Teste de Amplificadores Operacionais (AO)

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Teste de Amplificadores Operacionais (AO)

Mensagempor MOR_AL » 08 Jul 2024 18:19

Pessoal!
Tenho muitos AOs comprados na China.
Ao projetar a etapa do pré-amplificador para um detector de metais do tipo PI, não consegui entender porque não se comportava como deveria, apesar de fornecer ganho.
Depois de muita dor de cabeça, comecei a suspeitar do pré-amplificador.
Aí surgiu a ideia de testá-los. Pesquisei no YouTube, mas os "testes" nacionais encontrados deixavam a desejar, pois só dispunham de leds para determinar se funcionam ou não.
Os testes que seriam interessantes, são Ganho x Banda Passante, Slew Rate e Offset. Para estes testes são necessários um gerador de sinais e um osciloscópio com dois canais. Para os demais testes os equipamentos começam a ficar proibitivos e acredito que os testes mencionados sejam suficientes para uma ampla gama de situações.
Me baseei em um vídeo em inglês mostrando alguns dos testes, mas acho que em Protoboard.
Projetei o circuito para AO em apenas um ship (DILP de 8 pinos) e dois AOs em um chip (DILP de 8 pinos).
Segue o circuito.
2024_06_16_Circuito_Final.jpg

Depois projetei o layout, que tenho certeza que poderá ser melhorado.
Segue o desenho do layout.
2024_06_23_PCI.jpg

Montei o circuito na placa e preparei um vídeo (um de dois) com as explicações necessárias para usá-la.
Segue o vídeo 1 de 2.
https://www.youtube.com/watch?v=1rorBNa5q1g
Espero fazer o primeiro teste ainda esta semana e em seguida o segundo vídeo mostrando como medir os parâmetros.
Em Tempo:
Devo acrescentar um resistor (10K?) entre o ponto 1 e o terra, para descarregar o eletrolítico C5.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Teste de Amplificadores Operacionais (AO)

Mensagempor brasilma » 14 Jul 2024 13:30

Parabéns Mor_al, cada vez menos pessoas possuem capacidade para trabalhar com eletrônica raiz!

Já desenvolvi muitas soluções com operacionais, um livro que me ajuda muito a encontrar soluções é o Projetos com Amplificadores Operacionais com Experiências do Howard Berlin.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Jul 2024 16:31

brasilma escreveu:Parabéns Mor_al, cada vez menos pessoas possuem capacidade para trabalhar com eletrônica raiz!

Já desenvolvi muitas soluções com operacionais, um livro que me ajuda muito a encontrar soluções é o Projetos com Amplificadores Operacionais com Experiências do Howard Berlin.

Valeu, Brasilma!
Eu uso o excelente livro "Handbook Of Operational Amplifier Circuit Design" do David F. Stout e Milton Kaufman. Editora McGraw-Hill.
Segue o segundo e último vídeo do assunto.
Espero que gostem.
https://www.youtube.com/watch?v=vzWiiXP-htE
Não vou testar AOs com duas unidades por embalagem DILP porque considero desnecessário.
Em tempo:
Incluí um resistor de 1k do ponto 1 ao terra, para descarregar C5.
Agradeço a todos.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jul 2024 18:55

Colegas!

Ontem chegaram os 10 AOs CA3140 que comprei na AliExpress.
Hoje eu testei eles.

Para minha surpresa, (quase) todas as medidas realizadas ficaram compatíveis com as originais.
O teste de Slew Rate deu um valor menor do que o manual informa. Porém:

1 - O teste de Slew Rate é feito com o ganho de -1. Eu, desconhecendo este detalhe, fiz com ganho 100.

2 - Tenho dois conjuntos de CA3140. Um sabidamente original, pois foi comprado por empresa idônea, no início da década de 80 e outro comprado agora. Ambos tiveram resultados aproximadamente iguais, o que me leva a concluir, que o ganho de 100 que usei, não seja o correto. Mas serviu pela comparação dos dois grupos, que o comprado via Aliexpress também funciona.

Comprei da NEW IC Store, pelo Aliexpress. Segue o link.

https://pt.aliexpress.com/item/10050045 ... pt=glo2bra

Também comprei os AOs LM357, ainda mais rápidos que os CA3140. Quando chegarem realizarei os testes. Antes de comprar, só por desencargo de consciência, eu perguntei ao vendedor se eram originais. Me respondeu que "Sim".

Não sei quanto a vocês, mas estou muito satisfeito por ter feito este circuito de testes. Apesar de não ser o ideal, dá para saber se o AO é falso ou não.

Depois de ter feito a placa e alguns testes, eu modificaria o layout:

1 - Tentaria colocar os pontos de medições mais para a periferia da placa.

2 - Trocaria os pinos de conectores para seleção de entrada do sinal via gerador ou terra, por uma chave de um polo e duas posições. O polo vai aos CIs e as posições vão ao gerador e ao terra.
:D
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos