por phophollety » 22 Ago 2007 11:16
você pode soldar com o ferro de solda comum mesmo, só que vai ter que ter muita "delicadesa", um ferro com uma ponta cônica bem bem fininha (0,5mm no mínimo..)
limpe a placa com fluxo e um pouco de alcool isopropílico, o estanho tem que estar brilhante (da placa), se não estiver estanhada, você vai ter que estanhar trilha a trilha com um estanho fino (0,5mm), feito isso a placa está preparada... você pode passar um pouco de fluxo agora, se quiser, mas pode ir sem também...
Posicione o integrado com uma pinça angular (aquelas que fazem uns 60º), quando estiverem todos os lados alinhados você solda o 1º pino e só ele...
verifique novamente o alinhamento, e pode mover levemente o integrado com aquele pino soldado alguns graus para acertar o alinhamento dos outros, se não der alinhamento, dessolde aquele pino e recomece...
feito isso, solde o pino oposto ao primeiro (na diagonal)..
Agora o integrado está firme, verifique novamente o alinhamento..
Pode começar a soldar os outros, você já deve ter reparado que para soldar esse tipo de integrado não se adiciona estanho, apenas se utiliza o que já está na placa, por isso é importante a camada de estanho da placa está limpa e boa, por que se você for adicionar estanho na forma de fio, a chance de fechar curto entre terminais é muita alta, então vai ter que ficar socorrendo com malha de cobre...
Para terminar a soldagem basta com a ponta do ferro encostar no terminal e fazer uma leve pressão, o ferro aquece o terminal que aquece o estanho fundindo-o e logo a pressão deforma levemente o terminal (coisa que nem dá para ver) e ele desce, tira-se o ferro e pronto. maravilha!
Eu aprendi isso de uma forma simples, peguava velhas placas de info, tirava os integrados com o soprador térmico, limpava tudo e depois ia montar, só para treinar mesmo...
Se for com a estação de ar quente, o procedimento de limpeza é o mesmo, mas eu te recomendo que segure a placa em um local bem firme, pois vai precisar de uma mão no jato de ar quente e outra livre...
Comece por fazer a limpeza como no procedimento anterior, mas desta vez é bom recorrer a um pouco de fluxo em pasta ou gel, pois ele vai fazer a função de "colar" o integrado na placa, para ele não ficar "solto".
Aqueça a placa levemente, posicione o integado e vá aquecendo os terminais, depois aqueca todo o integrado...
Muito provavelmente o integrado vai para o lugar meio que sozinho**, se não for você pode dar leves (seja muito muito delicado, se não vai perder o serviço!!!) batidas com a pinça na placa...
Tá feito, depois deixe esfriar...
Ahh, tem que ser tudo muito rápido, por que para estourar uma trilhar por aquecimento com estação de ar quente, não precisa de muito...
**(Isso chama-se força de coesão entre o estanho em fusão com o terminal, parecido com o princípio que dos canudinhos ficam "colados" quando você termina de tomar o suco de laranja, já reparou?!, isso ocorre pela atração molecular que é muito maior quando a substância está em fusão já que as moléculas tem maior agitação e maior liberdade de movimento em função da temperatura)
[]s!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.