Bateria AG3 Suporte, conector, etc

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Re: Bateria AG3 Suporte, conector, etc

Mensagempor MOR_AL » 19 Jan 2017 08:01

norad58 escreveu:Mor_Al,

Interessante o seu video, percebi que na maioria dos casos o seu detector é ativo com irradiação 60hz, no caso da luz fluorescente tubular, detecta emissão na faixa dos Khz a uma boa distancia. Lembro de ter feito algo similar utilizando um frequêncimetro portátil com uma antena, deixei na faixa 0-10Mhz e quando ligava as lâmpadas fluorescentes, indicava uma frequência em Khz..
Quando seu detector é colocado sobre o smartphone detecta ruidos do processador....
Eu tenho um multitester Fluke 117, este tem uma função VoltAlert, funciona bem parecido com seu detector, tem um led vermelho que pisca conforme a intensidade, mas somente para detectar rede AC. Aparelhos sem aterramento, aparelho ligado do outro lado da parede, cabo eletrico dentro da parede energizado chega a identificar facilmente.
Dou uma sugestão, seria interessante testar seu detector, colocando a 30cm de distância de um celular, ativando este em comunicação em fonia(800 a 1900Mhz) e acessando wifi(2.4Ghz) para ver qual é a sensibilidade do seu detector.

Vamos lá:
1 - Observe que ele é pouco sensível aos 60Hz. O led só acende quando já está próximo das caixas da parede. Isso se deve ao capacitor em série com a antena. O baixo valor reduz i valor da indutância parasita dele, mas também cria uma alta impedância em série com a entrada para o transistor (para baixa frequência).
2 - Observe o teste com o modem com Wi Fi da VIVO. Lá detecto a frequência de Wi Fi.
3 - Observe a referência que consta no meu arquivo. Lá tem o circuito base do meu Sniffer. No vídeo dele, o cara faz um teste com VHF.
4 - Tem um trecho do meu vídeo, com o aparelho em primeiro plano e um celular Iphone ao fundo. Enquanto o aparelho ainda está um pouco longe (algumas dezenas de centímetro), o celular está com a tela acesa e o aparelho detecta o sinal do celular. Ao aproximar o aparelho, o celular apaga a tela e o led do Sniffer deixa de indicar luminosidade. Mas quando o Sniffer se aproxima bem do celular, o led volta a indicar a presença do sinal.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Jan 2017 21:05

Olá Norad58!
Você apresentou um circuito com o amplificador operacional (AO) CA3130, que detecta sinais de Wi Fi. Acontece que o diagrama esquemático vai de encontro com toda a teoria, que aprendi nos muitos anos de trabalho com o estado da arte da eletrônica analógica. O AO responde com ganho um em 15MHz. Pior ainda, com o tal capacitor de 47pF, a frequência de ganho um cai de 15MHz para 4MHz. Ganho um??? Nunca que este AO amplificaria sinais com frequência quase mil vezes maior. Mas vi alguns vídeos que o aparelho detecta os trens de pulsos proveniente do Wi Fi e fiquei com a pulga atrás da orelha. O circuito amplifica sinais da ordem de poucos KHz e não sinais com poucos GHz. O que poderia estar acontecendo? Após horas com esta dúvida me atormentando, pois derrubaria muita teoria aprendida, acho que tenho uma possível explicação.
O circuito detecta apenas sinais de baixa frequência. Talvez o circuito esteja detectando os pulsos provenientes da fonte de alimentação. Explico. Nos vídeos que vi com este AO, o led só acendia de modo pulsante e não contínuo. Somente quando havia transmissão de trem de pulsos de sinal. Nesta condição há consumo de trem de pulsos de corrente da fonte. Não na frequência de GHz, mas na taxa dos trens de pulso de sinal transmitido. O capacitor eletrolítico da fonte, juntamente com o capacitor para UHF em paralelo com o eletrolítico, filtram o sinal de UHF. Mas os pulsos com menores frequências, durante o trem de pulsos de sinal, solicitam corrente da fonte para repor a corrente que estes capacitores forneceram.
Parece que esta seria uma boa explicação, pois concilia a limitação em frequência do AO com os pulsos no led em baixa frequência.
Por outro lado, descobri a explicação original (em inglês) do funcionamento do circuito. Posso afirmar com convicção, que além de ser uma explicação tosca, os componentes mencionados não correspondem aos componentes do circuito. Além disso, a explicação menciona um estágio a mais, com o CI 555, que acionaria um buzzer. Este estágio sequer aparece no circuito.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 21 Jan 2017 11:48

