Como testar e identificar pinos de um display LCD simples?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Como testar e identificar pinos de um display LCD simples?

Mensagempor Haroldo Coelho » 06 Jun 2008 22:29

Nuca havia feito nada com LCD e agora estou fazendo um circuitinho com um LCD daqueles de 3 1/2 dígitos, que vinham nos antigos multitestes.

O troço não está funcionando. Posso ter encaixado o LCD errado. Será que queimou?

Como testar um display desse? Com uma pilha(tres pilhas) de 4,5 V?
Mas quem é o positivo?? Não sei nem se é anodo comum nem onde fica? Parece que é anodo comum.

Parece que eu tenho que jogar o positivo no pino 21, mas fiz isso e joguei o negativo num ponto qquer e um segmento acende rapidinho e depois apaga.
Como identificar qual o pino 1, pois o display é um retangulo e tem uma saliencia num dos lados?

Não posso manter uma alimentação de 4,5 V por muito tempo?
O dito cujo é o AGT0027(AGS-001TRS-01).
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor styg » 07 Jun 2008 09:53

Haroldo, esses displays de 3 1/2 digitos nao sao como displays de 7 segmentos (leds), eles funcionam de outra maneira.
Eles são displays TN (http://en.wikipedia.org/wiki/Twisted_ne ... eld_effect), nao tem essa de catodo ou anodo, existe um comum e que deve ser excitado com uma tensao AC.
pra testar os pinos basta fazer como voce falou mesmo, depois de achar o comum, vai ligando todos os pinos p saber ql pino eh equivalente a qual segmento.
só que aplicar tensao continua diminui a vida util d lcd, mas queimar de cara num queima nao.
geralmente se usa esses lcds com drivers (tipo ICL7106) ou com mcus de tenham driver (ATMEGA169).
Lucas
styg
Word

Mensagempor Haroldo Coelho » 12 Jun 2008 00:48

valeu styg, não respondí antes porque estava embarcado.[/b][/u][/quote][/list][/code]
Haroldo Coelho
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos