LEDs emissor de luz

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

LEDs emissor de luz

Mensagempor antonio » 11 Abr 2014 15:17

Pessoal tudo bem!

Pessoal tenho aqui um problema que gostaria obter ajuda, eh o seguinte quero montar uma camera noturna com leds emisso de luz , comprei uma placa jàh pronta ,mais o problma que esses leds no escuro eh visivel uma luz fraca vermelho e eu gostaria de iluminar o local Sem que o intruso peceber algo !
Sei que existe Leds que imetem luz ,Sem emitir qalquer suspeita , pesquisando na net não achei nada algem me pode ajudar a achar este tipo de leds , como referencia etc.

Os leds devem ser para cobrir uma area de 10m!

Gratos
antonio
Byte

Re: LEDs emissor de luz

Mensagempor cfreund » 11 Abr 2014 15:36

Comparação de LEDs de 950nm e 850nm:
- Os LEDs IR de 950nm facilmente encontrados em lojas de componentes eletrônicos, emitem uma luz completamente invisível ao olho humano, porém são muito fracos para iluminação ou detecção. Frequentemente utilizados em controles remotos de TV/DVD/etc.
- LEDs IR de 850nm (como o anunciado) emitem uma pequena quantidade de luz vermelha visível, porém são muito mais eficientes que os 950nm, se tornando perfeitos para iluminação IR e detecção IR. Frequentemente encontrados em cameras de segurança e outros sistemas de visão noturna.

http://www.fjmsoft.com.br/ecommerce_sit ... elho-850nm
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor andre_luis » 12 Abr 2014 07:50

Você está se referindo aos LEDs IR, utilizados em câmeras de vigilancia como esse abaixo.
Na verdade, a intensidade não é fraca, mas a nossa visão é que não enxerga o espectro principal de emissão Infra-vermelho.
51t5wYlChrL._SY300_.jpg
O motivo para a quantidade de LEDs é que isso garante uma distribuição uniforme da luz na área de interesse. São colocados dentro de um domo cujo interior é feito de modo a minimizar a reflexão na camera. Um fato curioso, é que se você medir a corrente nos LEDs, vai notar que é bem baixa se comparado ás especificações do LED, caso contrário a imagem capturada pela camera estaria saturada.

No circuito da placa há ainda um sensor de luz do tipo LDR, que garante um controle da intensidade de luz, compensando durante dia, evitando assim uma variação na luminosidade, que cada vez mais nos sistemas atuais, por realizarem um pos processamento, isso poderia interferir.

Quanto á camera, talvez desnecessário dizer, pois já predomina do tipo CMOS, mas as do tipo CCD ( principalmente nas Webcams ) não lidam muito bem com o espectro IR.

+++
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor antonio » 12 Abr 2014 16:03

Pessoal brigados pelo apoio !

Andre eh isso mesma aí , eu tenho aplaca jah e nos testes notei que a mesma emitia uma luz fraca vermelha , coisa que não queria que acontecer !
Sei que tem uns leds escuros que emitem luz para o mesmo efeito,mas mas não acho na net procurando no santo ebay.com soh aparece IR Receiver LED infrared , e penso que não seja o que procuro mas como nao tenho total certeza agradeço vossa ajuda !
aqui fica uma Foto da minha placa que quero trocar os leds original por os escuros!

Imagem]
por estes
Imagem
Gratos
antonio
Byte

Mensagempor andre_luis » 12 Abr 2014 21:12

Antonio,

Como mencionou o Claudio na postagem mais acima, há diferentes LEDs IR com variação no espectro da frequencia, mas de qualquer modo, a luminosidade de ambos é bem baixa, e sendo honesto contigo, não sei exatamente que tipo de LED IR são utilizados nesses iluminadores, mas se considerar que estarão dentro de um domo de plástico, é virtualmente improvável que o "intruso" o perceba a olho nú na distancia que estará fixado nessa camera de vigilancia.

Quanto á algum outro LED que você tenha em mãos mas que não saiba exatamente qual é, tome CUIDADO, pois se for de algum tipo de UV, terá danos irreversíveis ao seu olho.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 12 Abr 2014 21:34

1) Você retirou o filtro IV da camera (é um vidrinho com tom levemente avermelhado que fica no CCD)?

2) Com o sistema de LEDs IV a imagem será PB mesmo, então porque não muda o foco do problema e usa uma camera para visão noturna?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor antonio » 13 Abr 2014 17:01

brasilma escreveu:1) Você retirou o filtro IV da camera (é um vidrinho com tom levemente avermelhado que fica no CCD)?

2) Com o sistema de LEDs IV a imagem será PB mesmo, então porque não muda o foco do problema e usa uma camera para visão noturna?

Tenho conhecimento desse vidrinho sim e retirei sim !

Uma camera para visão noturna em questao de custo eh bem mais elevado por isso esta fora!
antonio
Byte

Mensagempor andre_luis » 13 Abr 2014 18:31

antonio,

É possivel contruir cameras de visão noturna com poucos recursos, como por exemplo adaptando Webcams bem baratas á lentes de maior alcance. O principal requisito é que o sensor seja do tipo CMOS, pois apresentam uma resposta melhor na faixa IR que as do tipo CCD.

Também, ao escolher a camera, as dimensões do CMOS se for de 1/4" isso irá causar menos distorção na imagem panoramica que os de 1/3", mas infelismente esses últimos são os mais usados em Webcam, pois a ótica delas é feita para curtas distancias.

Realmente, cameras noturnas de qualidade possuem sensor ótico com resolução de 24 bits no A/D, o que permite por meio de algoritmos básicos de aprimoramento de imagem ( ex.: equalização do histograma ), destacar os detalhes por menor que seja o contraste entre os pixels, mas dependendo da aplicação - no seu caso, presumivelmente apenas vigilancia sem pós processamento - uma opção mais básica pode atender tranquilamente.

Quanto ao filtro otico para a faixa de IR, não é necessário adquirir aqueles tratados com metais especiais. Pode-se produzir uma versão caseira em ou até num estúdio fotográfico, apenas expondo uma película de filme fotográfico á uma fonte difusa de LED IR. O resultado será o negativo dessa exposição, ou seja, será um filtro ótico que permite passar apenas a frequencia de luz IR ao qual o filme foi exposto.

Enfim, dá pra fazer muita coisa com poucos recursos...

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 20 Abr 2014 20:53

Fugindo um pouco......
Alguem já tentou aproveitar a microcam de um notbook desativado.
Tipo sacar do note e usar externamente .....sei lá ?
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor cfreund » 20 Abr 2014 21:35

Tem solução pronta para o Arduino: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-r800-_JM

Como a linha AVR não acompanha esses módulos, eles empregaram um fifo AL422 para capturar alguns frames. Não são todos os Shields que trabalham desta forma.

Imagem
http://www.emartee.com/product/41978/

Parece existir alguns módulos que trabalham frame/frame e também mastigam JPEG.
Cláudio F
cfreund
Word

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos