mini termoelétrica!?

Linguagem descritiva de hardware

Moderadores: 51, guest2003

mini termoelétrica!?

Mensagempor rcakto » 06 Fev 2011 20:11

olá pessoal..

seguinte...

Meu tio está para comprar uma fazendo, e como não tem como utilizar a agua para se obter energia atravez de um gerador, ele irá utilizar de um biodigestor.

em resumo, será gerado biogas, e para se ter um controle melhor (para arrancar dinheiro dele), ele concordou de automatizar o sistema para traz proteção e controle, desde a geração do gas, até o controle de tenção e corrente...

para isso estava pensando em utilizar um "PLC", so que como isso não é nada barato, resolvi entao projetar um "PLC" com FPGA de acordo com as necessidades do projeto e um MCU qualquer para atuar com um supervisorio...

no caso eu nunca trabalhei com fpga e muito menos os sensores que serão necessarios...

alguem poderia dar algumas opiniões e dicas de por onde comecar??
o biodigestor provavelmente sera instalado final do ano...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor luisf.rossi » 11 Fev 2011 05:58

Realmente eu não vejo muito moivo para se utilizar o FPGA nesse projeto. Apenas um uC deve dar conta. Existe algum motivo pelo qual você queira usar um FPGA?

De qualquer forma precisariamos de uma descrição mais detalhada do problema. De como funciona o processo. O que deve ser controlado especificamente, e principalmente, como.

Abs
luisf.rossi
Byte

Mensagempor andre_luis » 11 Fev 2011 06:50

luisf.rossi escreveu:...não vejo muito moivo para se utilizar o FPGA nesse projeto...

Concordo. Implementar uma lógica de controle para algo desse tipo, não precisaria de muitas linhas/páginas de código em C, mas em VHDL daria muito mais trabalho.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 11 Fev 2011 14:00

no caso de usar um FPGA seria pelo fato de muitos falarem que os PLCs usarem internamente esses chips...

bom no caso os sensores seriam:
temperatura, vazão (gas), registro, pressão, sensor de CO2 e CH4 ( caso seja barato...), corrente, tensão. Acredito eu que seja somente isso...

sendo que serão mais de 1 na maioria...

estava pensando em separar em 2 partes o circuito, um para aquisição e atução de processo (PLC), e uma outra parte para controle (sistema supervisorio)

Estou estudando mais sobre os biodigestores, assim montar uma planta fisica assim terei uma ideia melhor do que será necessario, pois o biodigestor em si será para gerar o gas metano, e um motor a combustão em conjunto com um gerador para se obter a energia elétrica....

Caso meu professor esteja certo, talvez utilize um transformador de 50KVA... ele disse que está na casa dos 3 a 5 mil reais pela WEG...
rcakto
Word

Mensagempor xultz » 11 Fev 2011 15:13

Cara, já vi PLC feito com um único PIC...
Pode fazer com FPGA, o treco vai ser praticamente a Ferrari dos biodigestores e você vai poder mostrar com orgulho para os teus filhos, mas eu duvido que a situação demande tal tipo de processamento, fazer com um uC vai ser muito mais tranquilo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rcakto » 11 Fev 2011 19:07

tipo, como so trabalhei com PIC e agora com ARM, não faco ideia do nivel que um FPGA oferece.... mas blz, irei fazer a planta, e com isso ver exatamente no que irei precisar.. sem contar que os sensores ate agora so achei que trabalhei com sinal 4-20mA.... assim mesmo que eu va fazer o uso de FPGA terei de fazer um circuito para receber esses dados e interpretalos...
rcakto
Word

Voltar para Verilog, VHDL, SystemC ( PLAs, CPLDs, FPGAs, etc... )