Mor_Al

Boa observação. Não podemos acreditar 100% no que vemos na internet, principalmente nos videos do Youtube e informações de alguns sites, tem muita informação "fake", geralmente o autor "esconde o ouro"....
Os A.O. que tem resposta a alta frequencia são os utilizados em estagio de amplificação de video ou que trabalhem em F.I. como o antigo Mc1350 que chega a 58Mhz que possuo aqui.
Quando eu fiz o detector de radiação usando A.O e foto-diodos, tive que escolher vários modelos de amplificadores operacionais e foto-diodos, pois cada um dava uma resposta diferente ao circuito. Eu fiz uma adaptação ao circuito que saiu 3 vezes na revista Elektor. Um dos circuitos tinha um detector com microcontrolador(que contava os pulsos), um outro com um amplificador de audio. Na epoca tentei adaptar um galvanometro mas não deu muito certo, pois os "ticks" eram de curta duração de tempo e tinha que ter algum circuito integrador ou detector no meio...Optei pela saida em audio com o uso de fone de ouvidos.
Outra coisa que me vem em mente, é que um objeto irradiante como o conversor de tv ou wifi, pode emitir várias frequências dependendo da falta de blindagem e construção, frequencias conhecidas são as de 60hz(rede), alguns KHZ(fonte chaveada) e 2,4ghz(wifi) e outros sinais irradiantes devido a comutação de sinais e de processamento.
Faça um teste simples, pegue um radio AM/OC, deixe fora de sintonia, aproxime do seu roteador...Escutará varios ruídos estranhos, ou sinais harmonicas produzidos pelo aparelho emissor que são capturados pelo radio na faixa selecionada.
Outra ideia, acho que o campo eletromagnetico gerado pelo emissor, satura de algum modo o estagio de entrada do A.O, que contém transistores/diodos na entrada, mesmo que este não amplifique sinais de alta frequencia da entrada para a saída do A.O., a RF deve saturar a entrada de algum transistor/diodo e gerar alguma instabilidade no A.O. Quer dizer, o A.O. não amplifica o sinal de entrada, mas o A.O. cria uma tensão na saída devido a instabilidade/interferencia em sua entrada. Lembre que a junção base emissor de um transistor bipolar, trabalha também como diodo, então "pode" ser que a RF que entra no A.O. está sendo retificada por algum transistor ou pelos diodos D5 a D8 que estão lá como proteção dos FETs.

Olha o esquema interno do CA3130:

Imagem

Resumindo, o circuito que criaram por acaso, está sendo utilizado por "mal uso" e não foi criado por um calculo ou logica correta, se o circuito fosse amplificador de RF, teria que ter algum detector na saída, como tu já comentou.....
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 21 Jan 2017 17:04

"Outra ideia, acho que o campo eletromagnetico gerado pelo emissor, satura de algum modo o estagio de entrada do A.O, que contém transistores/diodos na entrada, mesmo que este não amplifique sinais de alta frequencia da entrada para a saída do A.O., a RF deve saturar a entrada de algum transistor/diodo e gerar alguma instabilidade no A.O. Quer dizer, o A.O. não amplifica o sinal de entrada, mas o A.O. cria uma tensão na saída devido a instabilidade/interferencia em sua entrada. Lembre que a junção base emissor de um transistor bipolar, trabalha também como diodo, então "pode" ser que a RF que entra no A.O. está sendo retificada por algum transistor ou pelos diodos D5 a D8 que estão lá como proteção dos FETs."

Hummm!
Não sei não.
Tem um monte de capacitores na entrada jogando a RF para terra, se bem que alguns são indutores nesta frequência....
Com o aparelho próximo ao Sniffer, até poderia ser uma explicação plausível, mas em um vídeo, o sujeito detecta a uma distância perto de um metro.
Começo a desconfiar que para detectar a frequência de 2,4GHz, é necessário um circuito sintonizado. Vi um estágio de circuito amplificador, que funciona nesta frequência. O circuito é sintonizado e com filtros. Tem uns quatro indutores e o resistor de coletor (em série com um dos indutores) tem o valor de apenas 39 ohms. Sabemos que quanto maior este resistor, maior o ganho, mas pelo efeito Miller, vai aparecer um capacitor virtual na entrada do estágio e na saída. O da entrada tem seu valor multiplicado pelo ganho. Então se o circuito for sintonizado e levar em consideração esta capacitância, tanto o indutor como o capacitor reduzem a influência do efeito Miller.
Não é a tôa que os circuitos com alta frequência as impedâncias são de 50 ou 75 Ohms. Se tiver alguma capacitância, a constante de tempo RC fica reduzida pelo valor baixo do R, aumentando a resposta em frequência. Mas mesmo assim, para frequências tão altas, além de baixas resistências, é imperativo um circuito sintonizado. Outra vantagem do circuito sintonizado é o nível de ruído. Quanto maior for a faixa de passagem do circuito, maior será o nível de ruído.
Estou desconfiado que o meu circuito também não responda em 2,4GHz. Mas o circuito de onde eu me baseei, o da referência no meu documento, certamente responde até 433MHz. Tem um trecho do vídeo dele, que ele percorre a antena do sniffer ao longo de um fio conectado a um transmissor de 433MHz, para determinar os pontos de máximo e mínimo na antena. Isso só é possível se o sniffer responder a esta frequência.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 22 Jan 2017 12:03

Lendo as explicações do autor no site em ingles:

http://electronics-diy.com/electronic_s ... php?id=837

Here the circuit uses a 0.22μF disk capacitor (C3) to capture the RF signals from the mobile phone. The lead length of the capacitor is fixed as 18 mm with a spacing of 8 mm between the leads to get the desired frequency. The disk capacitor along with the leads acts as a small gigahertz loop antenna to collect the RF signals from the mobile phone.
Cell phone RF radiation detector Video

O autor relata que o capacitor funciona como antena. Claro, vai depender muito da construção do capacitor e tamanhos dos elementos metalicos para se formar uma antena sintonizada. La ele somente diz capacitor cerâmico de 220nF e as dimensões dos terminais com 18mm. Há diversos capacitores com tensões/capacidades diferentes onde o corpo muda de tamanho conforme o tipo, acho que ele escolheu algum modelo que se aproximou de uma antena loop para a faixa de 800 a 900mhz. Colocar um capacitor diferente como o de poliester, este será indutivo, não funcionaria bem no circuito.

Capacitor C3 in conjunction with the lead inductance acts as a transmission line that intercepts the signals from the mobile phone. This capacitor creates a field, stores energy and transfers the stored energy in the form of minute current to the inputs of IC1. This will upset the balanced input of IC1 and convert the current into the corresponding output voltage.

O autor explica mais ou menos o que eu tinha falado, a RF capturada pelo capacitor/"antena" cria instabilidade no circuito de entrada do A.Operacional.

Essa energia capturada instabiliza a entrada do A.O....pra mim aqueles diodos de proteção devem retificar a RF....
Posso estar errado, mas lembro que a junção Gate e Source de um FET não se comporta como um transistor bipolar. A porta Gate do FET se comporta diferente do que um "diodo" no transistor bipolar. Por isso que tem estes diodos D5 a D8 de proteção, senão queimaria o FET.

Acho que para o circuito capturar algo em 2.4Ghz, teria que redimensionar esta antena feita com capacitor ceramico, o tamanhos dos elementos seriam diferentes.

Começo a desconfiar que para detectar a frequência de 2,4GHz, é necessário um circuito sintonizado. Vi um estágio de circuito amplificador, que funciona nesta frequência. O circuito é sintonizado e com filtros.

Sim, para um bom detector, a melhor maneira é ter circuitos sintonizados com fator Q apropriado para não capturar ruidos.

Melhor maneira de analisar estes detectores seria com um analizador de spectrum, gerador de sinais e um bom osciloscopio com analise FFT.

Outra coisa, aquele seu frequencimetro detecta até qual frequencia? Seria interessante colocar uma antena na entrada dele com um transistor amplificador, assim detectaria a frequencia do sinal mais forte capturado.
Falo isso pois tenho um frequencimetro portatil, onde pode ser ligado uma antena, há ajustes de ganho e bandas de operação:

Imagem
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 23 Jan 2017 09:24

Este seu frequencímetro parece ser muito bom (e caro).
Meu frequencímetro deveria responder até 40 MHz, que é a frequência máxima que o Timer do PIC pode contar, mas o CI que tem lá só respondeu a uns 17MHz.
Eu ainda penso em retirar toda eletrônica da parte de RF e refazer, incluindo um prescaler divisor. Aí a frequência poderia ser bem maior.
Mas o caso é que eu possuo um frequencímetro, que vai até muito alta frequência (???) e comprei agora um no Ebay, bem XingLing (barato e com limitações), que responde também a altas frequências.
É o Gooit GY560 (YouTube nele). Deve levar 2 a 3 meses para chegar. Mas se eu tivesse esse seu, eu não compraria o Gooit GY560.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 23 Jan 2017 13:32

Mor_Al,

Este frequencimetro que possuo é da marca Lutron, não sei se existe ainda a versao que tenho para vender, já possuo ha mais de 15 anos....
O que acho legal é que possui dois canais, um de 0-10Mhz e outro que vai até 2Ghz, pode ser ligado antena ou cabo coaxial com garrinhas. Funciona bem como rastreador de sinais.
A versão que tenho é com uma caixa preta:
Imagem
Não achei uma foto boa na net....

A versão nova tem uma caixa cinza:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... z-novo-_JM

Mas na epoca não paguei tanto assim, como no anuncio.
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 24 Jan 2017 14:56

Ual... quase Mil Temers...
O que eu comprei no Ebay custou 52,47 Temers, hehehe.

