xultz escreveu:Sam, na faculdade eu tive oportunidade de brincar com um kit da Digilent, foi minha única experiência com FPGA, o kit não é barato mas também não é um assalto, eu não faço ideia se o FPGA daquele kit permitira colocar um Risc V, mas sob o ponto de vista de hardware, aquele kit tinha tudo prá espetar no computador e desenvolver as paradas (depois de baixar 5G daquele monstro de IDE da Xilinx). Lembro que ele tinha até um conector VGA e eu consegui gerar uma imagem no monitor, além de porta serial e mais uns botões/leds.
Sobre o high/low level, penso que seja mais adequado em separar em ementas diferentes, e eventualmente oferecer módulos e/ou cursos diferentes para abordagens diferentes. Provavelmente iniciar em high level e fazer o Hello World primeiro seja mais interessante, e depois ir para low level prá separar os homens do meninos.
Como diria o filósofo Mano Brown, "sei lá, minhas idéia".
bom, talvez nao seja aquele cursinho detalhado que vc estava querendo, mas recebi agora pouco confirmacao de que vai rolar uma palhinha agora em novembro na UTFPR:
Palestrante: Marcelo Samsoniuk
Tema: Introdução ao RISCV
Descrição: Introdução ao ISA RISCV, conceitos básicos de design de processadores RISC em Verilog, overview de um core RV32E em Verilog (https://github.com/darklife/darkriscv), integração em uma FPGA (Spartan-6 da Xilinx), overview dos tools (ambiente de desenvolvimento, compilador GCC, sintetizadores e simuladores, kits de desenvolvimento, etc) e demonstação de como fazer build do firmware, síntese do core RISCV e instalação em um kit de desenvolvimento com FPGA Spartan-6.
Data Prevista: 21 de novembro de 2019
Hora: 09:00
Local: Laboratório de Informática - UTFPR - Campus Centro - Av Sete de Setembro, 3165 - Rebouças - Curitiba-PR
semanatechnologica.dainf.ct.utfpr.edu.br/
nao sei exatamente como vai funcionar, se vai ter q se registrar previamente ou se eh soh para alunos, mas acredito que seja aberto, tem que acompanhar no site!