Fórum sobre desenvolvimento de sistemas embarcados: Hardware e Software, Tecnologias: Eletrônica digital e analógica, Microcontroladoras, Microprocessadores, Sistemas *NIX (Linux, BSD), Software embarcado Baremetal. Sem fins lucrativos.
Olhado a maquina o certo seria utilizar um motor de passo onde teria uma parada mais controlada para não permitir que papel escape dos rolos trator antes de reverter o sentido. Plotter antigos de canetas manipulavam o papel desta forma, e utilizava motor de passo.
Motor de passo, dependendo da inércia e da velocidade tem que ser um bom motor com um ótimo driver. Talvez fique mais barato usar um servo motor, estou fazendo alguns testes com o servo da delta de 400W pagando no conjunto motor + driver perto de 2500 reais.
Dependendo do torque do motor de passo se somar ele mais o driver + controle vai sair perto disso sem ter o controle e resposta de um servo motor.
Geralmente quando preciso controlar rampa de aceleração, desaceleração e velocidade eu aplico inversor + motor de indução. Se além disso preciso de uma sincronização pulo logo para o servo motor, fica mais preciso com componentes mais enxutos.
Motor de passo só uso quando movimento cargas muito pequenas. Pior é se quando envolve posicionamento onde tem que estar verificando uma possível perda de passo e corrigir isso.
Acredito que para o criado do tópico ter um controle melhor do posicionamento, mantendo o motor do jeito que está e incluindo sensores e freio, seja mais barato que partir para servo.
ELFS escreveu:........... o certo seria utilizar um motor de passo onde teria uma parada mais controlada para não permitir que papel escape dos rolos trator antes de reverter o sentido. ......
Concordo com vc , melhoraria muito no posicionamento e paradas ,mas os custos seriam bem maiores . O sistema usado hoje (motorredutor + contatores) fica em torno de 800 pilas ,c/ inversor sem os contatores não passa de R$ 1000 .
Motor de passo c/redutor + o driver passa de R$ 2000 e ainda tem que ter um CLP c/ saída rápida ou ...........PWM sei lá.
No próximo projeto (video) será com alimentação de cartão automática , outro CLP ,sistema pneumático etc.
A verba p/ desenvolvimento será um pouco maior .
Caso a performance do atual sistema não aprovar vou optar por motor de passos ou servo.
Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------