Estou dedicando algum tempo para ler sobre:
1 - Montagem de PCI em altas frequências (VHF e UHF)
2 - Parâmetros dos transistores, para pequenos sinais, em altas frequências.
3 - Osciladores Colpitts. Acho o mais fácil de fazer e funcionar, porque as capacitâncias dos componentes ativos não interferem muito no oscilador.
4 - Componentes criados (propositalmente ou não) pelos filetes das PCI.

Vi uns circuitos montados, que me deixaram de boca aberta. Muitas dúvidas. Por exemplo a conexão, por filete, entre dois pontos afastados de uns 5mm. Era uma linha com a forma senoidal com uns três ciclos. Outra. Dois capacitores SMD entre o terra e duas ilhas quadradas onde passam parafusos. E por aí vai.
Em circuitos na ordem de GHz, tem capacitores feed truth (algo assim). Porque não capacitores SMD normais?
O maior problema é que nestas frequências os equipamentos são muito caros e ficariam sub utilizados. Então fica difícil medir qualquer coisa. Além disso, tem sempre que casar as impedâncias e os pequenos dispositivos também não são baratos, pois são cheios de metais por fora. Soma-se a isso a minha quase total ignorância e inexperiência com estas frequências.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 24 Jan 2017 17:30

Moris,

Este que vc comprou tem preço justo, o que vendem aqui é especulativo....
Te dou um exemplo. Um tempo atras eu queria comprar um Gaussimetro pra medir a intensidade e polaridade de imãs, verifiquei na China e em um fabricante "nacional", pra mim compravam na China por R$400,00 e revendiam aqui por R$2600,00, foi a cotação que me passaram , dizendo que era produto 100% nacional...
Descontente com o valor descobri o sensor para o Gaussimetro no Aliexpress, comprei e não paguei nem R$2,00....
Eu ja trabalhei no passado na manutenção de circuitos de transceptores e um livro que me quebrou um galhão foi o ARRL Handbook:

https://www.amazon.com/ARRL-Handbook-Ra ... 1625950624

Na internet tem alguns links, para edições mais antigas, mas não tem problema, a teoria não muda muito, evolui, mudam os circuitos de exemplo, mas também não vá baixar ARRL Handbook de 1942.... a menos que queira brincar com valvulas termionicas. :)

Este livro ensina a teoria e pratica, para circuitos de alta frequencia, geralmente não utilizam capacitores comuns SMD na transmissão do sinal ou em partes criticas. Se utilizam mais capacitores de disco ou em formato de placas. São outras tecnicas.....
O acoplamento e montadgem da PCB é trabalhosa, tem que tomar cuidado em alta frequencia, qualquer trilha com dimensionamento errado gera problemas. As vezes tu vê numa placa uma trilha comum, mas pode ser usada como uma bobina de alta frequência ou elemento de acoplamento entre circuitos, há componentes que parecem "discos de ceramica soldados com pinos metalicos no meio" soldados na placa, parece a primeira vista apenas um terminal de passagem de sinal, mas são capacitores de alguns pF, etc..

Imagem

Imagem

Já peguei alguns circuitos transmissores onde utilizam transistores com formato diferente, como este:

Imagem

ou este,

Imagem

Dá uma olhada também neste site:
http://lea.hamradio.si/~s53mv/spectana/vco.html

Resumindo, é outro mundo...... :mrgreen:
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 24 Jan 2017 22:25

Eu me referi aquela cobrinha na perna do transistor na terceira figura. Não me parece bobina, porque não tem nem meia espira cada metade tem sua contra-metade.
A figura 4 tem a montagem do tipo Manhattan. Pelo tamanho da bobina parece que a ressonância fica em 433MHz. Na verdade vi um vídeo que tem esta figura, hehehe.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 26 Jan 2017 06:50

Eu vejo aquela cobrinha como 1 espira e meia....
No inicio da cobrinha tem um capacitor desacoplando.
É um circuito sintonizado, pode ser um filtro ou casador de impedancia, olha este esquema que o fabricante do transistor sugere na pagina 3 deste datasheet, L1 e L2:

https://cdn.macom.com/datasheets/MRF173.pdf

Circuito parecido:
Imagem

http://penguin.g-cipher.net/projects/MR ... index.html

Montagem convencional com bobinas externas ao PCB:

Imagem
norad58
Word

Mensagempor edsont » 26 Jan 2017 07:51

Cobrinha??? Onde?

Cobrinha tem nesta placa:
Imagem
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor MOR_AL » 26 Jan 2017 13:42

... Quanto mais eu leio, mais esquento minha cuca!
Acho que vou manter meus projetos eletrônicos até uns 50MHz, ou osciladores e receptores super-regenerativos até 433MHz. Depois disso tudo fica umas dez vezes mais caro. Capacitores, conectores, cargas, equipamentos etc.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos