entao, tem um site bacana q tem uma serie de tutoriais e exemplos gerais sobre vhdl e verilog:
http://www.asic-world.com
lembrando que essa dificuldade com vhdl eh natural, afinal vc soh vai dominar integralmente vhdl se vc tiver uma certa fluencia em ada. eu mesmo jah tentei varias e varias vezes, nao eh um bicho de sete cabecas nao, o problema mesmo eh que se vc nao praticar, vc esquece rapido.
obviamente nao programar em ada no dia a dia influencia fortemente isso e, pelo fato de conhecer bem C e pascal, me deram a dica de aprender verilog. inicialmente achei algo absurdo, pelo fato de jah conhecer algo de vhdl e nada de verilog... me indicaram justamente o tutorial ali do asic world e veja soh que surpresa: se vc sabe programar em C e pascal, vc aprende o basico em 3 dias.
algumas semanas depois, entretido com outros projetos, puxo o simulador (comecei com o icarus, q eh opensource) e veja soh, nao esqueci praticamente nada. pintou entao uma oportunidade fazer um projeto de grande complexidade e nao pensei 2x: fiz em verilog.
e hoje digo que foi a melhor coisa q eu jah fiz na vida: se tivesse feito em vhdl, acho que jah tinha me matado!