Dados de Ferrites para Fontes Chaveadas. Mato sem cachorro.

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor fabim » 16 Jun 2011 08:25

Então Morris....
Isso tudo que você falou, é simples fato, de que...:
Você também não tem idéia de como chegar num valor. Você faz uma base, e tentativa...rsrs
Assim, como eu e todos os outros que tentaram até hoje.

Só pra ter idéia eu contactei um fabricante, e informei pra ele.
Irmão.
Preciso de.;
PW = 320W
I PK = 5.58A
FW = 100khz
Top = ~80°C
Ele simplesmente me disse.
Olha, nos não temos informações de qual nucleo você deve usar, essa tecnologia é mais por tentativa mesmo....
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 16 Jun 2011 09:23

Comigo foi ao contrário, o cara me pediu diversas informações e eu não sabia. Só disse para onde ia usar no projeto e ele projetou tudo.

Fiz na Magmattec!!

fabim escreveu:Então Morris....
Você também não tem idéia de como chegar num valor. Você faz uma base, e tentativa...rsrs
Assim, como eu e todos os outros que tentaram até hoje.

Irmão.
Preciso de.;
PW = 320W
I PK = 5.58A
FW = 100khz
Top = ~80°C
Olha, nos não temos informações de qual nucleo você deve usar, essa tecnologia é mais por tentativa mesmo....
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Jun 2011 21:02

andre_teprom escreveu:
MOR_AL escreveu:Ele fornece alguns valores interessantes para o indutor/trafo.
O problema é que não fornece o material, o tamanho do núcleo e o gap...

Clicou em "Transformer Data" ?

+++

Agora cliquei!

Vem o código dos possíveis trafos. Beleza.
Você decide por um determinado núcleo e:
1 - pede algumas amostras para montar e testar.
O indutor montado pode ou não satisfazer às suas necessidades. Caso não satisfaça, você deve pedir algumas outras amostras para testar.
2 - Com o núcleo determinado, você compra uma boa quantidade deles e monta alguns para confirmar e manda enrolar o restante.

O problema é que, se não estou errado, esse procedimento é internacional. Costuma levar mais tempo que se fosse comprado de uma empresa com estoque aqui.
Não estou ao par dos custos. Se o importado custa mais ou menos que o nacional.
Não deixa de ser uma opção válida.
Não encontrei, na fonte flyback, o caso para mais de uma saída. Em alguns casos é necessário um enrolamento de primário também, para alimentar o circuito de primário.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Jun 2011 21:30

fabim escreveu:Então Morris....
Hi! Fabim! Lamento informá-lo de que sua afirmação é incorreta. Além de ter idéia de como chegar a um valor, aliás por mais de um método, sei como montá-lo e medí-lo. Quando me referí a uma segunda tentativa é para fazer uma melhor aproximação e não para "tentar outra vez". Você que desenterrou este tópico se esqueceu de desenterrar o outro, que mostro um indutor que eu fiz e mostro também a medida realizada. http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php ... 6&start=45 Mas se você quizer pensar assim, pra mim também tá bom, pois sei que você fala, cutuca, espeta, mas no seu coração você nos ama :lol: Assim, como eu e todos os outros que tentaram até hoje.
Se você diz isso acredito que você tenta e que acredita que todos os outros também tentem. :oops:

Irmão.
Preciso de.;
PW = 320W
I PK = 5.58A
FW = 100khz
Top = ~80°C
Era a dica para você mudar de fornecedor e você nem percebeu? >:shock: Se você estudar e entender o livro que indiquei, você chega direitinho no núcleo, número de espiras e diâmetro do fio do enrolamento. Chega também nas perdas do núcleo e do enrolamento.

Brincadeiras à parte, sei que não é um assunto fácil.

Há três anos, fiz um estudo de fontes chaveadas do tipo Flyback. Com o estudo produzí um arquivo teórico/prático e um programa de cálculo dos parâmetros da fonte. O primeiro arquivo é o estudo teórico/prático. O segundo é o resultado do programa que calcula os valores, baseados no estudo teórico. Neles pode-se observar o trabalho que dá para entender de fontes Flyback.

FonteChaveadadoTipoFlyback0.pdf

Flyback_3_2_TesteFontes.pdf

Neste estudo eu não considerei a escolha do valor que a tensão alcança, sobre o transistor ou mosfet.
Em outro estudo posterior eu incluí este detalhe.

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 17 Jun 2011 00:16, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Jun 2011 21:39

Aquino escreveu:Tem esse aqui também:

http://focus.ti.com/docs/toolsw/folders/print/powerstage-designer.html

Dá pra pegar os parametros e mandar confeccionar no Ralp
http://www.ralp.com.br

Aquino.
Agora você apresentou um fator importante.
Calcular o componente magnético de um site estrangeiro e mandar fazer aqui no Brasil. Se ele tiver o núcleo no estoque ou for representante da empresa estrangeira, melhor ainda.
Bôa dica.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Jun 2011 21:47

Jorge.
Hoje recebi seu indutor e os LMs.
Devo medí-lo até este fim-de-semana, aí te mando o resultado.
Olhando o jeitão do indutor, acho que ele pode estar correto.
Com os dados do manual que você me forneceu, calculei 63 espiras e contei umas 57 espiras. Uma diferença de 10% no número deve dar uma diferença de 20% no valor.
Depois eu confirmo, ok?!
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Jun 2011 11:38

Olá Jorge Francisco!

Realizei os testes com o seu indutor.
1 - Ele aguenta fácil 3 amperes. Pode aguentar até mais, mas não recomendo. O campo magnético começa a passar pelo ar, fora do núcleo.
2 - Medi cerca de 240uH. Retirei 9 espiras e medi 178uH.
Meu sensor de corrente é um resistor de fio com 0,1 ohm. Acredito que o valor seja preciso dentro de 10%, mas não posso garantir. Precisaria de um miliomímetro, que não tenho.
3- Só testei com cerca de 15V. Para o seu caso, em que a tensão pode variar de 170V a 350V, o isolamento vai depender do isolamento do verniz que envolve o fio do indutor.
4 - Segue a foto da medida. Nela há maiores informações.

Imagem

5 - Quanto aos LMs. Não creio que seria uma boa idéia de usá-los, pois para suportar a sua tensão de entrada, teria que incluir uma eletrônica junto. Há outras topologias ou mesmo outros componentes que suportam maiores tensões. Mas nesse caso, também acho que não seria interessante pelo fator custo. afinal estamos falando de uma fonte chaveada que pode fornecer cerca de 650W e com tensão variando entre 170V (ou menos) e 350V.
Agradeço pelos LMs que você enviou. Quando precisar deles lembrarei de você.
Bons projetos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos