Por favor, me expliquem o que significa sp, pc, carry, flag

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Por favor, me expliquem o que significa sp, pc, carry, flag

Mensagempor Renato Nogueira » 15 Set 2007 10:15

Estou lendo o livro APLICAÇÕES PRÁTICAS DO MC 8051, mas até agora não consegui entender nada sobre sp, pc, carry, flag... a única coisa que sei é que flag é o mesmo que bit.

Sem entender isso fica complicado, porque aparece muito coisas do tipo: carrega a carry, carrega o pc, faça isso com o flag... e assim por diante, então eu fico boiando.

Tenho quase certeza que isso não diz respeito a falta de atenção, mas sim devido a explicação superficial contida em apostilas e no livro que estou lendo.

Abraços
Renato Nogueira
Bit

Mensagempor Iran » 15 Set 2007 10:29

Nogueira,

PC é Contador de Programa, um registrador que sempre aponta para o endereço na memória onde a próxima instrução deve ser buscada para execução.

SP é o Ponteiro de Pilha (Stack Pointer) ele sempre aponta para o topo da pilha no 8051 ele é incializado em 7 e qdo um dado é posto na pilha ele é incrementado para apontar sempre pro topo, ou decrementado qdo um dado é retirado.

O flag de carry é o bit 7 do registrador PSW (Palavra de status do processador) e serve por exemplo para indicar que uma operação de adição não cabe em 8 bits.

Não sei se vc está seguindo um programa, mas o uso de um simulador executando esse programa passo a passo e acompanhando o que acontece com todos os registradores lhe ajudaria muito no aprendizado.

Sugiro o PDS-51 que pode ser obtido em www.phyton.com

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor ijftec » 17 Set 2007 12:23

Ola Nogueira!
Um simulador muito simples de se usar esta aqui http://www.controllertechnik.de/softwar ... torv2.html da uma olhada e carregue um arquivo *.hex pode ver os registradores, as portas P0 a P3 pode interagir nas portas para o programas fazer o que voce precisar. E ainda é simples para o aprendiz.

Visite www.ijftec.com
Inácio
ijftec
Bit

Curiosidade SDCC + PDS-52

Mensagempor gabriel_paz » 21 Set 2007 00:37

Alguém já utilizou o SDCC incorporado na versão gratuita do simulador PDS-52, o funcionamento fica satisfatório? Parece ser interessante, pois podemos simular o programa em C, eu realmente não conhecia um simulador que simulasse diretamente o código C do SDCC.
gabriel_paz
Bit

Mensagempor Iran » 21 Set 2007 09:26

Gabriel,

Eu uso, fica beleza a simulação.

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor gabriel_paz » 24 Set 2007 22:43

Oi Zé Iran.

E para criar o projeto com o SDCC, você usa apenas um editor com ele integrado (como o Context) ou usa alguma mini IDE (como o M-IDE)? O ruim desses dois que eu mencionei é que não tem uma integração fácil para compilação de múltiplos arquivos associados a um projeto, vi que no próprio PDS-52 é possível criar o projeto com múltiplos arquivos, mas não consegui habilitar a geração do arquivo .hex; se tiver alguma dica eu agradeço.

Um abraço.

Gabriel
gabriel_paz
Bit

Mensagempor Iran » 03 Out 2007 23:03

Gabriel,

Eu uso o próprio editor de texto do IDE PDS-51 (51 e não 52). Nunca fiz um programa com multiplos arquivos mas deve funcionar sim.

Não sei se respondi bem sua pergunta.

Zé Iran.
Iran
Word

Voltar para 8051