:20

Mas como é essa descarga, direta - tipo um arco incidindo sobre oi circuito - ou outra?

Tbem não tenho controle de qtos V/M estou injetando, minha montagem é amadora, talvez seja até mais.
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Set 2007 13:49

A descraga segue a descricao que fiz nesse post, so que la se usa uma pistola ESD que vc controla a tensao e a carga, mas a ideia e a mesma.
Da uma olhada nesse pdf que da para entender um pouco como funciona.

http://grupocalibracao.com/downloads-fi ... ceeah2.pdf

Se vc ja esteve no NMI e aquela mesa do lado de fora proximo a camera que faz esses testes.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 03 Set 2007 18:55

Olá Edson,

Com certeza a sua técnica é valiosa, e seguramente um equipamento que permanecer integro após os testes está apto a trabalhar nas mais severas condições.

No caso do documento que indicou, existem basicamente dois tipos de ensaios a que foram submetidos os equipamentos médico-hospitalares, sendo que o segundo é o mais similar (e agressivo) ao que estamos conversando:

"• Transientes elétricos rápidos/rajadas (EFT/Burst): Este ensaio tem por objetivo verificar a imunidade dos equipamentos elétricos e eletrônicos quando submetidos a distúrbios transientes repetitivos, como os originados por interrupções de cargas indutivas, acionamentos de relés, etc."

Este tipo de interferência é pequeno se comparado com o que propôs, porem como comentei acima, dou todo o mérito ao teste, pois um equipamento que passar nele, dificilmente apresentará problema em algum outro.

Abraços,
MArco(s).
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Set 2007 19:19

Realmente o documento que lhe enviei nao tem o teste de contato que é o descrevi
Edson
EDSONCAN
Word

Voltar para 8051