Sensor fotoelétrico ou sensor de viscosidade?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Sensor fotoelétrico ou sensor de viscosidade?

Mensagempor Francys Reymer » 11 Mar 2010 20:53

Olá a todos. Estou fazendo um trabalho teórico de automação industrial sobre um sistema de fabricação de biocombustível, e em determinado momento em um grande recipiente ficará em processo de decantação e o que sobrará é o óleo(q será o biodiesel) e a glicerina resultante do processo, a glicerina ficará mais em baixo, a questão é que quando eu abrir a válvula e começar a escorrer a glicerina chegará um determinado momento em que o óleo começará a escorrer e quando isso começar a acontecer eu tenho que fechar a válvula, então estou com dúvida se utilizo um sensor de viscosidade, ou um sensor fotoelétrico só q aí nesse caso ñ sei se precisaria de algum tipo de lampada dentro e protegida perto da valvula irradiando luz pra mim saber que tipo de liquido está passando.
Eu vi q no site da farnell tem uns sensores fotoelétricos e q o mais barato custa em torno de uns 200 e poucos reais, agora sensor de viscosidade ñ achei. O q vcs me recomendariam em relação a custoXbenefício?
Francys Reymer
Byte

Mensagempor ivan » 11 Mar 2010 21:24

Penso que, tanto para medição de nivel e identificação das interfaces entre os líquidos quanto para a identificação do tipo de líquido que está sendo escoado, pode-se usar o sensor de ultrassom:

http://www.sick.de/br/produtos/sensores ... om/pt.html

Uma lista dos tipos e aplicações de sensores industriais:
http://www.sick.de/br/produtos/sensores ... es/pt.html
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor MOR_AL » 11 Mar 2010 22:15

Concordo com o Ivan...
... E a geometria do recipiente, se fosse um cilindro com terminação inferior no formato cônico, iria auxiliar na sensibilidade.
Caso os dois fluidos sejam de cores diferentes, ou possuam índice de refração diferentes, poderia incluir algo ótico neste gargalo inferior.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 11 Mar 2010 22:21

Uma das maneiras de medir densidade é através da pressão diferencial de uma coluna líquida.

Quer dizer, 1 metro de glicerina é bem mais pesado que um metro de óleo.

Poderia, abaixo do tanque, ter tipo um sifão e voce poderia medir algo como 0,5 metros desse sifão.. assim, quando esse sifão estiver com glicerina vai ser algo como 0,5 x peso específico da gliceria(acho que 1,6).

Quando o peso dessa coluna de glicerina começar a cair, é porque já existe óleo nesse sifão....entendeu?

Acho que funciona mas depende da sua aplicação. Com sensor de ultra som além de mais eficiente é mais simples, só não sei se mais barato.

Um sensor de pressão diferencial na FARNEL custa uns R$ 70,00.

mas existem os sensores industriais prontos(D/P Cell), para medir pressão diferencial e que custam uns 4.000,00, sei lá, por aí.

Já trabalhei com sensores de INTERFACE em coluna de sabão líquido, que media onde estava a Interface sabão com outro fluido que agora não lembro o nome e também a densidade do sabão, e utilizava Pressão diferencial.
Haroldo Coelho
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos