timers

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

timers

Mensagempor kas... » 24 Out 2007 10:38

olá pessoal!!
estou aos poucos voltando a mexer com 8051, gostaria de uma ajuda pra entender melhor o T/C e como configura-lo corretamente.
estou tentando fazer ( em C) um contador de pulsos durante um determinado tempo ( RPMs) e estou com problemas pra usar os t/c..

se alguem puder... agradeço

uso o keil e at89s52---- xtal 24MHz.
kas...

Mensagempor Maurício » 24 Out 2007 14:38

Salve, kas...

Bem vindo ao fórum.

Se vc especificar suas dúvidas, fica melhor pros outros poderem te ajudar.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor brasilma » 24 Out 2007 19:30

São precisas mais informações, como por exemplo o limite máximo e mínimo de RPM com que pretende trabalhar, e a resolução que deseja, como o Maurício comentou...

De uma forma geral, vc pode contar os pulsos (T/C configurado como contador) por um intervalo de tempo determinado, e converter para RPM e exibir o valor.

Digamos que estipule a base de tempo em 0,5S, e ao final do período o contador estiver com 10, consequentemente seu sistema estará a 1200RPM.

Quando ler o valor zera o contador; sugiro usar uma interrupção para fazer isso e o laço principal cuida da multiplicação e exibição do valor.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor kas... » 26 Out 2007 09:39

Olá..
minha duvida é com a rotina do T/C, qual a melhor forma de eu programar ele p 0,5 seg e durante esse tempo ele contar pulsos.
vou contar no maximo 10000 rpms,
kas...

Mensagempor B-EAGLE » 26 Out 2007 18:00

uma forma de fazer é configurar o timer1 para gerar uma interrução a cada 0.5 sec e no momento dessa interrupção configurar o timer0 como contador do pino que vai estar ligado seus RPM's, na proxima interrupçao do timer1 voce carrega o valor gerado pelo timer0 e zera-o novamente, para iniciar uma nova contagem... ou vice-versa, contando que o timer que voce utilizar como contador de RPM seja de 16 bits ou suficiente para atingir no maximo 10k rpm...

basicamente oque o brasilma falou...

abraços!
B-EAGLE
Word

Voltar para 8051