Uso da interrupção

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Uso da interrupção

Mensagempor valdotc » 08 Jul 2008 08:52

Olá galera, Sou mais um iniciante no estudo do C e no 8051. Gostaria de contar com vocês inicialmente com algumas dicas. Para não tomar tempo de vocês vou direto ao assunto.
Tenho um KIT de desenvolvimento com o AT89c52 e estou fazendo um projeto para a faculdade.
Preciso fazer um contador de gotas que a cada passagem de gota interrompe um sensor e faz a contagem , o hardware do sensor esta pronto mas não sei como acionar a T0 ou T1 e fazer a contagem via software. Gostaria de apresentar esta contagem no display LCD .
Se alguém puder dar um caminho para eu iniciar o estudo agradeço.
Estou usando o SDCC –MIDE Studio for MCS 51. para compilar e rodar os programas e faço a transferência do arquivo HEX para o microcontrolador usando o HyperTerminal ( usando Serial).

Obrigado,
valdotc
Bit

Mensagempor Maurício » 08 Jul 2008 12:32

Salve, valdotc.

É suspeito, mas em C pra 8051, o que eu recomendo é o meu livro, mesmo! ehehehehehe

http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=0778

É para o Keil, não para o SDCC, mas, como C é C, deve servir de referência pra o que vc precisa.

Baixa os exemplos do site que se eu não me engano, tem a configuração e a utilização dos contadores com contagem de eventos externos.

Pra usar os contadores pra contarem pulsos, vc tem duas possibilidades.
A primeira, é limitar a contagem a um número pré-determinado de eventos. Vc subtrai do registrador o valor que vc quer contar, habilita a interrupção do contador pra quando chegar o estouro, interromper, ou então, em tempos pré-determinados, vc captura o valor das contagens e faz o processamento.

Diz aí o que vc precisa.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Iran » 08 Jul 2008 12:43

Bom,

Complementando as sugestões do Maurício. No 8051 pode-se gerar interrupção nos pinos P3_2 e P3_3 (int0 e int1) a partir duma transição de descida (1 --> 0) do sinal nesses pinos, vc teria de construir um circuito que a cada gota seja gerada uma transição de descida. Na rotina de tratamento de interrupção vc incrementa o contador, posso lhe mandar uma rotina desse tipo.

Num poste recente meu no tópico 8051, andei perguntando sobre rotinas de escrita em LCD e recebi boas sugestões do Maurício e de outros.

Procure ver esse post, lá deixei o endereço de uma rotina pra LCD em 4 bits que funciona, testei aqui recentemante.

Abraços,
Zé Iran.
Iran
Word

Voltar para 8051