Esquentando o micro

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Esquentando o micro

Mensagempor niltonql » 19 Out 2007 17:53

Estou usando o AT89S8253 e estou tendo problemas com relação ao funcionamento imediato do circuito após ligar o mesmo. Depois que eu ligo, ele não responde corretamente aos comandos enviados serialmente pelo PC, mas depois de um tempo (minutos), ele começa a responder corretamente. :(

Outro problema que eu estava tendo, mas esse não tem importância - seria só por curiosidade, quando o micro-controlador respondia serialmente ao PC ele travava ou ficava lento. :?

Mais detalhes: Estou usando programação ISP através da porta paralela do PC com o CI HD74LS244P, cristal de 20MHz, capacitores do cristal de 10nF, comunicação serial com o CI MAX232N.

Qualquer outro detalhe eu posso fornecer na quinta-feira que vem.

Valeu! :D
niltonql

Re: Esquentando o micro

Mensagempor andre_luis » 22 Out 2007 07:56

niltonql,

1) Ao ligar o micro, algum ruido pode estar sendo gerado. Verifica se após a próxima tentativa, se ele responde corretamente.

2) O MAX232 está obsoleto, devido a problemas de ripple na geração da tensão de Bias negativa. O MAX233 é o substituto natural. ( porém não é pino-a-pino )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 22 Out 2007 09:35

detalhe interessante postato por nik no forum pic:
sinais ligados diretamente ao vcc e gnd podem gerar curto [e eventualmente aquecer o uC]. (mesmo sendo entrada). Vi sentido [para o pic, mas nada impede de se precaver com atmel tbém]. Portanto, prefira pullup/pulldown.
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 22 Out 2007 10:25

Troque o cristal e seus capacitores (verifique que estejam com valores corretos), troque os componentes do circuito de reset (verifique que estejam com valores corretos).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor niltonql » 25 Out 2007 09:14

andre_teprom,
valeu pela dica do max233.
se eu entendi sobre o ruído, depois de um tempinho o reset faria o micro funcionar, certo? Mas tinha que esperar um tempão.

lellis,
na verdade o micro não está esquentando no sentido literal, era só pra ironizar o fato de ter que esperar ra ele funcionar. :)

brasilma,
quanto ao circuito de clock, eu testei sem capacitor, com capacitor de 5pF e de 10pF, somente o de 10pF funcionou.
quanto ao circuito de reset, eu copiei do projeto de um colega, acho que está ok.
niltonql

Mensagempor brasilma » 26 Out 2007 12:41

Olá Nilton,

Me parece que o capacitor recomendado pelo fabricante é de 33pF;

Um teste que vc tbem pode fazer quando desejar, é usar um oscilador externo (um oscilador integrado por ex).

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor niltonql » 30 Nov 2007 07:40

Fala, Marcos!
qual é esse integrado?
onde vc leu que é 33pF o recomendado?

mais informações sobre o sistema: eu criei um teste para saber se o micro está funcionando corretamente: logo no início do programa, ele acende um LED que deve permanecer aceso por 3s. Quando o LED fica mais do que 3s aceso é sinal q o micro não está funcionando direito. Sendo assim eu fico dando reset até que o funcionamento normalize, depois disso eu não preciso me preocupar mais.
niltonql

Mensagempor Cláudio » 30 Nov 2007 08:11

Andre_teprom, de onde conseguiu a informação que o 232 está obsoleto?
O 233 nem é compatível, pois tem capacitores internos...
Abraço,
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor Meson » 01 Jan 2008 21:50

Enfrentei algo idêntico ao que vc falou agora nesta ultima semana, pensei ate q fosse praga sua! ahaha! Mas brincadeira a parte, por sorte adquiri recentemente um osciloscópio e dei uma olhada na forma de onda em cima do cristal, até pensei que seria uma forma de onda quadrada mas me surpreendi ela é uma senóide, bem vamos ao q interessa, reparei que uma das formas de onda estava com anomalia, troquei etaum os capacitores por uns mais confiáveis, e as ondas nos dois capacitores do cristal ficaram quase simétricas, e o problema parece ter acabado. De uma olhada se não é isso que esta acontecendo tbm com vc, troque os capacitores do cristal.

Falou!!! :D
Meson
Nibble

Voltar para 8051