Então vamos lá.
Tirei foto dos recibos de recolhimento de impostos que a FEDEX me entregou.
No finalzinho do ano passo fiz uma compra de USD 130,00 no site da Arrow.
Foram vários itens e o pedido foi dividido em 4 remessas enviadas nos dias 18/12, 20/12 (2) e 21/12.
Notem que duas remessas foram enviadas no mesmo dia.
Frete grátis, não paguei nenhum valor extra.
Três das remessas ficaram com valores bem baixos (números 1, 3 e 4), pois vieram poucas peças.
Nessas três foi destacado o valor do frete mesmo não tendo sido cobrado.
Provavelmente a receita solicitou este valor para a FedEx para tributar sobre o frete também.
Agora reparem na remessa de número 2. Como maioria dos componentes se concentraram nessa remessa o valor acabou ficando acima do valor do frete. Neste caso o valor do frete foi desconsiderado e não foi tributado. Incidiu imposto apenas sobre o valor dos componentes.
Resumo da história, se o pedido tivesse sido entregue em apenas uma remessa teria valido a pena, pois eu não pagaria imposto sobre o valor do frete.
Como foi dividido em quatro remessas, acabei gastando mais do que se tivesse comprado tudo na Mouser e pago os USD 35 de frete.
Por isso que deixei de comprar na Arrow.
Da forma como eles trabalham fica muito difícil de prever os custos da compra.
Espero que mudem esta logística, se passassem a consolidar as remessas ficaria show!
[]'s
Jean Paul