_blackmore_ escreveu:Quanto a potência ...
Será que obrigatoriamente necessito de codificar meu sinal desta forma?
As dúvidas restantes já foram sanadas!
abrax!
É sempre bom codificar o sinal a ser transmitido. Isso diminui a sensibilidade aos erros. Claro que você paga com redundância.
Outro fator é que a faixa de frequências tende a ficar mais estreita e deslocada para uma região mais apropriada.
Exemplo:
Imagine que você envie 8 bits, 00H sem codificar e decodificar. Como o receptor vai saber quando a transmissão começou? A faixa do seu sinal começaria em 0Hz, né?! Agora você decide enviar outros 8 bits (01010101). Mesmo problema. Seu receptor não saberia da existência do primeiro zero. Se você envia a uma taxa de 1kc/s, cada bit teria 1ms e sua faixa deveria ser de, no mínimo, 500Hz (na prática isso seria difícil. O pessoal aumenta estes 500Hz para a decodificação ficar mais fácil). Se você codificar com o código Manchester, ele introduz o clock a nível de bit transmitido. Sua decodificação passaria a ser capaz de identificar cada bit transmitido. Apesar do limite superior da sua frequência de transmissão dos dados aumentar (talvez dobrar; daí a redundância), o limite inferior deixa de ser 0Hz (por causa do clock que o Manchester introduz). A sua faixa de dados fica mais enxuta!! Seus filtros no receptor ficam mais simples, a medida que a taxa de transmissão aumenta.
Agora uma dica. Não sei se vai lhe servir:
Compre um controle remoto da Philips por R$10,00. Com o protocolo de comunicação RC5 (são os mais antigos). Retire a parte da transmissão por infravermelho e substitua pela transmissão em 433MHz. Nem sei se haveria espaço, mas já teria quase tudo que você precisaria.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain