Microcontroladores automotivos

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Microcontroladores automotivos

Mensagempor andre_luis » 10 Mar 2023 21:11

Ola pessoal,

Estou precisando de um uC preferencialmente da MICROCHIP ou ATMEL ( simulavel no Proteus ), capaz de suportar 150 graus e até encontrei algumas opções, porem - com os requisitos de I/O e perfifericos - todos sem estoque nenhum em qualquer lugar no planeta, apesar de haver margem para compra em lotes direto no fabricante.

Entao, como a versao standard do uC é pino-copmpativel com a versao automotiva (muda apenas o sufixo no P/N) o produto final pode esperar pela encomenda do cliente enquanto desenvolvo com a versao de prateleira.

A pergunta é: Alguem aqui ja trabalhou assim? Sabe de algum detalhe que eu esteja perdendo ? Tipo, nem sei se os programadores possuem essas variantes nas suas listas de chipID...enfim.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Microcontroladores automotivos

Mensagempor andre_luis » 11 Mar 2023 14:47

Descobri que existem microcontroladores automotivos para essa faixa de temperatura ambiente, resolvido.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 11 Mar 2023 15:25

Putz 150C, e eu preocupado que o inversor do meu sistema fotovoltaico opere em 60-70! :-)

Antigamente os CIs destimados a uso militar tinham a faixa de temperatura de trabalho mais ampla (tanto para cima como baixo).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Mar 2023 15:41

Poise, descobri que os CIs classificados para a area militar na verdade possuem o requisito de 'imunidade' a radiacao como o principal recurso, por isso custam na faixa dezenas ou centenas de dolares, o que nao eh o caso aqui, apenas resistencia a alta temperatura basta. Mas algo que a documentacao desses componentes nao costumam divulgar ehque embora resistam a essas temperaturas, seu MTBF cai drascicamente, entao sem almoço gratis...rs.
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 12 Mar 2023 19:36

Ia comentar essa questão no post anterior, normalmente dispositivos semicondutores submetidos a temperauras elevadas sofrem degradação, essa era a minha preocupação com o inversor!

Se você tiver um multimetro com medidor de ganho de transistor, mede o ganho de um, depois da uma esquestada no bixinho, pode ser com o ferro de solda mesmo, como se estivesse soldando, e mede de nvovo, cada vez que fizer isso o ganho dele infelizmente vai cair!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 29 Mar 2023 13:04

Ola pessoal,

Acabei optando pela versao automotiva do ATmega32 ( o unico da familia que atinge a faixa de temperatura desejada ), porem diferente de outros ATMEGA, esse ai nao tem o barramento ISP, mas um tal de Debugwire...voces ja trabalharam com isso ? Digo, funciona bem? Soa estranho um unico fio, e pra debugar. Enfim, se puderem dar umas dicas quem ja mexeu com isso...
andre_luis
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos