Ajuda, comutacao automatica entre Rede, No-break e gerador

Linguagem descritiva de hardware

Moderadores: 51, guest2003

Ajuda, comutacao automatica entre Rede, No-break e gerador

Mensagempor sisae » 15 Jan 2011 11:27

Bom dia pessoal,

Preciso de uma ajuda.
O problema é o seguinte:
=>Tenho um No-break
=>A rede eletrica
=>um gerador estacionario

A energia, obviamente nao pode faltar, entao, preciso que na falta da rede, o sistema aguarda alguns segundos e se ainda estiver em falta, acione o gerador. e so volta quando a energia estiver com um certo tempo ja estabilizada.
Pode ser feita com catactores e timers? gostaria de algo mais simples.

Obrigado.
sisae
Nibble

Mensagempor enigmabox » 15 Jan 2011 16:10

Nao sei a capacidade de seu nobreak e tipo do gerador, mas o gerador teria que partir depois de uns minutos que o nobreak partisse com as baterias. E a carga das baterias tem que aguentar até o gerador entrar em regime de funcionamento. Para depois chavear entre nobreak e gerador.
O que tem que ser feito antes de chavear entre nobreak e gerador é certificar que as fases estão iguais e com tensoes proximas.
Quando retornar a energia eletrica deveria fazer o contrario, chavear do gerador para o nobreak e este gerenciar o momento para chavear entre nobreak e alimentação da rede externa.
Mesmo retornando a energia eletrica, teria que manter alguns minutos o gerador funcionando por segurança, pois tem que ser previsto que a energia pode faltar novamente.
Contatores e timers podem ser usados mas vai depender da sua aplicação e do sistema de monitoramento.
Se for um gerador DC poderia fazer um circuito mais simples, onde ele alimentaria o banco de baterias do nobreak.

:wink:
enigmabox

Mensagempor EvandrPic » 15 Jan 2011 17:43

Qual o tipo de No-Break você vai usar?

Tipos de NO-BREAK
Utiliza-se uma variedade de enfoques de design para implementar sistemas NO-BREAK, cada um deles com características de performance difenciadas. Os enfoques de design mais comuns são os seguintes:

• Standby.
• Linha interativa.
• Standby Ferro Ressonante.
• Online dupla conversão.
• Online “Delta Conversion”.

www.apcmedia.com/salestools/SADE-5TNM3Y_R5_BR.pdf

Tipos de fonte ininterrupta
Existem dois tipos de "no-breaks", o "on-line" e o "off-line".

Sistemas ininterruptos de energia, definidos no Brasil através na NBR 15014 da ABNT como nobreaks, são sistemas responsáveis pelo fornecimento de energia condicionada para cargas críticas sem interrupções, mesmo durante uma falta no fornecimento de energia das concessionárias

Nos equipamentos "on line" sempre existe dupla conversão de energia. No primeiro estágio o retificador opera como conversor de tensão C.A. da rede elétrica em tensão C.C. e no segundo estágio o inversor converte tensão contínua C.C. em alternada C.A. para a saída. Deste modo a tensão de saída fornecida para a carga possui amplitude/freqüência/forma totalmente independentes da entrada.

Esta é a única topologia de nobreak que protege a carga contra os seis principais distúrbios da rede elétrica, sempre fornecendo tensão senoidal na saída além de não apresentar interrupção nas transferências de carga.

Line interactive são uma evolução dos "offline". Neles o inversor também assume apenas quando existe uma falha elétrica. A única diferença é que o inversor fica ligado continuamente e um circuito de monitoramento que se encarrega de monitorar a tensão e usa a energia do inversor em caso de queda de tensão. A ideia é somar uma proteção UPS do equipamento e um estabilizador.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_de_a ... interrupta
EvandrPic
Dword

Re: Ajuda, comutacao automatica entre Rede, No-break e gerad

Mensagempor andre_luis » 15 Jan 2011 21:01

sisae,

O que voce precisa, é comumente chamado no ramo de Chave Estática.
Alguns modelos de UPS já possuem isto embutido no equipamento, e por isso voce terá de consultar o fabricante, pois não é um ítem usual, mas requerido principalmente para equipamentos hospitalares ou CPDs, onde a redundancia é necessária.

Não vi a sua localização no perfil do fórum, mas no RJ posso indicar a empresa ENERGYBRAZ ( onde já trabalhei ) e que produzia esse comutador na forma de uma placa OEM, ou encapsulado num gabinete, conforme o gosto do cliente.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sisae » 17 Jan 2011 12:13

Ola Andre, sou de Anapolis,

Obrigado pelo interesse em me ajudar.
o nobreak é de 2,5KW.
Me falaram que uma contactora , um timer ja poderia dar uma solucao. o negocio é como verificar se o estacionario deu a partida corretamente e se esta estavel.
sisae
Nibble

Mensagempor EvandrPic » 17 Jan 2011 17:08

sisae escreveu:Ola Andre, sou de Anapolis,

Obrigado pelo interesse em me ajudar.
o nobreak é de 2,5KW.
Me falaram que uma contactora , um timer ja poderia dar uma solucao. o negocio é como verificar se o estacionario deu a partida corretamente e se esta estavel.

Apesar de você ter "cagado" pra mim e pro enigmabox... Analisando melhor, acho que o seu problema não tem nada a ver com o No-break em si..
Pelo que vi, o que você precisa fazer é uma USCA ( Unidade Supervisora de Corrente Alternada), que é como se chama no mercado o equipamento que faz o que você quer.
Pro no-break será transparente se a alimentação vem da comercial ou do gerador.

Sugestão...
Quando postar uma dúvida, seja mais específico quanto ao seu problema.
Leia todas as respostas e questionamentos referentes a sua dúvida... e por fim, responda a todos.

Um diagrama referente ao que foi dito pelo André.
Imagem
EvandrPic
Dword

Voltar para Verilog, VHDL, SystemC ( PLAs, CPLDs, FPGAs, etc... )