Livro : Peço sugestão ( VHDL )

Linguagem descritiva de hardware

Moderadores: 51, guest2003

Livro : Peço sugestão ( VHDL )

Mensagempor andre_luis » 18 Mar 2009 21:56

Então,

Embora eu já conhecesse a linguagem, decidi comprar um livro paar tê-lo como referencia de consulta, versão celulose.

Comprei o livro : VHDL Descrição e Síntese de circuitos digitais ( editora LTC ) e o autor que me desculpe, mas achei muito fraco, e com uma organização a desejar.

Por isso, peço aos colegas, alguma indicação - de preferencia comprável no Brasil, podendo ser em ingles - usado ou não, de algum livro que fosse uma referencia mais profissional.

Alguem tem alguma dica ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 19 Mar 2009 12:24

Agora que tocou nesse assunto, vou dar uma pesquisada, ultima vez que vi, 2 anos atras, os que me interresavam estavam alem do $_$ e falavam de fpga, que estavam ainda mais distantes...
mastk
Dword

Mensagempor Peters » 19 Mar 2009 15:23

Dá uma procurada no do Volnei Pedroni, é um ótimo livrro, mas não sei se encontra fácil...
Peters
Byte

Mensagempor mastk » 20 Abr 2009 18:38

Hoje fui na santa e de fato, soh a dois livros e nao atacam muito bem o objetivo, como o peters sugeriu eh uma boa opcao um livro estrageiro..
mastk
Dword

Mensagempor pbernardi » 21 Abr 2009 22:06

Opa, o Volnei Pedroni é muito brasileiro, apesar de ter seus livros publicados em Inglês. Dá aula aqui na UTFPR (ex CEFET), me Curitiba.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Milhoci » 05 Mar 2010 21:19

Bom, eu estou tentando começar a mexer com FPGA, eu comprei um livro do Cesar da Costa da editora erica, o livro em si nào me ajudou em nada... Ele simplesmente mostrou como usar o editor gráfico do Quartus II... isso eu sei fazer sem precisar de livro.

Segundo, eu estou tentando achar fpga da altera para comprar no Brasil, alguém sabe aonde vende?? o site www.aee.com.br não vale, o site não é atualizado a 11 anos...

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 06 Mar 2010 02:21

entao, tem um site bacana q tem uma serie de tutoriais e exemplos gerais sobre vhdl e verilog:

http://www.asic-world.com

lembrando que essa dificuldade com vhdl eh natural, afinal vc soh vai dominar integralmente vhdl se vc tiver uma certa fluencia em ada. eu mesmo jah tentei varias e varias vezes, nao eh um bicho de sete cabecas nao, o problema mesmo eh que se vc nao praticar, vc esquece rapido.

obviamente nao programar em ada no dia a dia influencia fortemente isso e, pelo fato de conhecer bem C e pascal, me deram a dica de aprender verilog. inicialmente achei algo absurdo, pelo fato de jah conhecer algo de vhdl e nada de verilog... me indicaram justamente o tutorial ali do asic world e veja soh que surpresa: se vc sabe programar em C e pascal, vc aprende o basico em 3 dias.

algumas semanas depois, entretido com outros projetos, puxo o simulador (comecei com o icarus, q eh opensource) e veja soh, nao esqueci praticamente nada. pintou entao uma oportunidade fazer um projeto de grande complexidade e nao pensei 2x: fiz em verilog.

e hoje digo que foi a melhor coisa q eu jah fiz na vida: se tivesse feito em vhdl, acho que jah tinha me matado! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Milhoci » 06 Mar 2010 14:16

Aa minha indignação é que eu comprei o livro para ter uma noção de VHDL mas o autor somente menciona o VHDL e no livro ele usa o editor gráfico..... ou seja eu gastei 65 reais no livro que não serve pra nada....

Quanto ao Verilog, eu já tinha ouvido falar na linguagem mas nunca tinha estudado ela, realmente ela é muuuito mais fácil de compreender.

Obrigado pela dica

Milhoci
Milhoci
Byte

Voltar para Verilog, VHDL, SystemC ( PLAs, CPLDs, FPGAs, etc... )