ATMEL FLIP 3.3.1

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

ATMEL FLIP 3.3.1

Mensagempor asc_8051 » 01 Abr 2008 17:41

Ola amigos,

Alguem aqui usa o ATMEL FLIP 3.2.1 (versao linux) eu uso a versao 1.8.8 e
funciona tudo bem, eu instalei a versao 3.2.1 no Mandriva 2007.1 mas
nao consigo conexao com o chip (AT89C51ED2), pelos testes que fiz
o que ocorre é que o software nao envia o "U" para sincronizar com o uC,

Quem tiver alguma dica eu agradeço,

Aroldo Costa
asc_8051
Bit

Mensagempor Renato Nogueira » 08 Abr 2008 15:43

Cara, isso é o nome do programa ou de um micro? Mas acho que é programa mesmo... pois é, por que não usa outro programa? Tem o grava atmel, aec, hb... todos faceis de serem usados.
Renato Nogueira
Bit

Mensagempor asc_8051 » 08 Abr 2008 17:31

Renato,

O FLIP da Atmel é para gravar via uart, isto é, basta ter uma porta serial e pronto. e esta versao do FLIP (3.2.1) gera a "hardware condition" via pinos DTR e RTS da porta serial, , isso possibilita gravaçao remota (usando o remote desktop, por exemplo). Esta é uma funcionalidade que estamos querendo colocar em nosso produto. Caso vc ou alguem saiba de outro programa que funcione desta forma agradeço a dica.

Aroldo Costa
asc_8051
Bit

Mensagempor lopesjm » 08 Abr 2008 20:02

Olá asc_8051,

Eu entendi o que você quer, mas como vai atualizar um firmware remotamente se você precisa desse firmware para, por exemplo, atender uma chamada remota ?

Que eu lembre, o ED2 não tem programação por página como o 8051 da SST. Você tem que apagar o firmware anterior para gravar o novo. Como vai fazer isso remotamente ?

Com relação ao programador, o programa não está mandando o código U ou o código U não chega no mcu ? Tente medir diretamente no RX do mcu. Veja se chega algo, usando um osciloscópio. Abra um programa terminal e digite qualquer coisa e veja se chega no mcu. Pelo menos você tira a dúvida da interface serial. O próximo passo é se os sinais de comando estão chegando também.

Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor asc_8051 » 09 Abr 2008 16:37

Jorge,

O AT89c51ED2 tem um firmware ja gravado de fabrica nos ultimos 2k da memoria de programa (bootloader) esse firmware gerencia a gravação do firmware do usuario via porta serial. Para o mcu entrar em modo "bootloader" é necessario gerar a chamada "hardware condition" que nada mais é do que dar um reset com o pino PSEN em nivel baixo e logo apos volta-lo para nivel alto... o FLIP(versao 3.2.1) gera essa condição atraves dos pinos DTR, RTS (pelo menos é o que o site promete). A ideia é programar via remote desktop...

Aroldo Costa
asc_8051
Bit

Mensagempor asc_8051 » 09 Abr 2008 16:42

Outro detalhe que esqueci de mensionar...
O modulo com o AT89C51ED2 é ligado a um pc via uart e este é ligado a internet...

Aroldo Costa
asc_8051
Bit

Mensagempor pomboeletronic » 16 Abr 2008 18:18

Boa noite!

Eu uso o flip ja algum tempo, porem uso winxp. com a porta serial nativa da placa mae as versoes 2.44xx sempre funcionaram muito bem, mais depois que comprei um adaptador usb\serial so funcionou a versao mais atualizado do software...

eu aconselho que vc teste o seu cabo de gravacao e se possivel em outro micro. assim vc elimina a possibilidade de problemas de hardware... caso nao tenha nenhum problema no hardware sujiro que volte com a versao anterior e a utilize ja que a versao anterior grava o chip que vc precisa...

outro conselho para usuarios de linux, se vc tem um software funcionando perfeitamente em seu micro e o fabricante disponibiliza uma versao mais nova e essa versao nao muda em praticamente nada....

continue com sua versao atual, so atualize se realmente for preciso...

grande abraco

Alan
"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência.
A perfeição,portanto, não é um ato isolado. É um hábito".
Aristóteles
pomboeletronic
Nibble

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Abr 2008 21:51

Apesar de ser Pombo, o avatar é enorme, fala sério, daqui a pouco nao cabe mensagem, pois o poooombo ta ocupando espaço.

Agora, vc tentou rodar o bichinho no liveCD do Ubuntu/kurumin? Apenas por desencargo, eu nao me dou bem com o Fedora por causa do maldito YUM. prefiro o bom e velho fanatico apt-get. Nao usando yum ta bom.

para ser sincero, para quem usa distros baseadas no apt-get, evitem o uso do aptitude, as vezes ele fica doidão, dizendo que por causa de um pacote, tem que tirar um outro que se vc topar, desinstala tudo do papel de parede até o Linux para instalar um pacotinho.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor asc_8051 » 17 Abr 2008 11:02

Ola Alan

Obrigado pelas dicas! Como vc faz para que o uC entre em modo "bootloader"
Vc usa o recuso de geração de "hardware condition" via pinos DTR e RTS da porta serial ?

Na verdade a opção pela versao 3.2.1 (depois da versao 1.8.8 so tem essa pra linux) é justamente porque ha a possibilidade de geração da hardware condition remotamente...

Aroldo Costa
asc_8051
Bit

Mensagempor jeanfernandes » 22 Jun 2008 05:51

Explica esse bagulho direito ae ....
Como fazer por software ou bagulhar externamente pra entrar no modo de pgm sem usar os pinos DTR e RTS ....isso muito me interessa....
No meu caso eu uso uns bagulhos aqui com um 244 igual diz no help do Flip...funciona que é uma beleza....
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor styg » 23 Jun 2008 14:22

aproveitando a deixa..
alguem sabe de algum gravador p 8051 que seja via USB??
se gravar 89s52 ja ta otimo... ficar dependendo de paralela ta F***..
Lucas
styg
Word

Voltar para 8051