Acordando sozinho

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Acordando sozinho

Mensagempor Nik » 13 Nov 2006 09:16

Olá galera,

Tenho um circuito com 89S52 que é alimentado por pilhas, portanto tem que ter consumo bem baixo. Para isso fiz com que ele vá para o Power Down Mode, (02H no PCON), nos momentos de repouso. É acordado por interrupção externa borda de descida.

Até aí tudo OK, consumo super baixo, etc. O problema é que a pilha que deveria durar mais de um ano, acaba em menos de 1 mês, o que indica que ele está acordando, sem ninguém saber, e consumindo mais energia. O que poderia estar causando isso?
Nik
Bit

Re: Acordando sozinho

Mensagempor Paulo » 13 Nov 2006 09:35

Vc tem certeza de que essa interrupção não está ocorrendo de forma indevida, em algum momento que vc não está prevendo?
Porque talvez pode estar ocorrendo algum ruído ou outra anomalia na sua aplicação que faz com que ele acorde e comece a consumir mais do que devia.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor Nik » 13 Nov 2006 10:19

Ruído é meio difícil, pois o circuito é alimentado com pilhas e não tem nenhuma conexão com o meio externo, além disso fica dentro de uma caixa metálica.

Penso que o problema é mesmo de software, algo que faz ele acordar enquanto está no Power Down Mode, tipo um WDT, sei lá. Por isso é que pedi ajuda aqui no fórum, talvez alguém lembre de algo que esse uC tem que não me veio na memória ainda...
Nik
Bit

Mensagempor brasilma » 13 Nov 2006 11:22

Nik, faz assim, poe um miliamperimetro em série com o circuito, assim vc consegue saber se ele ainda está em power-down ou não, e se sair, saberá quando isto ocorreu, e ai verificar o porque.

Eu coloco os meus em PD assim:

DORME: MOV A,PCON ;Coloca o uC no Power Down Mode
ORL A,#02H
MOV PCON,A

END

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Maurício » 13 Nov 2006 16:55

não se esqueça, tb, que, antes de colocar o bixinho pra dormir, o manual recomenda colocar todos os pinos em alta-impedância (1), que é exatamente pra evitar do circuito consumir energia.

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Nik » 14 Nov 2006 06:21

Valeu galera, mas foram exatamente esses procedimentos que eu segui.

Gostei da idéia do Brasilma, vou colocar um circuito detetor de corrente na alimentação, para que toda vez que ele acorde, emita um sinal, como um buzzer, para que eu possa analisar o porquê do problema. Se eu descobrir alguma coisa posto aqui o resultado.
Nik
Bit

Voltar para 8051